segunda-feira, 28 de abril de 2014

Dia da Memória do Holocausto

 
Fotografia surripiada aqui



Listas de Vítimas do Holocausto nas  Paredes da Sinagoga Pinkas - Praga
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Dia da Memória do Holocausto

Convencidos da sua pertença a uma "raça superior", os nazis perseguiram e tentaram eliminar minorias étnicas, ciganos, judeus, negros, mas também homossexuais e deficientes alemães.
Confesso que sinto dificuldade em escrever sobre estes factos e confesso que sinto sempre bastantes dificuldades em explicar esta parte da História aos meus alunos. Pela violência da barbárie à solta, sem freios de qualquer espécie, por essa Europa/Mundo fora.
Já aflorei este assunto em postagens anteriores aquiaqui e aqui. Sempre de forma muito desconfortável para mim... sempre receando a barbárie que continua à solta em nós... aqui e ali... à espera do clique...

Jovens marcham em Auschwitz em memória das vítimas do Holocausto

"Esta noite em Israel marca-se o Dia de Memória do Holocausto. Lembramo-nos dos 6 milhões de Judeus que pereceram no Holocausto como resultado das acções realizadas pela Alemanha Nazi e pelos seus cúmplices. Nunca Esquecer!"

Nunca esquecer!

Por isso, hoje, partilho um documentário filmado em 1945 mas que permaneceu inacabado, em arquivo muito bem guardado, até há pouco tempo. Foi finalmente terminado e divulgado, nomeadamente através do Youtube, legendado em português (basta clicar na opção legendas).
Aviso desde já que há imagens atrozes. Se não aguentarem a sua violência, não o vejam! Mas, em abono da verdade, estas imagens obscenas não devem/não podem permanecer escondidas.


Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.