sábado, 16 de junho de 2007

Área de Projecto














Flores - Área de Projecto 7º D - 2002/03 e 8º D -2003/2004

Fotografias de Anabela Matias de Magalhães



Área de Projecto


Esta nova área curricular não disciplinar, chamada Área de Projecto, foi-me atribuída no início do ano lectivo de 2002/2003 aquando da distribuição dos horários na Escola E.B. 2/3 de Amarante. Confesso que me deixou um pouco apreensiva, e preocupada, já que, pela primeira vez, esta nova área chegava ao 3º Ciclo do Ensino Básico, às turmas do 7º ano de escolaridade.

A turma à qual eu iria "leccionar" esta nova área era a turma do 7º D, turma completamente desconhecida para mim.

Após apresentação mútua e preenchimento das fichas individuais dos alunos, informei-os sobre os objectivos desta nova área e do tema aglutinador escolhido para esse ano lectivo e que era o tema, muito abrangente, "Educar para a Cidadania". O tema foi-lhes explicado e foram lançadas algumas pistas sobre possíveis subtemas. Várias sugestões foram feitas pelo alunos como "Poluição", "Plantas e Animais", "Educação na Escola", Amizade", "Amarante"... mas o subtema que viria a entusiasmar alunos e, confesso, a própria professora, foi "Reconstrução/Renovação dos Jardins da Escola E.B. 2/3 de Amarante". Agradou-me um projecto que "ficasse" e "crescesse" e até perdurasse para além da nossa saída. Agradou-me um projecto eminentemente prático, a mim, que não sou muito dada a burocracias, a trabalho de gabinetes, a papéis e mais papéis quantas vezes estéreis.

Procurei nas livrarias livros sobre jardins, que adquiri, com jardins lindos de morrer do ponto de vista estético, que ainda hoje guardo religiosamente e folheio de quando em vez, à procura de inspiração para a Barca. Usei-os para sensibilizar os alunos que os manusearam com entusiasmo. Fizeram um levantamento dos problemas existentes, na Escola, a este nível. Constataram que os espaços exteriores se encontravam com um aspecto descuidado e abandonado, traçaram-se objectivos para a intervenção na rampa que fica entre o pavilhão 4 e 3. O projecto foi-se tornando mais ambicioso, e voltarei a este assunto numa próxima oportunidade, mas o resultado foi o que está nas fotografias acima postadas. Flores e mais flores que perduraram para além da saída dos alunos e desta professora para a Escola Secundária/3 de Amarante. E que perduraram apesar do abandono a que esta rampa foi votada desde então. Já a leccionar na Secundária de Amarante ainda consegui fazer umas incursões de jardinagem à E.B. 2/3 de Amarante e, juntamente com a Glória e os seus alunos, ainda passei boas manhãs em que foi possível conciliar horários e vontades. Mas é complicado manter a colaboração com o trabalho a aumentar por todas as escolas, além de que "longe da vista, longe do coração" e os laços, por mais fortes que sejam, vão-se quebrando não resistindo ao afastamento.

Mas ainda era capaz de ir trabalhar na rampa e desafogar aquelas flores que teimam em aparecer entre a porcaria acumulada! Comentei isto um dia destes com o A. que olhou para mim com cara de surpreendido. Já o disse neste blogue... os professores também sofrem de eclipses...

6 comentários:

Dianinha disse...

esta a ver...mete de todas as turmas menos da minha...

Anabela Magalhães disse...

Dianita, Dianita, tu és ciumenta?
Não sejas!

Helder Barros disse...

Lá está, és grande Blue escorpion! Eu este ano acompanhei a Área de Projecto, nas minhas turmas ao nível do 12.º Ano e entendo perfeitamente os receios iniciais que tiveste no desenvolvimento da A.P. A tendência é levarmos os míudos por granders abordagens teóricas do tipo académico, mas eles vão ter muito disso na faculdade e na vida! Agora, já me tinhas falado na rampa da EB e eu passa-me ao lado, embora tivesse inaugurado aquela escola enquanto aluno e já leccionei em 1996/1997! A Escola começa a dar sinais do tempo e essa simples ideia de dar um ar novo aos jardins foi fantástica, grande Área de Projecto, e aposto que os alunos se sentiram muito motivados. Do resultado final, aquelas flores, excelentes! Isto é ser professor de qualidade, por isso o Artur se continua a espantar e surpreender contigo! Ups, transgressão, sory!

Anabela Magalhães disse...

Com que então transgressão?! Com que então sorry?
Vais levar coça!

Dianinha disse...

sou muito ciumenta em tudo..
=D

Anabela Magalhães disse...

Não sejas, Diana. Confesso-te que associo sempre os ciúmes a falta de segurança da pessoa que os sente. Valemos por aquilo que somos. Ponto.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.