domingo, 7 de junho de 2009

Ramiro Marques


Perfil contra pintura de Justino Alves - Fão
Fotografia de Artur Matias de Magalhães

Ramiro Marques

Ramiro Marques, o Generoso, dedica-me hoje algum espaço no seu blogue ProfAvaliação e inclui-me num lote de protagonistas da luta contra esta tutela que tão pessimamente nos tem tutelado.
O meu contributo, modesto, de soldado raso, para esta luta muito mais vasta e generalizada, registado neste blogue, nasce da impossibilidade de viver calada as injustiças que vi serem cometidas contra todo um sector profissional que foi absolutamente desconsiderado pelos nossos políticos. As reformas, num estado de direito, não se fazem à martelada, contra tudo e contra todos, cilindrando tudo o que se encontra pelo caminho, cilindrando, neste caso, os professores, que são apenas os actores mais importantes, a par dos seus alunos, do processo educativo.
Sei que esta luta, minha, foi/é motivo de preocupação para os que me são mais próximos, familiares e amigos que passam silenciosamente por este blogue, porque me viram demasiado focalizada, talvez até um pouco obcecada com o trio que ocupa a 5 de Outubro, mas a verdade é que não pude reagir de outra forma, muito embora eu saiba que sim, há muito mais vida para além de tudo isto e eu não me esqueci dela.
Tenho perfeita consciência que a luta ainda não acabou e vai continuar, que a luta nunca foi doce e que estes políticos serão substituídos por outros não tarda nada e nós teremos de juntar e colar os cacos que eles abandonarão pelo caminho. Sempre foi assim. A novidade agora é que estes produziram cacos a uma velocidade estonteante.
De resto recuso-me a morrer na praia. Sinto-me cansada, confesso, mas não sou uma desistente. A luta só acaba no fim e o fim ainda não se vislumbra no horizonte.

Ou vislumbra já?

Anabela Magalhães é licenciada em História pela Faculdade de Letras do Porto e é professora do Quadro de Zona Pedagógica do CAE Tâmega. Nos últimos anos tem leccionado as disciplinas de História ao 3º Ciclo e Cidadania e Mundo Actual nos Cursos de Educação e Formação, na Escola Secundária/3 de Amarante.
Natural de S. Gonçalo, Amarante, tem 47 anos, não integra nenhum movimento de professores, limitando-se a pensar pela sua cabeça. O resultado das suas reflexões e vivências está publicado no blogue Anabela Magalhães que edita desde Fevereiro de 2007 e onde assumiu, com o passar do tempo, uma posição cada vez mais crítica relativamente às políticas deseducativas encetadas por este governo que visa apenas estudos estatísticos bonitinhos para inglês ver. Anabela Magalhães é uma professora orgulhosa da profissão que abraçou algures lá atrás no tempo e que resultou duma escolha pessoal livre e consciente. Daí não perdoar à tutela o ataque vil perpetrado a toda uma classe profissional que, no seu conjunto, tem muita classe e que não se compara, nem de longe nem de perto, à desprestigiada classe política. Anabela Magalhães, acérrima defensora da partilha do trabalho realizado, edita ainda a página de recursos pedagógicos de História http://anabelapmatias.googlepages.com/home onde publica as apresentações em PowerPoint construídas essencialmente ao longo de três anos.

In http://www.profblog.org/2009/06/protagonistas-v-anabela-magalhaes.html

4 comentários:

Unknown disse...

Anabela
Gostei de ver o post do Ramiro a teu respeito. Acho que mereces e quem se esforça e empenha nesta luta, às vezes até com dissabores pessoais a pagar por isso, merece, no mínimo, o reconhecimento dos seus pares.
Felicito-te pela coragem e persistência. Não desistas. Fazemos todos falta. Um abraço.

Anabela Magalhães disse...

Ora viva, Lelé!
Obrigada pelo teu apoio e está certa de que não sou uma mulher desistente... não te esqueças que tenho a força dos escorpiões! :):):)
Ah! E é uma grande verdade isso que dizes... fazemos todos falta.
Beijocas e excelente semana.

bugsnaEDucação disse...

Calculo que não seja fácil, nem para ti nem para os teus.
Quem fica a ganhar somos nós, que te agradecemos o contributo de "soldado raso", árduo e persistente, dado à causa justa deste sector profissional.
Um abraço dos de 30 de Maio.

Anabela Magalhães disse...

Olá, Bugs, cá recebi o teu abraço fofinho como o de 30 de Maio e aconcheguei-me nele. Já sabes como é, Linda!
Quanto aos meus, apesar da preocupação, sei que perderiam o respeito por mim se eu me alheasse desta luta que é nossa e que é minha.
No fim baixo os braços e se perder tudo pelo menos posso olhar para trás com a consciência tranquila de quem não fez mais porque não conseguiu.
Como tu. Exactamente como tu.
Continuamos de luto e em luta, Bugs.
Beijocas

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.