quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008


Fidelidade - Home - Akakus - Líbia
Fotografia de Artur Matias de Magalhães
Fidelidade

O post de hoje é inteiramente dedicado a este valor tão importante na minha vida. Motivada e inspirada por um comentário que me chegou ontem a este blogue e com o qual concordei inteiramente, fiquei a pensar no lugar que a fidelidade ocupa na minha existência. Já aqui falei da importância da fidelidade, mas apenas por linhas travessas, apenas enunciando e deixando percepcionar ao leitor mais atento, a importância que a fidelidade tem para mim. Nunca falei tão explícitamente da fidelidade como hoje falarei.

Dizia o meu comentador que a fidelidade é o Valor que se impõe por si. Ora só me resta concordar com esta linha de pensamento porque, de facto, a fidelidade sobrepõe-se a todos os outros valores que norteiam os nossos passos, nesta caminhada que poderá ser mais curta, mais longa, mais fácil, mais complicada, mais agitada, mais serena. Só serei verdadeiramente honesta, humana, recta, generosa, solidária, empenhada, criativa, dinâmica, coerente, compreensiva, lutadora se permanecer fiel a estes valores ao longo das etapas tão diferenciadas que constituíram, que constituem e constituirão a minha vida e que, constantemente, me deixam a pensar e a ponderar. Se enunciar como meus valores como a honestidade, o humanismo, a solidariedade, e a minha actuação não se mantiver fiel a estes valores, serei apenas uma reles caricatura de mim própria, sem substância, sem miolo, serei apenas uma caricatura oca da imagem que projectei para mim.

Ora eu sou o diabo de um escorpião que procura afincadamente segurar os valores que acolheu um dia como seus. Tenho plena consciência de que é um trabalho complicado, exigente e árduo, mas não é por isso que vou baixar os braços e que me vou deixar arrastar para a imbecilidade e o lodaçal, tantas vezes dominante, constante mesmo, e feito já norma, da nossa sociedade actual, de que eu sou tão crítica. O caminho está pejado de cascas de banana. Cabe-nos a nós andar atentos para não cair na esparrela.
Eu tento. A sério.

4 comentários:

Elsa C. disse...

O conceito de "fidelidade" é frequentemente distorcido e prevertido no/pelo senso comum. O uso ordinário da palavra, a sua fraca implementação na práxis, transmuta-o numa caricatura - mero simulacro - do que deveria ser.
"O cão é fiel", "o bacalhau é fiel"... e o ser humano?
Não me interessa o sentido que o cristianismo lhe atribui, associando-o ao mortal inimigo, o "pecado carnal".
Os instintos, as pulsões libidinosas são parte(s) do Humano.
Só me interessa, como tu dizes, quem é fiel às suas ideias e aos seus ideais, norteando a sua existência pelos valores que considero serem fundamentais: Honestidade, Seriedade e, claro, a Amizade.
O decréscimo da dignidade e do respeito decorrem do desvio ou fuga a estes valores.
É, por isso, que a Ética não é apenas teoria especulativa, mas um exercício prático que alia a inteligência à verticalidade.
E nesta prática, quer (alguns) discentes, quer (alguns) docentes necessitam de se aperfeiçoar.
Finalmente, creio que o valor Autenticidade engloba o de fidelidade.
E nesta sociedade, crescentemente individualista e hipócrita, a autenticidade rareia...
E não será a perda de autenticidade equivalente à perda de humanidade?

Anabela Magalhães disse...

Nesta prática todos nós necessitamos de nos aperfeiçoar. Constantemente. Penso mesmo que é uma obrigação nossa, enquanto Seres Humanos, na verdadeira acepção da palavra Humanos.
Autenticidade, Fidelidade, Coerência acho até que podem ser aqui lidos como equivalentes. Porque não me revejo na teoria anunciada e esquecida na primeira oportunidade, na primeira prática.
E sim, só posso concordar contigo. O individualismo e a hipocrisia crescem provavelmente na mesma proporção em que a autenticidade rareia. E quanto mais nos afastarmos da autenticidade mais nos afastaremos da Humanidade. Parece-me que é o caminho escolhido por demasiada gente nos dias que correm.

Dianinha disse...

Devemos fidelidade ao mundo...
O mundo deve-nos fideliade...

Devemos ser fies a nossa pessoa...

Confiança, Fidelidade está acima de tudo

Anabela Magalhães disse...

Sim, concordo contigo, Diana. Devemos fidelidade a nós próprios.
Bjs

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.