terça-feira, 23 de agosto de 2011

Dia Um - Rota do Românico - Percurso Sul

Rota do Românico - Percurso Sul - Portugal
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Dia Um - Rota do Românico - Percurso Sul

Hoje foi dia de cumprir uma peregrinação românica a partir de Penafiel. Com início na belíssima Ermida de Nossa Senhora do Vale e continuação pelo Mosteiro de São Pedro de Cete, pelo Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa, pela Igreja do Salvador de Cabeça Santa, passando pela especial e minúscula Igreja de São Gens de Boelhe terminei esta rota na Igreja de São Pedro de Abragão.
Os exemplares arquitectónicos românicos foram todas fotografadas por fora, de cima para baixo e de baixo para cima e poderão enriquecer agora a minha apresentação em PowerPoint sobre o Românico que por sua vez enriquecerá a minha página de apresentações já renovadas.
Os pontos fortes deste Percurso Sul, que agora partilho com os meus leitores, são a excelente sinalética que indica sem falhas os percursos, o património arquitectónico visitado, belíssimo, eu amo a simplicidade e o despojamento românico!, e as envolventes dos edifícios, por norma bastante bem arranjadas e com edifícios de arquitectura tradicional portuguesa de qualidade assinalável e quase todos restaurados e cuidados.
Os pontos fracos são mesmo o facto de apanharmos todos os edifícios fechados e ainda a pantominice em que estas terras e terrinhas estão mergulhadas. A "paisagem construída, ou terá sido antes destruída?" entre edifícios românicos visitados é indescritível de má, é mesmo inacreditável com edifícios de vários andares plantados no meio de campos de milho, casas assim e assado, frito e também cozido, a lembrarem-me as arquitecturas socratinas, indignas. Pelo meio sobrevive, aqui e ali em avistamentos raros, uma ou outra casa condigna, vinda de tempos que já lá vão. O caos é de tal ordem que me obrigou a pensar que os autarcas e técnicos que permitiram tais crimes urbanísticos em Portugal deviam estar todos presos.
Porque a pantominice urbana devia ser punida por lei. E não o é.
Mas... voltando à Rota do Românico... hoje percori uma parte dela e recomento o seu percurso a todos os meus leitores. Vale bem pelos edifícios românicos visitados.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.