sábado, 28 de junho de 2008

Avaliação de Desempenho



Sardinheiras - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Avaliação de Desempenho

Já afirmei inúmeras vezes neste blogue que discordo desta Avaliação de Desempenho implementada pela tutela. Por ter sido implementada à martelada, por ter sido imposta a meio de um ano lectivo, originando uma perturbação nas escolas que jamais vou esquecer, por ser excessivamente burocrática. Mas não discordo de tudo e penso que estava na hora de substituir uma avaliação que, por culpa da tutela, classificava quase tudo como Suficiente.
Muito pouco, digo eu.
Posto isto, e sem me alongar mais, até porque tenho consciência que, para o bem e para o mal (e temo que mais para o mal) a Avaliação de Desempenho está aí para ficar, quero deixar um esclarecimento público acerca da minha actividade docente.
A minha actividade como docente não vai mudar substancialmente por causa da Avaliação de Desempenho a não ser no aumento da papelada, que eu abomino.
Dou um exemplo. Tinha as minhas aulas de 7º ano preparadas por escrito, mas "à minha maneira". Ando por estes dias a converter o "à minha maneira", que vou manter, por "à maneira deles" fazendo aqueles quadros todos xpto adaptados às minhas aulas, que são minhas e de mais ninguém, daí eu não conseguir fotocopiar as planificações de uma qualquer editora. Não sei que raio se passa comigo desde sempre, mas nunca consegui fazer isto e vejo-me sempre a fazer por mim, a pensar as melhores estratégias. Provavelmente tenho a mania de ser original o que me acarreta trabalho acrescido. Safa-me o eu adorar trabalhar. Safa-me ser feliz em poder trabalhar para, e com, os meus alunos.
Mas adiante. Aproveito agora o tempo para adiantar serviço para o ano, o que aliás não é novidade nas minhas rotinas pois, em tempo de aulas, não é possível manter este ritmo de trabalho de bastidores.
Está a ser benéfico para mim este tipo de trabalho burocrático?
Acrescenta-me alguma coisa enquanto docente?
Falo por mim. Nada. Zero.
Tenho até a sensação de estar a chover no molhado, que é uma coisa que eu abomino. A qualidade do meu trabalho não se vai alterar um milímetro só porque tenho as aulas todas preparadas em quadros xpto.
Posto isto resta-me deixar aqui uma tomada de posição, que já tornei pública na minha página de recursos. Deixei lá escrito:

"Página criada em Julho de 2007, com recursos em PowerPoint, elaborados muito antes de se falar em Avaliação de Desempenho.
Página de professora que jamais concorrerá a professora titular "apenas" porque não concorda com a divisão da carreira criada pela tutela. Mas é que nem que se passe a titular, sei lá, entregando fotocópia do registo biográfico!"

É que não faltarão engraçadinhos a passar por lá e a pensar, ou mesmo a dizer "Olha esta a bater-se a titular! Olha esta a querer mostrar serviço!"
Aqui deixo a minha posição, clara, sobre este assunto.
A Avaliação de Desempenho só me vem alterar e dificultar a vida em termos de procedimentos burocráticos, não alterando um milímetro as práticas pedagógicas que já eram minhas.
Jamais concorrerei a titularidades. Acho mesmo que é um dos graves problemas deste país, tão encantado que fica com acenos de rebuçados.
Pois eu não gosto deles.
Tenho medo de engordar, e que ao engordar me torne obesa, pondo em risco a minha saúde física e mental.
Tenho dito.

Ah! E vou ilustrar este "post" com flores. Com flores cá de casa, que eu vivo num mundo florido cultivado pelas minhas próprias mãos.

6 comentários:

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

classificou o incidente como «uma brincadeira de mau gosto que poderia ter atingido alguém», acrescentando, contudo, «que dá a impressão de não ter havido a intenção de acertar em alguém». very sic,sic...sic!

Anabela Magalhães disse...

É, Clap. É só um aviso à navegação, que eu conheço muiiiiito bem, mas muiiiiiito bem, o mundo onde me movo.
Um bom fim-de-semana.
Cumprimentos muito especiais ao patriarca, de quem eu sou muito fã!!! lol
Já sabes disso. Ele também.

rui disse...

Concordo com o seu medo à obesidade, e além disso odeio a política que faz que tenha mais valor o relatório do trabalho feito que o resultado do mesmo. Miséria de burocracia!

Avó Pirueta disse...

Anabela, infelizmente tens razão. E eu, que sou prolixa, comento paenas com duas salvas de palmas: uma para a tua posição e outra para as sardinheiras!
Beijinhos da Avó Pirueta, que vai ver se entre, finalmente, no Clap, salvo seja!...

Anabela Magalhães disse...

Miséria de burocracia mesmo!
Sabes Rui, os carreiristas precisam de justificar a sua existência.
Isto ainda um dia acaba mal.

Anabela Magalhães disse...

Salvo seja, disseste-o bem, Carmo.
Também para lá vou ver as novidades!!
Beijinhos.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.