segunda-feira, 27 de julho de 2020

Reabertura das Escolas - Problemas

Imagem retirada daqui.

Reabertura das Escolas - Problemas

O nosso dever - das direcções, dos professores, dos assistentes operacionais, dos variados técnicos que trabalham dentro dos agrupamentos ou nas escolas não agrupadas, e dos próprios alunos - é fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para assegurar a segurança possível o que, desde já, se afigura difícil.

Assim, vejamos somente um caso prático relacionado com o distanciamento de pelo menos um metro entre alunos dentro das salas de aula... sempre que possível.
Ponto um - Será possível em alguns raros casos mas não será possível na maioria deles.

Vejamos: a maioria das salas de aula, do agrupamento a que pertenço, têm, no geral, capacidade para 14/15 alunos por sala de dimensões correntes se as regras do distanciamento de um metro fosse cumprida.
Acontece que as nossas turmas não têm 14/15 alunos - têm 18, 20, 24, 26 ou mesmo mais alunos.
Assim, como será feita a distribuição dentro das salas de aula?
Quem ficará com uma carteira só para si? Quem partilhará a carteira com o vizinho do lado?
Como pode a tutela, descaradamente, impor este tratamento desigual aos alunos num caso de saúde pública?
Como pode a tutela, descaradamente, diferenciar os alunos entre aqueles que terão melhores condições físicas concretas, dentro das salas de aula portuguesas, para a não contracção do coronavírus, e aqueles que ficarão em patamar inferior nesta equação, transformando uns em alunos de primeira e outros em alunos de segunda, ou seja, em mexilhões?
E nós, nas escolas, como descalçaremos esta bota? Por ordem alfabética? Por sorteio?
É que uma coisa tão simples quanto esta tem de estar previamente acautelada e é se não queremos ter problemas adicionais com pais e encarregados de educação.
Volto a frisar - este é um problema de saúde pública e com a saúde não se brinca, pois não tutela?

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