terça-feira, 12 de junho de 2012

Memórias de Um Dia de Teste Com Intervenção Divina

Talha Dourada da Igreja de S. Domingos - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Memórias de Um Dia de Teste com Intervenção Divina

Em dia de teste aproveito sempre o tempo para corrigir uns dois ou três portefólios que entre ler o enunciado do teste, dar as explicações que considero necessárias e mesmo assim levantar-me amiúde para esclarecer as inúmeras questões que os alunos vão colocando, não me sobra muito tempo para adiantar este serviço moroso que, o mais das vezes, é realizado fora da escola.
Todos os meus alunos sabem que não podem falar durante a realização dos testes porque os ditos são individuais o que não quer dizer que, de quando em vez, não ouça uns cochichos prontamente terminados em consequência da minha intervenção imediata.
Ora um destes dias fui surpreendida, por completo, pela resposta de um aluno... única e, presumo, irrepetível, que guardarei na memória para todo o sempre pela sua originalidade e pelo inesperado da coisa.
Ao escutar um som que se destacava no silêncio reinante na turma, levantei os olhos e varri a turma com eles perguntando de imediato "Quem é que está para aí a bichanar?" pensando eu, confesso os meus maus pensamentos, que seria algum espertinho ou espertinha a perguntar ou a dizer qualquer coisa relacionado com o teste...
Pois qual não é o meu espanto quando de imediato vejo a cabeça de um aluno a erguer-se, o aluno a abrir os olhos até aí fechados, mantendo as mãos unidas como que a rezar e responde-me nada constrangido - Sou eu, professora... estou a rezar à Nossa Senhora de Fátima para Ela me ajudar no teste...
- Ok, ok, respondi-lhe, mas reza em silêncio para não perturbar os teus colegas... o que ele fez, que eu vi.

A história não ficaria completa sem o final.
Entregues os testes, o aluno em causa benzeu-se e agradeceu em plena sala de aula e era ver a sua cara radiante com a positiva alcançada... quiçá com a ajuda divina de Nossa Senhora de Fátima...
Será?

2 comentários:

gabrielvboas disse...

Se isto não te converte, não há santo que faça o milagre!
Depois, há que dizer que o nome da santa está trocado.

Anabela Magalhães disse...

Não converte. Mas lá que me deixou sensibilizada...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.