sexta-feira, 14 de junho de 2013

A Palavra a Daniel Oliveira

 
A Palavra a Daniel Oliveira

Porque estou muito preocupada com o rumo que indivíduos sinistros imprimem a esta Europa, a estas democracias que já são mais pseudos qualquer coisa... do que a coisa propriamente dita.

Encerramento da ERT: os rostos sinistros dos selvagens
O governo grego decidiu encerrar a televisão pública. A decisão foi tomada à tarde e aplicada à noite. Como se a Grécia estivesse a assistir a golpe de Estado. Ironia das ironias, a única interrupção, até esta semana, das emissões da ERT aconteceu durante a ocupação alemã. Segunda-feira, o sinal foi cortado por forças policiais. A ordem veio da troika, que se comporta como um governo ocupante.
O porta-voz do governo grego, Simos Kedikoglou, tentou justificar o injustificável: "A ERT é um caso de extraordinária falta de transparência e de incrível esbanjamento." E concluiu, o corajoso: "Isso acaba agora". Quem oiça este populista elouquecido acredita que a Grécia tem um governo novo, que se deparou com um país em mau estado por culpas alheias. Pois a Nova Democracia e o PASOK governam a Grécia há décadas. Se há esbanjamento, e é capaz de haver, se há falta de transparência, e costuma haver em tudo onde a ND e o PASOK tenham metido a pata, a responsabilidade é sua. Foram suas as administrações, foram suas as políticas. E "isso" não acaba agora. A forma grosseira como esta medida foi tomada apenas prova que "isso" continua como sempre. O mesmo desrespeito pelo Estado, a mesma incompetência, a mesma falta de respeito pelos cidadãos.
O comportamento de ocupante da troika só é possível porque a Grécia, como outros países intervencionados, é dirigida por gente sem coluna vertebral. Que viveu da banditagem e hoje entrega o seu país a quem, através da chantagem sobre todo um povo, a mantenha no poder. O encerramento da ERT ficará como símbolo da insuportável degradação das democracias europeias. E de uma União incapaz de compreender que a humilhação dos povos só lhe pode trazer a desgraça. Se esta é o "projeto europeu" que temos de salvar, que morra depressa. E que, com a sua misericordiosa morte, se salve a Europa e a democracia.
 
Artigo surripiado aqui

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.