segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Reencontro Com a História

Kibla e Mihrab - Mesquita de Córdova - Córdova
Fotografia de Cláudia Montenegro

Reencontro Com a História

Já falei inúmeras vezes neste blogue desta actividade que, ao tempo em que eu leccionava na Escola Secundária de Amarante, integrava o Plano Anual de Actividades do grupo de História daquela escola e que desde que abri este Anabela Magalhães tem etiqueta própria e pode ser consultada em Reencontro com a História. Saída da ESA e vinda para a EB 2/3 de Amarante esta é uma das actividades que continuo a cumprir religiosamente, desde que tal me seja possível, e é mesmo uma das actividades mais produtivas para a minha actividade lectiva pois o que faço durante os normalmente três dias em que estou rodeada pelos meus pares profs de História são autênticos safaris fotográficos pelo país ou por terras de nuestros hermanos.
Por norma cumprimos o calendário da actividade entre finais de Julho e Agosto... mas ir se para Toledo em Agosto é realmente um toledo e para Zamora idem aspas aspas, arrancar para Granada e Córdova em pleno Verão seria certamente de loucos, e de esborrachar qualquer cristão, e vai daí partiremos na interrupção lectiva da Páscoa, com calma, na minha carrinha voadora tão, mas tão! familiarizada com terras do Sul.
A distância é considerável, cerca de mil quilómetros, e este Reencontro terá a duração de quatro dias que serão cheios e que me permitirão voltar a Granada, onde não vou há 27 anos, e conhecer, finalmente!, Córdova, ainda a tempo de chegar e reciclar e posteriormente usar a minha apresentação em PowerPoint onde abordo estas matérias das mil e uma noites... eheheh... fascinantes, pelo menos para mim, de tempos de Reino de Granada, civilizado e evoluído até dizer chega, de um tempo em que os árabes davam ainda cartas pela Península Ibérica...
Por hoje cumprimos a primeira reunião em café aqui do burgo e a planificação mental será grelhada nos próximos dias, em grelhado xpto próprio, pelo felizardo que entretanto se reformou e que igualmente fará a acta da dita... porque não é impunemente que esta gente vai para a reforma... é necessário atribuir-lhes afazeres, para eles não esquecerem como elas mordem... eheheh... atribuir-lhes, por exemplo, estas actividades gostosas que qualquer professor no activo ama fazer...

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.