quarta-feira, 30 de abril de 2014

Key for Schools - Danos Colaterais

 
 Key for Schools - Danos Colaterais

Os danos colaterais provocados pelos exames realizados em pleno decurso do ano lectivo parecem ser considerados pouco/nada importantes para o ministério da educação que insiste e volta a insistir numa programação imposta e que provoca uma instabilidade e perturbação não desprezáveis nas escolas portuguesas, nos seus alunos e professores que assim vêem os seus dias profundamente alterados. De notar que este período lectivo é diminuto, de apenas seis semanas para os anos terminais de ciclo, cortado por dois feriados nacionais a que acrescem os autênticos "feriados encobertos de aulas" que teremos de cumprir por imposição do MEC, isto no que diz respeito às aulas lectivas, bem entendido!
Ora vejamos o que se passa hoje pelas escolas portuguesas:
Começamos com a parte escrita do teste de diagnóstico certificado pelo Cambridge English Language Assessment/Exame de Inglês, Key for Schools. O exame nacional, obrigatório para os alunos de 9º ano, terá o seu início pelas 14 horas de hoje e interferirá com as aulas das restantes disciplinas de 9º ano, podendo essas disciplinas até ser Português e Matemática, também elas sujeitas a exame...  Aliás, já interferiu porque a última aula da manhã, para todas as turmas sujeitas à prova de Inglês, não foi leccionada e as da tarde... idem aspas aspas,também não serão leccionadas porque os alunos têm de almoçar e depois do exame têm de lanchar, que isto não é como no tempo da escravatura em que as pessoas trabalhavam de sol a sol! Eu própria estou a escrever este post porque 2/3 das minhas aulas semanais com uma das turmas de 9º ano já se foram para o ar, a bem dizer escafederam-se, volatilizadas pelas imposições do nosso querido MEC.
Sei ainda que há escolas onde hoje nenhuma aula se leccionou, nem leccionará! e aqui os estragos serão ainda mais profundos num período lectivo extraordinariamente diminuto.
Por hoje é tudo sobre esta temática.
No entanto, dia 19 de Maio, dia dos exames de Português para o 4º e o 6º ano darei mais novas destes danos colaterais. E voltarei a dar mais novas destes danos no dia 21 de maio, dia dos exames de Matemática para o 4ºe o 6º ano de escolaridade.
Só para que aqui fique registado, só para memória futura.

E só para terminar quero relembrar que no meu tempo de estudante acontecia uma coisa deveras estranha - os professores leccionavam os programas pensados para a totalidade do ano lectivo na totalidade do ano lectivo e, depois do ano lectivo acabar, os alunos eram sujeitos aos exames. 

Não era esquisito?

Por certo à conta desta esquisitice, algures lá atrás no tempo, uns génios descobriram a pólvora seca e vai daí Pumbas!
E deu no que deu. Deu nisto!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.