sexta-feira, 27 de maio de 2011

Trabalho, trabalho, trabalho!


Amadeo Visita a EB 2/3 de Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Trabalho, Trabalho, Trabalho!

Uma coisa é certa, não é por minha culpa que o país está como está. Não embarco em maluqueiras, mantenho sempre os dois pés assentes sobre a terra e já assumi, neste blogue, que o roubo perpetrado pelo governo agora demissionário, sobre o meu vencimento, não se iria traduzir em menos trabalho da minha parte, muito pelo contrário.
Assumi aqui que não me deixaria abastardar por uma gentalha por quem eu não nutro qualquer simpatia, qualquer respeito, em quem eu não reconheço qualquer decência.
Vem isto a propósito de uma semana caótica, em termos de trabalho para a Escola, que terminará amanhã com uma Eco-Marcha organizada pela Associação de Pais em parceria com a Associação de Estudantes da minha Escola, que começará pelas 9 horas da manhã e que terminará decorridos 10 km. Para fim da minha semana caótica, até que não está nada mal... vou descontrair e aproveitar para fazer um safari fotográfico daqui até Gatão, de Gatão até aqui.
Chegada a este ponto devo referir que a semana foi caótica mas feliz. Os meus alunos da Direcção de Turma do CEF de Pastelaria/Panificação estão todos a frequentar o Estágio em Contexto de Trabalho, o feed-back que me chega não podia ser melhor e isso deixa-me de sorriso de orelha a orelha, as burrocracias associadas a este momentos estão todas tratadas - protocolos elaborados entre a Escola e as entidades responsáveis pelos estágios, cadernetas dos alunos que os acompanharão durante os 30 dias úteis de duração desta fase, findos os quais os alunos retornarão à Escola para prestarem provas teóricas e práticas.
Entretanto a semana foi ainda preenchida com a realização de testes de avaliação para os oitavos e nonos, que já comecei a corrigir... e pelo meio ainda trouxe portefólios de TPC para o fim-de-semana, indispensável, a sua correcção exaustiva, para aplicar e cumprir os critérios de avaliação em vigor na minha Escola, prática que eu já tinha mesmo antes de eles contarem para a avaliação dos seus donos em termos de critérios aprovados por um qualquer Pedagógico.
Hoje encerrámos os trabalhos na Sala de História com chave de ouro. Pelas 17 horas iniciámos a palestra pré-encomendada no museu local, o Museu Amadeo de Souza-Cardoso, dirigida aos sócios do Clube de História. De registar que assistiram mais uns quantos alunos, por iniciativa própria, o que me encheu de satisfação por ver que eles trocaram a brincadeira do último tempo da semana, das 17 horas até ao toque para fora, pela palestra assegurada pela Drª Cláudia Cerqueira e pelo seu braço direito, Renato Teixeira.
A palestra foi deveras interessante, com os miúdos cativados, entusiasmados, olhares vivos estampados nas faces, ambiente descontraído e risadas de onde a onde, tão importantes nos dias deprimentes que correm.
Pena que o meu convite, extensivo a todos os professores do Departamento, só tenha encontrado eco na professora Irene Caetano... de facto a hora não foi/é a mais adequada, mas é mesmo a única disponível em que consigo juntar todos os membros do Clube...
Pena, porque a palestra foi imperdível. Pena porque recebemos um escorpião muito especial dentro da nossa sala de aula, daqueles que não abdicam da sua coluna vertebral e que, por isso, são exemplos de vida, de trabalho apaixonado e de criatividade para todos nós.
Muito obrigada Amadeo! Pelo exemplo que continuamos admirar.
Muito obrigada, Cláudia! Muito obrigada, Renato! Pela vosso talento, disponibilidade, simpatia e carinho. E pela vossa atitude exemplar de Funcionários Públicos!
Deixo, por último, agradecimentos sentidos ao professor Taveira, responsável pelo Clube de Vídeo da EB 2/3 de Amarante, pela colaboração sempre pronta e de sorriso estampado na cara.

6 comentários:

Anónimo disse...

Hoje falas-se do Dias Loureiro ligado ao PSD, é vergonhoso quem ainda pense que PS e PSD é a solução.

Em@ disse...

Anabela,
sabes o que é colapsar, não sabes?
enfim.
beijo

Anabela Magalhães disse...

Vergonhoso, dadas as circunstâncias, é manter Sócrates no poder.

Anabela Magalhães disse...

Tu colapsaste? Porra! Deixas-me preocupada!

Anónimo disse...

sim mas não é com o PSD que lá vamos também.

Anabela Magalhães disse...

Com o ps é que não é! Isso é certo, certíssimo! O resto logo se verá... sem grandes esperanças... confesso...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.