segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Dia Cinco

Vinhedos do Douro - Património Mundial da Humanidade - Portugal
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Dia Cinco

E o dia de hoje fez-se de mergulho no Douro, de mergulho de cabeça numa das regiões mais belas e preservadas de Portugal, justamente considerada Património Mundial da Humanidade.
Iniciámos o dia em S. Leonardo da Galafura, em terras de Miguel Torga, onde as vistas se alargam sobre socalcos e mais socalcos de vinhedos que brotam do solo quente e xistoso, cortados a meio pelo Douro que corre, lá em baixo, bem encaixado nas encostas maravilhosas. Em S. Leonardo de Galafura, a paisagem é, verdadeiramente, de cortar a respiração. Para quem não conhece a beleza imperdível, não tem que enganar - em Vila Real apanhe a estrada para a Régua e vire na indicação do miradouro. Claro que também poderá fazer a visita viajandoem sentido contrário... de qualquer modo, garanto-lhe, não dará o seu tempo por perdido se pretende ficar com o Douro, literalmente, aos seus pés.
Dali seguimos até ao Pinhão, por montes e vales mais ou menos suaves, feitos de mais e mais socalcos verdes, já a começar a raiar de vermelho, que o Outono aproxima-se a passos largos e já há vindimas no Douro.
Finalmente chegámos a Foz Côa, não atraídos pela povoação em si, mas pelo seu Museu, fabuloso edifício já falado neste blogue e que vale bem a deslocação só pela arquitectura, como foi o caso de hoje, segunda-feira, museu encerrado, azar! Porque o interior também vale bem a visita.
E encerrámos o dia cinco de férias portuguesas, "concertezas"!, que o país está em profunda crise e todos temos de contribuir para a retoma desta coisa sob pena de sucumbirmos...

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.