terça-feira, 16 de março de 2010

Olha, Olha!

Olha, Olha!

Os sindicalistas surpreendidos com a surpresa surpreendente!
Mas esta gente algum dia foi de confiança?
Foi?
E de perda em perda vai-se lixando o mexilhão...

Educação
Professores perdem estatuto especial na Função Pública
Por Margarida Davim*
Os sindicatos ficaram surpreendidos com a proposta de Estatuto da Carreira Docente que o Ministério lhes fez chegar ontem à noite e determina que o recrutamento e a mobilidade dos professores passará a ser gerido pelas Finanças. «Isto nunca esteve em cima da mesa», garantiu ao SOL João Dias da Silva, da FNE
Os concursos para admissão de professores passam a ser geridos em conjunto pelo Ministério das Finanças, Administração Pública e Educação. Esta é uma das mudanças previstas no projecto de revisão da Carreira Docente que a ministra Isabel Alçada fez chegar, ontem à noite aos sindicatos, e que apanhou desprevenidos os sindicalistas.
«Isto nunca esteve em cima da mesa», comentou ao SOL João Dias da Silva, dirigente da Federação Nacional de Sindicatos da Educação (FNE), que se diz «muito descontente» com a proposta do Ministério.
«No fundo, o que isto faz é acabar com o estatuto especial dos docentes», explica o sindicalista, adiantando que os professores passam a estar sujeitos ao regime geral da Função Pública «no que toca ao recrutamento e mobilidade».
«Isto não faz sentido, quando houve propostas avançadas pela FNE que foram rejeitadas pelo Ministério, por não terem sido debatidas durante as rondas negociais», argumenta Dias da Silva, que vê nesta alteração «o reflexo do PEC (Pacto de Estabilidade e Crescimento) na Educação».
«Sob a capa da revisão do Estatuto da Carreira Docente, o Ministério da Educação introduziu correcções com a perspectiva do Ministério das Finanças», acusa.
João Dias da Silva não adianta, porém, de que forma a FNE vai reagir a esta proposta de Isabel Alçada, com quem os sindicatos deverão voltar a reunir-se na próxima semana. «Ainda estamos a discutir o que vamos fazer, porque só ontem tivemos acesso ao documento», diz, salientando que no que toca «às matérias que fizeram parte do acordo de princípios entre sindicatos e Ministério não há nada a apontar».
*com Frederico Pinheiro
margarida.davim@sol.pt
Daqui.

4 comentários:

maria eduarda disse...

Retomei o serviço Anabela,nunca vi tantos colegas descontentes e cansados. Tanta olheira, tanto trabalho, tanta burocracia... Hoje abanei... que canseira e descontentamento.
Beijinhos

Anabela Magalhães disse...

Estive no teu blogue, andei para lá a ler e a pensar exactamente isso, que por certo já terias retomado... pensei até em mandar-te um mail...
Vejo que já voltaste ao serviço... antes de mais sê bem-vinda, Miga!
E andamos estourados, é certo! Eu ando e ainda me falta corrigir uma turma de testes e portafólios sem fim...
Quanto a abanares... abana mas não quebres, vê lá não te estiques!
Beijinhos

maria eduarda disse...

Vou ter cuidado comigo, obrigada Miga.Uma bôa nôte para ti!

Anabela Magalhães disse...

Fica bem, Dudú!
Bôa nôte!
beijocas

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.