terça-feira, 10 de julho de 2007





Barcos/Nações Unidas - Nouakchott - Mauritânia
Fotografias de Artur Matias de Magalhães
Nações Unidas/Nações Desunidas
As fotografias que ilustram este "post" foram tiradas na praia de Nouakchott, ao entardecer de um dia nublado e quente. A praia estende-se a perder de vista e estas pirogas toscas e multicolores parecem não acabar, alinhadas às centenas pelo areal fora. É um espectáculo de que eu já vira imagens mas que só o ano passado me foi possível presenciar. E é mesmo um espectáculo!
Neste dia os barcos não saíram para a pesca, daí o termos perdido a azáfama do regresso da faina. Mas apanhámos estas embarcações quietas e em repouso, mesmo assim com características guerreiras, pela forma, a fazer lembrar peixes-espada, e pelas cores vivas e sanguinolentas das pinturas geométricas e das bandeiras esfarrapadas que esvoaçam com a brisa. E é a bordo destas toscas, mas também belíssimas embarcações, que os pescadores da Mauritânia, predominantemente negros senegaleses, se fazem ao Atlântico. Sem medo. Daí tirando o seu sustento que alimenta corpos esbeltos e lindos nas cores e nas formas.
O Artur baptizou ironicamente uma destas fotografias de "Nações Unidas" e eu recuperei e adaptei este título para o meu segundo "post" de hoje. As pirogas, todas diferentes todas iguais, em que eu quase me diluí na perfeição, qual camaleão mutante, fazem de facto lembrar as "Nações Unidas"... só que é bom demais para ser verdade pois, o que vemos, é precisamente o seu contrário. O que vemos é os países a movimentar-se somente de acordo com os seus interesses económicos rasgando tudo à sua passagem!
A vida humana interessa pouco nesta lógica capitalista do vale tudo. E vale a trapaça e vale o jogo sujo...
"Nações Unidas"? Só se for feitas em trapos!
"Nações Desunidas" caracteriza melhor a realidade mundial!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.