quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Meter o Pé na Poça

Meter o Pé na Poça

Hoje foi dia de meter o pé na poça.
Confesso que achei absolutamente seguro publicar a fotografia que agora retenho no meu arquivo fotográfico e que já retirei do corpo do blogue. Ampliei-a e não achei ser possível reconhecer fosse quem fosse. Era uma fotografia tirada dentro da Sala de História, a uma turma que é minha, e em que quase todos os alunos estão de costas e alguns se encontravam registados parcialmente de perfil.
Ora chegou-me à caixa de comentários o pedido de um pai que não teve a mesma opinião e que me solicitou a remoção imediata dessa mesma fotografia por entender que o seu filho era passível de reconhecimento.
Todos os cuidados são poucos na web e se há pessoas que expõem os seus filhos pequenos em fotografias assim e assado e que os deixam publicar fotografias a torto e a direito nas redes sociais outros há, e bem, que permanecem atentos a este fenómeno, controlando-o.
Tenho-me como pessoa cuidadosa. Apesar disso, hoje, de qualquer modo, prevariquei.
Trago esta história para o corpo do blogue porque é importante e porque poderá servir de alerta a outros para esta situação, para o combate que todos nós devemos travar enquanto educadores pela preservação da imagem de quem cresce e está de alguma forma mais desprotegido.
O alerta foi mais do que pertinente e eu já tive oportunidade de pedir publicamente desculpa a este pai que aqui deixou a sua insatisfação e desconforto.
Entretanto "limpei" os rostos que se apresentavam parcialmente de perfil e voltei a publicar a fotografia por ser importante para a contextualização do conteúdo do meu post.
Espero que assim a fotografia não cause qualquer incómodo .

E aqui deixo a nossa conversa lá atrás:

Gustavo disse...
Muito boa tarde Dr.ª tenho reparado que publica fotos de alunos seus entre as quais esta, onde está o meu filho nitidamente visível de perfil. Como não assinei nenhum documento a autorizar publicação das mesmas pedia o favor de a retirar a foto e não voltar a fazê-lo nem a referir nomes de alunos. É uma situação muito grave e sobretudo perigosa isto que está a fazer, a expor jovens de menores.
Só não me identifico porque não quero que tome o meu filho de ponta, mas como pessoa inteligente que é deve saber que faria o mesmo pelos seus.
Com simpatia...
25 de Novembro de 2009 19:17
Anabela Magalhães disse...
Peço desculpa e vou retirar de imediato. Achei, sinceramente, que nenhum miúdo podia ser identificado. Inclusivamente ampliei a fotografia e achei mesmo que não eram perceptíveis as suas fisionomias. Evidentemente que qualquer pai reconheceria o seu filho, mesmo de costas...
A fotografia será retirada de imediato e mais uma vez peço desculpa pelo sucedido, apesar do meu extremo cuidado de não expor absolutamente nenhum aluno, exactamente pelas razões que aponta.
Agradeço-lhe o reparo.
De resto jamais tomaria o seu filho de ponta porque em absoluto não é o meu modo de estar e de actuar.
Espero que pelo menos tenha ficado agradado com o teor do meu post sobre o comportamento exemplar também do seu filho.
25 de Novembro de 2009 19:30
Gustavo disse...
Espero que compreenda a situação e não interprete mal as minhas palavras
25 de Novembro de 2009 19:28
Anabela Magalhães disse...
Compreendo perfeitamente, não interpreto mal e estou absolutamente de acordo consigo.
Garanto-lhe que ampliei a fotografia e não considerei ser possível a alguém que os não conheça identificar quem quer que fosse. Só por isso publiquei.
Peço desculpa.
E logo eu que sou bem cuidadosa com a possível identificação dos miúdos... :(
É que, de facto, todos os cuidados são poucos na rede relativamente aos mais desprotegidos.
25 de Novembro de 2009 19:37

7 comentários:

Contra.facção disse...

Anabela
Vai ao mail, tem um vídeo espectacular para postar.

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Miguel, e já lá vou...

Ricardo Pinto disse...

pronto claro que é necessário ter cuidados mas penso que a foto não tem nada demais. São opiniões, ainda assim o que pode fazer é enviar como fez a professora do meu irmão autorizaçãos para casa para colocar fotos na net. Se calhar é mais seguro...
Bj

Ricardo Pinto disse...

Ah, entretanto vou lhe enviar um e-mail do nosso projecto por e-mail. Esteja atenta!

Anabela Magalhães disse...

Eu já faço isso, Ricardo. Com o meu 8º F, e para o blogue homónimo que criei no ano nem sei das quantas, pedi autorizações por escrito aos encarregados de educação. Os miúdos eram todos aqui da cidade e os encarregados de educação, todos excepto um, concederam autorização.
Fui até alvo de comentários tipo "Mas ó professora nós temos todos as nossas fotografias no
HI5!"
Isso sei eu, mas eles são eles e eu sou eu. E eu não gosto, e não devo, expor os miúdos e sou até cuidadosa.
Hoje não deixarei de alertar a Directora da minha escola para o sucedido, por causa do site da EB.
Estas campainhas são fundamentais para se corrigirem trajectórias, Ricardo.

Bea disse...

Por causa disso os nosso cederam o direito de imagem, os que queriam claro.

Anabela Magalhães disse...

Importantíssimo, Tiza!
Eu, pelo sim pelo não, vou retirar as fotografias mesmo.
Não quero chatices.
Beijocas

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.