sábado, 16 de março de 2019

#Turntolove


#Turntolove

Ainda há pouco tempo alertei os meus alunos para o perigo crescente dos extremismos a nível mundial, para o perigo dos fascismos crescentes até no seio desta velha Europa, que já deu ao Mundo tanta coisa boa, mas que também já deu ao Mundo tanta mas tanta coisa má que até dói só de pensar... por exemplo em 50 milhões de mortos só na 2.ª Guerra Mundial, dos quais 6 milhões de judeus barbaramente assassinados, para além de todos os outros sistematicamente eliminados.
Pois um extremista, fascista assumido, atacou ontem, muito cobardemente, gente inocente num dos países mais pacíficos e tolerantes do Mundo e dizimou quase meia centena de pessoas. O crime foi hediondo, como são sempre estes crimes direccionados contra gente que pacificamente vive o seu dia a dia, tal e qual como eu, tu, nós.
Uma das respostas a este ódio crescente que eclode aqui e ali é esta, centrada na necessidade imperiosa de, com extremo respeito, voltarmos ao Amor.
Porque o ódio mata e o Amor salva. Certo?


Amor pelo próximo, pelo familiar, pelo outro, pelo diferente.
Como dizia a minha Professora, Maria Eulália Macedo:
"O único remédio é amar. Amar as coisas e amar as pessoas, amar as cores, as mutações da hora, o ciclo das estações, amar o tempo de ser, de lembrar, de colher"

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.