sábado, 4 de janeiro de 2014

Oficina de Arqueologia Experimental do Paleolítico



Dr. Jorge Sampaio in Oficina de Arqueologia Experimental do Paleolítico
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Oficina de Arqueologia Experimental do Paleolítico

As duas primeiras vezes que assisti a Oficinas de Arqueologia Experimental do Paleolítico estava eu em viagem, a gozar uma maravilhosas e enriquecedoras férias de Verão, a explorar terras de França, investigando uma zona não muito longínqua de Les Eysies de Tayac, zona de excelência para quem quer visitar os testemunhos deixados por Homo sapiens e por Homo sapiens sapiens, nossos antecedentes, de quem nós somos impagáveis devedores.
Durante a visita ao Museu da Dame de Brassempouy, em Les Landes, primeiro, e depois no Abrigo de Laugerie Basse, Património Mundial da Humanidade, situado em Les Eysies, tive oportunidade de observar e participar nestas oficinas fascinantes em que o arqueólogo talhou o sílex e realizou bifaces, fabricou o fogo em três tempos pelo método de fricção, demonstrou o uso do propulsor, deu-nos a visitar um habitat reconstituído... e eu, fascinada, fiquei a pensar que por cá seria interessante que alguém pudesse fazer algo de semelhante que interessasse a professores e alunos de História, que interessasse ao mais comum dos mortais, mesmo que não ligados a esta área específica do conhecimento humano, como era o caso da esmagadora maioria dos observadores que me acompanharam naquelas demonstrações de técnicas vindas das profundezas dos tempos mas passíveis de recriação.
Entretanto o tempo passou, o Museu de Foz Côa abriu as suas portas ao público oferecendo este tipo de experiência não só in loco como também em deslocações a escolas, nomeadamente à EB 2,3 de Amarante, o que me proporcionou um primeiro contacto com o arqueólogo Dr. Jorge Sampaio que no próximo dia 13 de Janeiro nos visitará, de novo, para fazer demonstrações a todos os meus alunos de História quer de 7º, quer de 9º, pois, apesar desta matéria ser leccionada no 7º ano de escolaridade, a verdade é que prefiro "perder" uma aula de 45 minutos por turma a deixar os meus alunos sem se aproximarem desta forma deste período fascinante da História da Humanidade que é o Paleolítico.
Soube pelo próprio dinamizador, o arqueólogo Dr. Jorge Sampaio que integra os quadros técnicos do Parque Arqueológico de Foz Côa, que as oficinas de Arqueologia Experimental do Paleolítico se mantinham operacionalizáveis para as escolas à custa do seu querer e agarrei a oportunidade com ambas as mãos... apenas porque não gosto de as perder.

Na esperança de poder ser útil a alguém, especialmente aos meus colegas Professores de História, partilho com os meus leitores o endereço da página que dá acesso a este tão importante recurso educativo assim como o e-mail oficial do projecto.

Usem-nos, se puderem e quiserem. A História quer-se feita também de vivências emotivas!

oficinarqueologiaexperimental@gmail.com

Nota - Com os meus agradecimentos à Professora Rosa Maria Fonseca por quem soube destas oficinas em tempos que já lá vão!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.