sexta-feira, 6 de junho de 2008

9ºG - Finito


9º G - Escola Secundária/3 de Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

9º G - "Finito"

E eis que chego à minha última despedida do ano, desta feita com a minha turma do 9º G.
Já aqui falei por diversas vezes destes indivíduos que evoluíram enormemente, em termos comportamentais, ao longo destes três anos. Cresceram. Cresceram em altura... e também no resto.
Umas baratas tontas no sétimo ano, foi como eu os baptizei, sempre alegres e contentes, independentemente de resultados escolares e de ralhetes de professores... os meus incluídos. Mas uma turma cheia de afectividade, plenamente demonstrada naquilo que me deixaram escrito. Com eles estabeleci uma relação muito especial logo no sétimo ano, ano em que eles tiveram uma verdadeira injecção de professora Anabela Magalhães a História, Área de Projecto e Estudo Acompanhado! Ufa! Que canseira!
Partilho algumas palavras de entre todas as que me deixaram, porque a escola também tem de incluir emoções. Emoções à flor da pele.

"Eu adoro as aulas de História e a professora. (...) Nós não estamos sempre à espera que a campainha toque para nos irmos embora, as aulas não são uma «seca»..." Obrigada L.

"Acho que as aulas são uma perfeição, não mude, porque o que eu era no sétimo ano a História e o que eu sou no 9º ano!... Melhorei bastante!!!" Obrigada S. Fico particularmente feliz por ti.

"As aulas são cativantes para quem tem vontade de aprender; os PowerPoints são um espectáculo. A nossa amizade será colossal para sempre." Obrigada não sei a quem.

"As aulas são criativas e hoje o que é criativo é «fixe».
As aulas são informativas.
As aulas são activas.
Nas aulas eu aprendo bem...
Gostei!!!" Obrigada F.

"Para mim as aulas de História tornaram-se ainda mais interessantes a partir do momento em que passei a ter aulas com a professora Anabela. A utilização das apresentações em PowerPoint é fabulosa e muito interessante, de modo que desperta mais o interesse dos alunos pela matéria.
Gostei muito das aulas e esforcei-me para evoluir ao longo do tempo." Obrigada A.

"Quanto ao meu percurso durante o 7º, 8º e 9º anos foi muito bom. Cresci em altura e em mentalidade. Gostei muito dos conselhos da professora de História, Anabela Magalhães. Adorei conhecer esta professora. Durante estes três anos além de professora foi uma grande amiga." Obrigada A.

"Desde o 7º ano a professora ensinou-me várias coisas com os seus castigos. (...) É uma das professoras com quem aprendi muito e também uma das professoras de quem vou ter muitas saudades." Obrigada A. por achares que aprendeste com os meus castigos.

"As aulas de História, desde o sétimo ano, foram aproveitadas desde aprender a matéria até como estar numa sala de aula." Obrigada C.

"A professora ajuda os alunos e faz de tudo para os ver felizes e com boas notas." Obrigada C.

Obrigada a todos pelo desafio que foi para mim leccionar à vossa turma. A mais fraquita das três em termos de aproveitamento... mas em alegria e afectividade... não sei não! A nossa amizade permanecerá "colossal"!
Beijinhos fofinhos. Continuaremos a ver-nos por aí. E por aqui.
Ah! E ainda temos o nosso jantar, não é assim? Para carpirmos as saudades!

8 comentários:

Avó Pirueta disse...

Anabela, manda esta "avaliação para a ME. Talvez a senhora aprenda mais com estas amostras do que com manifestações. Há tanta maneira de dizer "eu amo-te" que acho que dizê-lo assim, só, até pode ser a mais pobre de todas. Parabéns, again! Um beijo afectuoso da Avó Pirueta

Anabela Magalhães disse...

Carmo
Não me parece que o ministério esteja interessado nesta espontaneidade e neste calor humano.
Parece que acham que descobriram a pólvora com a porcaria burocrática da Avaliação de Desempenho e com essa pólvora incendiaram toda a Educação.
Eu sou uma entre muitas e muitos que por aí estão nas escolas, a dar o melhor que podem e sabem. E podem muito. E sabem muito. Há muitos professores, mais professoras, como eu, na minha escola, que marcaram por isto ou por aquilo os seus alunos.
A única diferença entre mim e tantos outros é que eu tenho alguma visibilidade através deste blogue. Mas já ando a picar mais umas quantas da minha escola para que façam o que eu fiz e criem também elas o seu blogue. Para que mostrem mais à sociedade o seu trabalho. Porque cansei das baboseiras da tutela, do tratamento desqualificante a que nos votam e sinto-me profundamente magoada por isso. Nós não somos uns anormais muito embora ainda ande uma boa meia dúzia aí à solta. Mas eu não tenho de pagar por isso. Os meus colegas que todos os dias dão o corpo ao manifesto também não. Fartei de ser professorzeca. Basta.
Já me chega o ordenado. Quanto ao resto acabou.
Voltarei a este tema no corpo principal do blogue, para a semana, porque para agora... é só bombar!!!! :D

rui disse...

Parabéns, Anabela, é muito emotivo ver como os seus alunos a apreciam, é a melhor avaliação que um professor pode desejar.

Anabela Magalhães disse...

Sem dúvida, Rui, a única que verdadeiramente me interessa.
Obrigada

Cristiano Costa disse...

Não vale a pena, o 9ºG não dà hipoteses a outra turma qualquer..

obgd por estes 2 anos mt bons e 1 ano +/- porque eramos uns 'infantiloides' mas gostei mt...
aqi fica o tao esperado comentario

9ºH a fazer diferença na ESA

Anabela Magalhães disse...

É certo, Cristiano, vocês tiveram um crescimento espectacular e o balanço destes três anos é muito, mas muito positivo.
E ainda bem que pelo menos tu passaste por aqui. Fico contente.
Bjs

André Monteiro disse...

Não há hipotese.....A turma 9ºG marca a diferença....A professora tem que admitir que esta turma em termos de simpatia é a melhor....Agora em notas?....

Anabela Magalhães disse...

André, desculpa-me ter deixado um comentário teu sem resposta! Hoje, com uns anos de distância, sei que permaneceis no meu coração! Beijocas!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.