terça-feira, 1 de junho de 2010

Dia Mundial da Criança


Dia Mundial da Criança - Nouackchot - Mauritânia
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Dia Mundial da Criança - Amarante - Portugal
Fotografia de Artur Matias de Magalhães
Dia Mundial da Criança - Chefchaouen - Marrocos
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Dia Mundial da Criança

Para o assinalar, socorro-me de um texto escrito por mim, num dia vulgar, já publicado neste blogue.
E agradeço que observem as fotografias que escolhi para ilustrar este post.
São todas crianças, não é assim?

Marrocos e as Crianças - As Nossas e as Deles

E a partir de que idade podem as nossas crianças viajar para lá? - é uma pergunta que me fazem frequentemente as pessoas que já são mães e pais e que perspectivam uma incursão ao país assustador do Sul.
A todas respondo que viajar para Marrocos não exige cuidados especiais se falamos, evidentemente, de crianças saudáveis.
Durante todos estes anos já por lá as vi de todas as idades, desde quase recém-nascidos colados ao peito dos pais, até bebés de poucos meses transportados às costas quase à maneira africana, até crianças já andadeiras a calcorrearem felizes seja o chão das medinas, a areia das praias extensas, ou a areia do deserto. Por norma crianças francesas, que são as que mais acompanham os pais seja para onde for, porque de pequenino se torce o pepino e é preciso mostrar desde cedo outros mundos, outras gentes, trabalhando informal e naturalmente, desde idades precoces, esta aceitação do diferente, esta aceitação do outro.
Aliás, a todos garanto que Marrocos é povoado de crianças "normais" de Norte a Sul, que nascem e sobrevivem neste país feito de regiões montanhosas imensas, ora doces ora agrestes, planaltos e planícies intermináveis, ergs de areia fina e dourada e regs negros e pedregosos e que, transportadas para cá, passariam absolutamente despercebidas entre os portugueses que são para aqui uma mixelânia sem fim, às vezes com a mania de que são especiais, esquecendo-se de que são apenas vulgares.

9 comentários:

Isabel Preto disse...

Partilho contigo, esta paixão por Marrocos e pelas crianças marroquinas...Aliás, tenho uma menina resultante dessa mistura de culturas.
Beijinhos.

Anabela Magalhães disse...

Ora viva, Isabel!
Tudo bem contigo?
Pois eu sei que tu partilhas esta minha paixão por Marrocos.
Não sabia era da menina... muitos parabéns! Crinça que resulta da mistura de duas culturas fica somente mais rica em diversidade.
Beijocas!

www.angeloochoa.net disse...

Bonitas tuas fotos, Anabela, do mais excelente bem, que todo este nosso vasto mundo tem, as nossas tão queridas, e do sempre do bom Deus amadas, crianças.
Beijinhos.

Anabela Magalhães disse...

Muito obrigada, Ângelo!
Beijinho!

maria eduarda disse...

Anabela,
São todas crianças, mas com horizontes diferentes, em oportunidades com certeza.
Beijinhos.

www.angeloochoa.net disse...

Eu outra vez, a te dizer Anabelíssima, que copi pastei para meu spaces.live a fotografia dos negrinhos do pastoreio marroquino.
Já agora grato por seres a 1º seguidora de meu «blogue» http://iavemaria.blogspot.com/ que aproveito para divulgar... Mais te digo que dos dois últimos dias de Maio e o primeiro de junho 2º aniversário de nos conhecermos em AMAR-Ante já vai com 119 entradas.
kakakak beijinho

Anabela Magalhães disse...

Criança, evidentemente!

Anabela Magalhães disse...

Certamente, Dudú! Com expectativas decorrentes da sua vivência e envolvência... ou não. Felizmente há quem rompa tudo isto, e baralhe e dê de novo, cá como lá!
Beijoquinhas!

Anabela Magalhães disse...

Leve daqui o que quiser, Ângelo, porque o que é meu, dos meus amigos é!
Beijinho!
Ah! E fiquei contente por ser a 1ª seguidora! :)

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.