sexta-feira, 8 de junho de 2007


Sesta - Barca - Carvalho de Rei - Amarante - Portugal
Fotografia de Artur Matias de Magalhães
Sesta II
O meu post de ontem ficou inacabado, resultado de uma longa conversa com o Sahel através do messenger, e por isso volto a este tema a propósito da minha deliciosa sesta de ontem.
Devo informar desde já que não sou uma pessoa muito dada à preguiça e muito dada a dormir a sesta, mas confesso que, quando a gozo, gozo-a plenamente. Foi o caso de ontem e, provavelmente, deveria ser uma experiência a repetir mais amiúde.
Há muitos estudos nacionais, e muitos mais por esse mundo fora, que atestam dos benefícios da prática de dormir a sesta diariamente e que revelam que este hábito, enraizado nalguns povos, como é o caso dos espanhóis, ou mesmo dos chineses, propiciam vantagens muito positivas como por exemplo um aumento da produtividade, um menor risco de acidentes de trabalho e que contribui e ajuda a combater o stress nestes nossos países tão sujeitos e achacados a esta maleita da nossa civilização.
Há mesmo quem defenda que dormir a sesta é um sinal de inteligência e assim sendo está explicado o sucesso, a todos os níveis, de nuestros hermanos, aqui na nossa vizinha Espanha. E está também explicado o sucesso dos chineses que agora se agigantam. Ah! E não posso esquecer a inteligência e sucesso da minha querida Mel, que ainda agora defendeu a sua tese de mestrado, e que teve nota máxima por unanimidade do júri, o que se fica a dever, sem dúvida, ao seu hábito enraizado de dormir a sesta. Ah, rapariga inteligente!
Cá em Portugal existe uma Associação Portuguesa dos Amigos da Sesta, criada em 2003, e que conta com alguns membros famosos. E o mais famoso é sem dúvida o Dr. Mário Soares. Quem não se lembra das suas famosas sestas tiradas nos sítios mais inacreditáveis, e por isso mesmo filmadas, e passadas em horário nobre pelos vários canais de televisão, com honras de entrada nos alinhamentos dos noticiários nacionais?
Mas a verdade é que nem com estas sestas nos safamos e continuamos numa letargia difícil de explicar. Era mesmo preferível dormirmos todos umas boas sestas! Quem sabe o país não melhorava mais rapidamente desta tão estranha maleita que atacou Portugal.

4 comentários:

CA disse...

É um magnífico casamento que faz deste blog um consolinho para a alma de quem o lê, vê e ouve. Falo dos seus autores, uma escriba e um iconógrafo que, cada um com a sua arte, se complementam e ajustam como chave na fechadura. Da escriba chegam-nos as palavras - sempre de acordo com as boas regras da morfologia e da sintaxe, as palavras são sabiamente misturadas e transformadas em melodia encantadora. Do iconógrafo chegam-nos as fotos - oferecem-nos momentos lindos, daqueles que também se lêem e ouvem como os melhores poemas. Estão de Parabéns. A combinação desta escriba e deste iconógrafo tem ainda muito para dar e nós, fiéis leitores, cá estamos à espera. Em jeito de homenagem aqui fica uma frase do Aquilino que hoje li e, não sei porquê, me fez lembrar este blog: "Do pinhão, que um pé-de-vento arrancou da pinha-mãe, e da bolota, que a ave deixou cair no solo, repetido o acto mil vezes, gerou-se a floresta".

Anabela Magalhães disse...

Obrigada pelo teu apoio Carlos Afonso... finalmente entraste pelo meu blogue adentro!
É, eu e o teu amigo até que fazemos uma parelha jeitosa!
Mas sabes que tive que usar dos meus melhores argumentos para convencer o tipo a partilhar as suas fotografias? O tipo permanece discreto, como tu sabes! E modesto!

Dianinha disse...

o que gosta a prof e de dormir...enquanto manda os alunos fazer copias...pois...pois...um dia vamos mandar fazer copias os netos da prof...sim porque vamos todos ser professores(duros exigentes etc)...

=D

Anabela Magalhães disse...

É assim mesmo Dianita. Os professores querem-se duros em algumas ocasiões, exigentes sempre! Espero que o etc seja de simpáticos, compreensivos, solidários...
Quanto à vingança sobre os meus netos... que feio! Fazer padecer inocentes!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.