sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Ai o Diacho! Ai a Diacha! Ai a Diacha.

O Diabo e a Diaba - Museu Amadeo de Souza-Cardoso - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Ai o Diacho! Ai a Diacha! Ai a Diacha.

A minha fase cigarra mistura-se que nem ginjas em aguardente na minha fase formiga e vai daí, em pleno contraciclo da coisa, eis que a minha mente fervilha de ideias para o Projecto História em Movimento que, entre outras coisas, engloba um Clube de História concebido por moi même, o Clube, assim como todo o Projecto.
Esplanada do café-bar, gozando uma das últimas tardes de sol deste Verão, que se despedirá de forma brusca ao que parece no Domingo, máquina fotográfica a disparar para a Igreja de S. Domingos ou de Nosso Senhor dos Aflitos, que visitaremos na próxima quarta-feira, porque aflitos andamos nós todos, em visita guiada pelos técnicos de conservação envolvidos nas obras do monumento, a minha mente errante que pula e volta a pular aterra em certos diabos à solta aqui do burgo... e, hella! E se os diachos visitassem mesmo a minha escolinha? Mesmo? Mesmo os diachos, as réplicas feitas iguaizinhas aos originais que repousam no Museu Amadeo de Souza-Cardoso? Teria sucesso a palestra, dirigida aos meus meninos e meninas do Clube de História, narrando a sua história mais do que rocambolesca?
O tema parece-me aliciante, importante e adequado aos tempos que agora vivemos, de muitos diachos à solta por este mundo fora, por este país fora, e até pelos nossos locais de trabalho fora...
Preparemo-nos. Um dia destes os Diachos apresentar-se-ão ao serviço na EB 2/3 de Amarante e a palestra será, sem dúvida, um verdadeiro sucesso.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.