terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A Maria Adelaide e as Turmas dos CEF

Viagem Interior e Mimos - EB 2/3 de Amarante - S. Gonçalo
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

A Maria Adelaide e as Turmas dos CEF

A "aula" foi agendada entre a minha pessoa e a Maria Adelaide aquando da sua última deslocação à Escola a pedido do professor Gabriel Vilas Boas, a quem agradeço a possibilidade do copianço da ideia. Fascinada com a sua intervenção junto dos miúdos de uma das turmas do 8º ano da EB 2/3, solicitei-lhe, de imediato, uma intervenção junto dos alunos da minha direcção de turma e, já agora Adelaide, estendida aos alunos da outra turma de CEF a quem lecciono Cidadania e Mundo Actual que o saber nunca ocupou lugar e estas tuas aulas só lhes poderão fazer bem, nunca mal!
Confesso que ainda não desisti dos meus alunos. Confesso que ainda não desisti de os tentar ajudar e de contribuir, na medida do possível, para que eles façam escolhas adequadas, para que eles cresçam interiormente para os ver, em breve, assim o espero!, transformados em rapazes e raparigas respeitadores e responsáveis, assíduos e pontuais... e felizes... Alguns já o são, é certo, alguns estão a fazer um esforço muito grande e isso nota-se!, outros... pois... pois... vai daí pedi ajuda à minha querida Adelaide pois nunca fica mal pedir ajuda a quem sabe mais do que nós e tem a vida preenchida de experiências extraordinariamente enriquecedoras, sobre as quais medita, pondera, conclui, invertendo rumos se necessário for.
A aula foi do agrado de todos e isso foi notório na atenção, nos silêncios e nas intervenções cumpridos nos tempos certos, no empenho e na participação que todos manifestaram ao longo de 90 minutos com direito a fatia de delicioso bolo de chocolate no final, que eles, carinhosamente, confeccionaram logo pela manhã - Obrigada, Abel! - para a professora que já foi de muitos um dia e da qual estes alunos guardam excelentes recordações acompanhadas de grandes saudades.
A "viagem" proporcionada pela Adelaide foi ao interior de cada um deles e as sementes estão lançadas. Agora espero que a "viagem/sementes" frutifiquem.
Como te poderei agradecer a ajuda, minha querida Maria Adelaide?
E sim, lá para o terceiro período voltaremos a encontrar-nos...
E esperarei sempre que eles entrem em estágio no próximo ano, que o cumpram com êxito e que deixem uma excelente recordação pelos sítios onde estagiaram elevando a imagem da EB 2/3 de Amarante.

10 comentários:

gabrielvboas disse...

Estes alunos só podem agradecer à sua Diretora de Turma. Ela faz de tudo para os tornar mais responsáveis, melhores alunos, mais crentes nas suas capacidades. Leva-lhes o exemplo de professores extraordinários e encantadores, trata-os com firmeza e competência sem deixar de lado o carinho, procurar enquadrar ensino e educação de uma forma equilibrada e sábia.
Espero que, a tempo, eles percebam a excepcional professora, amiga e diretora de turma que têm na sua frente.

Anabela Magalhães disse...

Não me faças corar, Gabriel! É certo que a estes alunos saiu-lhes a sarna em pessoa... eheheh... e também é certo que ficarei na memória de muitos. Sei-o. E ponto final. Quanto à Maria Adelaide, uma professora do seu calibre devia ser eterna, para bem dos alunos e dos seus pares.
Beijinhos e obrigada por me teres deixado copiar a ideia... eheheh...

Anónimo disse...

Venho por este meio dar os meus sinceros agradecimentos à professora Maria Adeláide pela sua visita à escola Eb 2,3 de Amarante
Adorei a aula e fez-me pensar na minha vida.
João Dias

Anónimo disse...

Esta aula foi muito interessante para mim e para os meus colegas, e espero bem que isto resulte tanto para mim como para os outros.
Obrigada por tudo professora Maria Adelaide.
Rui Ribeiro.

Anónimo disse...

Eu acho que foi muito interessante.
A professora é calma , simpática e eu gostei muito das actividades realizadas.E acho que foi bom para conhermos melhor o nosso tipo de personalidade.Eu agradeço muito à professora por esta aula e que volte sempre
Ass: Carlos Filipe Moura Rosa

Anabela Magalhães disse...

Fico feliz por ti, João. Por vezes precisamos parar e pensar um pouco.
E devemos corrigir trajectórias sempre que tal seja necessário... Olha, eu faço isso constantemente...
Beijinhos e fica bem!
E obrigada por passares por aqui...

Anabela Magalhães disse...

Bem sabes que eu também desejo isso, Rui. Que resulte!
No terceiro período tereis outra... que eu bem sei que é do vosso desejo.
Beijinho e fica bem!
E agradeço-te igualmente o teres deixado rasto aqui...

Anabela Magalhães disse...

Foi muito bom, Carlos. Espero ver frutos... também em ti, bem o sabes.
Obrigada pela tua opinião.
Escuta - Juntos venceremos!
Beijinhos e fica bem!

Anónimo disse...

OBRIGADO PROFESSORA ADELAIDE por ter vindo à nossa escola dar-nos uma aula muito importante para todos, mas eu vou falar por mim: obrigado por me ter alertado para todos os erros que me têm ocorrido em toda a minha vida. Obrigado professora, nunca mais na minha vida me irei esquecer da sua frase «Anabela, ainda tenho saudades do giz" e de si também . Beijinhos do seu aluno Rúben. Até sempre!

Anabela Magalhães disse...

A professora Maria Adelaide é e será sempre, para todos nós que temos a sorte de ainda com ela privar, inesquecível!
Muito obrigada por passares por aqui e deixares a tua pegadinha, Rúben.
Beijinhos e votos de excelente fim-de-semana!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.