quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Carta Aberta ao Primeiro-Ministro José Sócrates



Carta Aberta ao Primeiro-Ministro José Sócrates

por João Miguel Tavares
Diário de Notícias, 2009-11-10

Excelentíssimo senhor primeiro-ministro:

Sensibilizado com o que tudo indica ser mais uma triste confusão envolvendo o senhor e o seu grande amigo Armando Vara, venho desde já solidarizar-me com a sua pessoa, vítima de uma nova e terrível injustiça. Quererem agora pô-lo numa telemovela - perdoe-me o neologismo - digna do horário nobre da TVI é mais um sintoma do atraso a que chegámos e da falta de atenção das pessoas para as palavras que tão sabiamente proferiu aquando do último congresso do PS: "Em democracia, quem governa é quem o povo escolhe, e não um qualquer director de jornal ou uma qualquer estação de televisão." O senhor acabou de ser reeleito, o tal director de jornal já se foi embora, a referida estação de televisão mudou de gerência, e mesmo assim continuam a importuná-lo. Que vergonha.
Embora no momento em que escrevo estas linhas não sejam ainda claros todos os contornos das suas amigáveis conversas, parece-me desde já evidente que este caso só pode estar baseado num enorme mal-entendido, provocado pelo facto de o senhor ter a infelicidade de estar para as trapalhadas como o pólen para as abelhas - há aí uma química azarada que não se explica. Os meses passam, as legislaturas sucedem-se, os primos revezam-se e o senhor engenheiro continua a ser alvo de campanhas negras, cabalas, urdiduras e toda a espécie de maldades que podem ser orquestradas contra um primeiro-ministro. Nem um mineiro de carvão tem tanto negrume à sua volta. Depois da licenciatura na Independente, depois dos projectos de engenharia da Guarda, depois do caso da rasura no seu cartão de deputado com o ser ou não ser engenheiro, depois do apartamento da Rua Braamcamp, depois do processo Cova da Beira, depois do caso Freeport, depois do caso dos contentores de Alcântara, eis que a "Face Oculta", essa investigação com nome de bar de alterne, tinha de vir incomodar uma pessoa tão ocupada. Jesus Cristo nas mãos dos romanos foi mais poupado do que o senhor engenheiro tem sido pela joint venture investigação criminal/comunicação social. Uma infâmia.
Mas eu não tenho a menor dúvida, senhor engenheiro, de que vossa excelência é uma pessoa tão impoluta como as águas do Tejo, tirando aquela parte onde desagua o Trancão. E não duvido por um momento que aquilo que mais deseja é o bem do País. É isso que Portugal teima em não perceber: quando uma pessoa quer o melhor para o País e está simultaneamente convencida de que ela própria é a melhor coisa que o País tem, é natural que haja um certo entusiasmo na resolução de problemas, incluindo um ou outro que possa sair fora da sua alçada. Desde quando o excesso de voluntarismo é pecado? Mas eu estou consigo, caro senhor engenheiro. E, com alguma sorte, o procurador-geral da República também. Atentamente, JMT.

Nota - Com os meus agradecimentos à Maria Almeida.

19 comentários:

Em@ disse...

Disso não tenho dúvidas: Com alguma sorte o procurador-geral da Républica está com ele, benzódeus!
Eu é que não. Fóooooooooonix.

Anabela Magalhães disse...

Com algum azar... queres tu dizer...
Fóoooooooooooonix, Em@!
Quero ir para o deserto.

maria eduarda disse...

Em@, não te baralhes!
Eu ainda vou procurar um Alentejo mais profundo, se é que existe!

Anabela Magalhães disse...

Num chega, Dudú! O Alentejo é Portugal... não escapa!
Não escapa.

maria eduarda disse...

Pois é! Tens razão!
Ir para onde?

maria eduarda disse...

Ouviram a nova ME? O que vos palpita?

Em@ disse...

Eu não estou baralhada, minhas AMIGAS. É o JMTavares que o diz no final da sua carta aberta:"E, com alguma sorte, o procurador-geral da República também. Atentamente, JMT. "
Eu é que de maneira nenhuma, fóoooooooonix. Se eu tivesse um resquício de dúvida, perdi-a nestes últimos tempos.

Apetece-me fugir só que não sei para onde.

Anabela Magalhães disse...

Amigas!
Estou a precisar de uma DUNA!

Em@ disse...

Não onsigo ouvir ninguém deste governo.Nem a IA. Leio depois. Atingi o ponto de saturação máxima. Só para lutar contra eles é que não...

Anabela Magalhães disse...

Dudú, só comecei... num aguentei...

Anabela Magalhães disse...

À falta de uma para calcorrear... contento-me com uma para ouvir...
alheios a tudo... olhos penetrantes... pensamentos lavados..

Em@ disse...

Onde foi parar o meu comentário huuuuuuu? Aquele onde eu dizia que não estava baralhada????

Anabela Magalhães disse...

Em@! Não é este?

Eu não estou baralhada, minhas AMIGAS. É o JMTavares que o diz no final da sua carta aberta:"E, com alguma sorte, o procurador-geral da República também. Atentamente, JMT. "
Eu é que de maneira nenhuma, fóoooooooonix. Se eu tivesse um resquício de dúvida, perdi-a nestes últimos tempos.

Apetece-me fugir só que não sei para onde.

12 de Novembro de 2009 22:09

Em@ disse...

Garagalha aí kakaka que eu gargalho aqui e a Dudú gargalha acoli...
Num vi,
Num li.
o dia(t)cho do comentário!


Sooooooorry

maria eduarda disse...

Também me pareceu que a ME, sorrisos, sorrisos, vai dar tudo ao mesmo.
Mas ela diz que sabe o que faz, que é professora, trabalha rápido e pátáti, pátátó...

Anabela Magalhães disse...

Isto já tá tudo tolo!
Trá-la-ró-la-ri-ló-ló!

Anabela Magalhães disse...

Isto já tá tudo tolo!
Trá-la-ró-la-ri-ló-ló!

Hélio Matias disse...

Há uns dias um tal Gondar embandeirava em arco...porque tinha lido muitos livros de IA, e portanto isto agora ía.
No momento tive o cuidado de lhe dizer que...se calhar IA...ia para o mesmo.
Vale a pena esperar?Tenho "pena" dos meus colegas!

Anabela Magalhães disse...

Ó Hélio, o Gondar não existe!
Esse de que fala, e que tem tantas esperanças na nova ministra é o Ricardo Pinto, que foi meu aluno há uns anos, e que agora está já na faculdade.
Ouviu a nova ministra?
É que eu só comecei e confesso que não aguentei.
Estou sem pachorra...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.