quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Por Amarante Toca-se Um Requiem Pelas Árvores Abatidas


Abate de Árvores - S. Gonçalo - Amarante

Por Amarante Toca-se Um Requiem Pelas Árvores Abatidas

Mas que raio de plano ambiental é este que abate, por estes dias, dezenas de árvores, saudáveis e maravilhosas, em Amarante?!!
Uma árvore demora dezenas e dezenas de anos a ficar frondosa e a sua sombra faz-nos aguentar melhor a canícula do Verão fazendo, ao mesmo tempo, baixar a temperatura escaldante do Verão amarantino.
O que é isto?! Por que razão a autarquia achou prioritário gastar dinheiro, que é público!, para fazer este abate indiscriminado de tudo o que estava nestes taludes que ladeiam o edifício do tribunal? Depois do abate das árvores em frente ao edifício Cimo de Vila, depois do abate das árvores no edifício onde se situa o café O Conde... ai que lá se foram os gigantescos loureiros de jardim que eu amava! Ai lá se foram bolbos e mais bolbos de plantas que todos os anos nos encantavam com as suas flores! Lá se foram os agapantos... e pior, ai lá se foram mais umas quantas árvores que não, não estavam doentes... para agora ficarmos com uns taludes todos rapadinhos... e sombra, só a veremos por um canudo... talvez em Braga!

Só espero que não se atrevam a avançar com o corte radical no talude imediatamente abaixo deste. Aí seria infinitamente mais grave.

4 comentários:

Anónimo disse...

Minha senhora,

Se se dirigir ao departamento do urbanismo da CM Amarante, irá verificar que existe um estudo que levou ao corte e renovação dos novos espaços. Vamos também cortar no Campo da Feira e ao pé de sua casa, na escola da Sede. Cumprimentos

Emanuel disse...

Boa noite gostaria de saber se o corte ou poda também sera realizado na rua que liga o tribunal a biblioteca, aí seria importante uma intervenção.
As folhas "inundam" as ruas e as varandas, entopem os escoamentos dos telhados obrigando a sua limpeza. A própria estabilidade dos cabos que fornecem o serviço de ADSL estão a passar "entre ramos" o que se adivinha que quando vier o Inverno os moradores irão ficar sem o mesmo serviço.
E mesmo a nível paisagístico seria interessante um intervenção naquela rua.

Cumprimentos,

Emanuel

Anabela Magalhães disse...

De facto, o mundo não tomba.

Anónimo disse...

Vai ser cortado tudo...com calma

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.