terça-feira, 10 de junho de 2008












Homo sapiens sapiens
Fotografias de Anabela e Artur Matias de Magalhães, Eugénio Queiroz e Helder Colmonero

Importa-se de Repetir?

"Hoje eu tenho que sublinhar, acima de tudo, a raça, o dia da raça, o dia de Portugal..."

Pois é verdade, o nosso Presidente da República saiu-se com esta pérola!!!
E pensar que ando eu a ensinar aos meus alunos que isto de raças nos humanos é um conceito ultrapassado, revogado pela ciência, que raças existem nos cães, que nós somos todos Homo sapiens sapiens, e agora levo com este exemplo vindo da mais alta individualidade da nação!
É caso para dizer que até aqui se vê o nosso atraso!
Que pérola!
E contra esta pérola posto fotografias da nossa diversidade na igualdade. Como protesto contra tão grotesca afirmação. Todos estes rostos, mais o meu, e o dos meus novos alunos, farão parte das minhas aulas de apresentação do próximo ano lectivo, em PowerPoint, claro, que eu sou a Miss dele! Porque de pequenino se torce o pepino! Para saborearmos e apreciarmos esta beleza de diversidade na igualdade.

Nota - As fotografias foram tiradas em Espanha, na Rússia, na Mauritânia, no Irão, em Portugal (Carvalho de Rei), na Jordânia e em Marrocos. E foi lindo de se ver!

7 comentários:

Avó Pirueta disse...

Se não fosses tu (ou um dos meus outros filhos bloguistas) a dizerem-no eu não acreditaria! Sabes, tenho um Amigo que agora tem 62 anos e em 1963, ao preencher aqui em Angola o impresso para requerer o antigo 7º ano, no lugar à frente de "raça", escreveu: "humana". Ainda se viu um bocado atrapalhado. Nesse tempo eu era branca de segunda...
Dá, quando puderes, uma vista de olhos à minha esperança na mestiçagem. Beujinho, Princesa do Tâmega

Anabela Magalhães disse...

Já dei. Adorei.
Bjs

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

...e ainda se pode continuar a explorar o filão pensamento - acção do nosso ilustre magistrado, que ao q consta tal como J.Cristo não teria biblioteca. E mais ainda: como para ir para a escola não usava Diccionario da Raça Portuguesa, fiquemo-nos com mapas e sugestões de ilustrações de Portugal e Ilhas, com a divisao onde será mais profícuo cultivar as ditas!
(Adaptado de INE,2000; www.ine.pt). (Map of Portugal (Continent and Islands) : Bovinos; Ovinos; Obinas; vacas; bois, cabras e ..."ões"!!!
Credo!...que Bicharada, colega!!

Anabela Magalhães disse...

Esta conversa cheira-me a A., J., ou A. outra vez... estarei enganada?!

Raul Martins disse...

Eu também senti cá um calafrio na espinha quando ouvi tais palavras. E mais nos doeu quando sem querer temos vindo a falar de cidadania e da beleza que é este encontro de culturas e povos... da mestiçagem (que lindo! na casa da Avó Pirueta)...
"Bolas para os exemplos que vêm de cima." como algures li por aqui em comentário da Elsa, creio eu.
Carpe diem!

Anabela Magalhães disse...

Bolas para os exemplos que vêm de cima, mesmo!
Uma infelicidade o que lhe saíu boca fora. Fiquei admirada. Porque ele é bastante contido e comedido. Enfim, todos temos dias assim!!

Raul Martins disse...

Eu também acredito que foi uma infelicidade. Eu fui aluno da esposa e ainda o ano passado estiveram em visita ao nosso Colégio e sempre tive uma grande admiração pelos dois. Mas um Presidente não pode ter estes deslizes e com a acentuação que ele deu. Mas errar é humano!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.