quinta-feira, 6 de outubro de 2016
Portefólios de História
Portefólio de História
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
Portefólios de História
Os portefólios de História contam para a avaliação dos alunos que frequentam esta disciplina, no 3º Ciclo de Escolaridade, conforme os critérios de avaliação previamente definidos pelo respectivo grupo e aprovados, posteriormente, em Conselho Pedagógico, neste caso no Agrupamento de Escolas de Amarante.
A sua correcção dá-me uma enormidade de trabalho, porque os corrijo um a um, palavra a palavra, tentando detectar todos os erros ortográficos, todas as faltas de acentos, todos os sumários incompletos, errados... o que for. E em todos coloco uma apreciação escrita tentando motivar os alunos a melhorarem, se for caso disso, a continuarem a caminhada, se já estiver muito bem... e até já me aconteceu ter avaliado um portefólio, mais do que um portefólio, na verdade!, com um "X, eu já te disse que é um privilégio ser tua professora?"
Cada aluno constrói o seu portefólio a partir da segunda aula, aula esta reservada à explicitação do que esta professora pretende com isto e pretende, claro está!, ajudar os seus alunos a organizarem-se, a arrumarem as meias na gaveta das meias e as camisolas na gaveta das camisolas, ou seja, a arrumarem os sumários na secção dos sumários, os trabalhos de aula na secção dos trabalhos de aula, as palavras difíceis nas palavras difíceis, a apresentação da disciplina no sítio respectivo, os objectivos que os alunos pretendem alcançar na disciplina na gaveta dos objectivos... e por aí adiante conforme pode ser comprovado se clicarem aqui.
Um portefólio arruma-se como quem arruma a roupa em gavetas, como quem arruma postagens em etiquetas num blogue, enfim, arruma-se! Ou deve arrumar-se!
É claro que não há dois portefólios iguais, muito embora o esqueleto seja semelhante, o revestimento deste, a sua pele, as suas particularidades, os seus pêlos, os seus sinais... são únicos e irrepetíveis, e, como eu sempre lhes digo, os portefólios, tal como as pessoas, são todos diferentes, são todos iguais!
Este ano já iniciei a ronda. Por agora ainda não com o objectivo de os classificar mas apenas com o objectivo de ir fornecendo pistas de melhoria a cada aluno, a cada aluna que integra as minhas seis turmas que me tocaram neste ano lectivo de 2016/2017.
Este ano, já vi muitos portefólios muito interessantes, muito arrumadinhos, muito asseados, muito organizados, muito cuidados, a revelarem gente muito muito briosa por detrás deles. E, confesso-vos, gosto disto! Foi o caso deste que, com a devida autorização da sua autora, partilho aqui no blogue.
É um portefólio de uma aluna, em construção.
Darei novas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário