terça-feira, 5 de fevereiro de 2008


Carnaval - Sahara - Marrocos
Fotografia de Artur Matias de Magalhães

Carnaval

Hoje foi Terça-Feira de Carnaval e eu quase deixava passar em falso esta data tão importante, sem lhe fazer uma referência aqui no blogue. Pois aqui vai qualquer coisita rápida.

O Carnaval, com origem a perder-se no tempo, talvez na Antiga Roma ou mesmo no Antigo Egipto, é uma festa de origem pagã que foi posteriormente incorporada pelo cristianismo. É uma data marcada pelos excessos, onde todas as folias são permitidas, antes do período triste da Quaresma em que todos os crentes são convidados a uma aproximação com Deus, à oração, ao recolhimento, à prática da esmola, à meditação, ao jejum e à penitência. Mas o dia de Carnaval é ainda um dia onde toda a loucura é permitida, onde se podem cometer todos os excessos no trajar, nas atitudes, nos comportamentos... mesmo à mesa e por norma, aqui na nossa região é dia de comer orelheira, a pecaminosa e perigosa carne de porco! Hoje, como sempre, não fugi a esta tradição e foi ver-me a atacar um maravilhoso cozido à portuguesa ao almoço. E também não fugi à tradição da máscara. Como passei a tarde a trabalhar na minha página web que albergará o meu porfólio digital e fiquei com os olhos em bico de tanto trabalhar no computador, não sei porquê lembrei-me do meu sobrinho Rodrigo, gosto de pensar que passei o dia de Carnaval mascarada de chinesa. Aliás cheguei ao pé dos meus e perguntei-lhes se não viam em mim uma verdadeira chinesa de olhos verdadeiramente em bico...

Haja alegria no trabalho!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.