quinta-feira, 19 de junho de 2008


Home - Barca - Amarante - Portugal
Fotografia de Artur Matias de Magalhães

Problema(s)

Com um agradecimento muito especial à Carmo, transcrevo uma pequeníssima parte do pensamento de Karl Popper.

"Penso que só há um caminho para a ciência ou para a filosofia: encontrar um problema, ver a sua beleza e apaixonar-se por ele; casar e viver feliz com ele até que a morte vos separe - a não ser que encontrem outro problema ainda mais fascinante, ou, evidentemente a não ser que obtenham uma solução. Mas, mesmo que obtenham uma solução, poderão então descobrir, para vosso deleite, a existência de toda uma família de problemas-filhos, encantadores ainda que talvez difíceis, para cujo bem-estar poderão trabalhar, com um sentido, até ao fim vossos dias".

Karl Popper

8 comentários:

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

hoje tive a visita de um anjo....!! será q tem bigodaça??hummmm!!

A Professorinha disse...

Mas que bela descrição do amor... Um problema hehe...

Gostei...

Beijos

Avó Pirueta disse...

Uma coisa posso garantir, infelizmente: é que não é com a escola a metro que nos querem impingir que vamos ter alguém que se apaixone por um problema. Começa porque ninguém tem tempo de ensinar a ver (vide texto do terrear, lindíssimo) nessa escola de robots sem alma. Apaixonar-se por um problema? Que loucura! E não será que o Mundo avança precisamente porque há Loucos que acreditam e fazem? Tirem-me tudo, mas deixem-me a vontade de sonhar e de construir futuros.
Um xi da Avó Pirueta.

Anabela Magalhães disse...

Não tem. Asseguro-te que não tem. Mas, como se diz por aqui... tem muito pêlo nas bentas!
Que se lixe!!!!!!!!!!!!!!!!

Anabela Magalhães disse...

É, Professorinha, o amor também é um problema.
Bjs

Anabela Magalhães disse...

Partilho, já sabes Carmo, da tua opinião.
A Escola é uma entidade que se quer com Alma e isto será sempre impossível de regular por decreto e será sempre independente de remunerações. A Alma conquista-se com muito empenho, dedicação, partilha, esforço, colaboração, trabalho, esmero, estímulos positivos, uma palavra de apoio, de parabéns, de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, de um pedido de desculpas até...
Já li o post do Matias Alves tão próximo também do meu pensamento.
Olhar e ver duas coisas absolutamente distintas que serão fruto de reflexão conjunta entre mim e os meus alunos, na minha aula de apresentação aos meus novos discípulos em Setembro próximo.
Beijinhos

Elsa C. disse...

Como é que este epistemólogo consegue ser tão poético?
É que ou a ciência e a filosofia surgem das entranhas do ser e da vida, reflectindo os seus problemas, ou não passarão de simulacros desses domínios.
Gostei...muito.

Anabela Magalhães disse...

Subscrevo Elsa, as tuas, como sempre, sábias palavras.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.