terça-feira, 18 de outubro de 2011

Reflexão


Voo de Pássaro Irónico Sobre a Gelada Europa Central
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Reflexão

Tenho feito, por estes dias, um enorme exercício de contenção para não passar a escrito, para aqui, todo o enredo que envolve a minha Avaliação Indecente, perdão, Docente. É um exercício pessoal, baseado apenas no pudor já que, enquanto avaliada, a lei concede-me o direito de não reserva sobre todo o processo avaliativo. E quando digo todo, é TODO.
A "Bicha" sobreviveu à sua dona e mentora, aos dois consulados socratinos e, ao que parece, sobreviverá igualmente ao consulado passino pelas mãos de uma grande decepção minha, chamada Nuno Crato, que, presumo, e fazendo futurologia, apenas se acentuará, a decepção, é claro!
Os estragos que a "Bicha" faz nos interiores das Escolas são imensos. Uns são inerentes e decorrem da própria "Bicha". Outros decorrem apenas das características pessoais de quem implementa a "Bicha" no terreno. Pelo que sei, pelos depoimentos que vou tendo via e-mail, via telefone, via chat do face, via comentários neste blogue... o circo pegou fogo em muitas escolas deste país com as pessoas a soltarem o que de pior têm sobre quem exige ser avaliado dentro da péssima lei que constitui a "Bicha", mas que, até ser revogada, coisa que parece ser uma miragem, é a lei em vigor e não há outra, nem melhor, nem pior... porque só há esta.
E é na exigência do cumprimento da Lei que se deverá manter o registo de quem por ela é obrigado à palhaçada de uma utilidade e justeza não reconhecível.
A luta contra a "Bicha" continua e continuará. Mantendo e exigindo um registo de educação... com muita ironia política à mistura.
Sim, eu sei, nem toda a gente ama o meu sentido de humor... nem toda a gente compreende como, sendo eu contra a "Bicha", agora a quero ver respeitada.
Mas só poderia. A legislação a que estamos obrigados é para cumprir, gostemos dela ou não. Podemos criticar, encetar uma luta leal para que seja revogada, alterada, ajustada.
É tal e qual como os critérios de avaliação dos alunos na minha Escola ou em qualquer outra Escola deste país. Eu posso concordar ou discordar deles, é certo, mas posso eu deixar de os aplicar?
E deixo a pergunta no ar... e vou ter com ela... ao ar... porque eu tenho asas nos pés... e voo.

4 comentários:

EMD disse...

Poste não muita bom. Poste excelente!
Ainda bem que não há quotas na blogosfera!
Pois é, goste-se ou não, em Portugal não se pode guiar pela esquerda, tal como em Inglaterra não se pode guiar pela direita.
Goste-se, ou não, há uma Lei, que se combateu, como muito bem dizes, com lealdade, em voz alta, com todas as forças, até mesmo com sacrifícios pessoais.
Por entre promessas falsas, jogos de oportunismo político, vãs esperanças, a BICHA vingou. É muito má, mas é a que temos.
Pior, mesmo, é o que fazem com ela.

Pequenos deuses caseiros
que brincais aos temporais,
passam-se os dias, semanas,
os meses e os anos
e vós jogais, jogais
o jogo dos tiranos.
o jogo dos tiranos.
o jogo dos tiranos.

Pequenos deuses caseiros
cantai cantigas macias
tomai vossa morfina,
perdulai vossos dinheiros
derramai a vossa raiva
gozai vossas tiranias,
pequenos deuses caseiros.
pequenos deuses caseiros.

Erguei vossos castelos
elegei vossos senhores
espancai vossos criados,
violai vossas criadas,
e bebei,
o vinho dos traidores
servido em taças roubadas
servido em taças roubadas

Dormi em colchões de pena,
dançai dias inteiros,
comprai os que se vendem,
alteai vossas janelas,
e trancai as vossas portas,
pequenos deuses caseiros,
e reforçai, reforçai as sentinelas.
e reforçai, reforçai as sentinelas.
e reforçai, reforçai as sentinelas.
e reforçai, reforçai as sentinelas.

http://natura.di.uminho.pt/~jj/musica/html/freire-pequenosDeusesCaseiros.html

ou também
http://www.youtube.com/watch?v=hWf91xg6oiU

besitos guapa

Anabela Magalhães disse...

Muito obrigada, Elsa D! A blogosfera tem destas coisas maravilhosas, aproxima pessoas com características de personalidade semelhantes o que é muiiiito saboroso porque nos sentimos a falar e a ser compreendidos.
Não tem sido fácil, nos dias que correm.
Continuamos às voltas com a Bicha. E para quê? Éu que sou a favor de uma avaliação justa, que a entendo como um direito e um dever, depois de ver o que já vi e ouvi garanto-te que passei a defensora da inexistência de avaliação. Poupe-se dinheiro aí. A Bicha não serve para nada de positivo.
Beijocas

Ana Mar disse...

Vou deixar aqui um comentário que deixei há pouco no UMBIGO.
Resta-me acrescentar que neste momento também defendo que não deve haver avaliação alguma nas escolas. A palhaçada foi demasiado vergonhosa para poder ser verdade. Mas foi.

"Os resultados da ADD na minha escola souberam-se há uma/duas semanas. Ninguém fala com ninguém sobre o assunto. Pelo menos comigo ninguém comenta porque todos conhecem a minha posição sobre o assunto, que foi tomada em devido tempo.
Havia gente com olhos de choro.
Há gente com a revolta estampada no rosto. Mas ninguém diz nada. O medo é visível e faz doer de tão real.
Como não pedi observação de aulas e até tive uma boa classificação assobio para o lado

Mas ontem fiquei a saber a classificação de duas colegas de há muiiiitos anos. Uma delas sempre disse que NÂO quer ser DT e nunca lhe atribuem o cargo. De ambas, não me lembro de alguma vez dinamizarem uma qualquer actividade na escola. Acompanham alunos em visitas de estudo (às vezes).
Avaliação do seu desempenho? Adivinhem! Excelente e muito bom!
É uma afronta."

Anabela Magalhães disse...

Como deves ter visto, Ana Mar, passei o teu depoimento a post.
Obrigada. Beijinhos

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.