segunda-feira, 10 de junho de 2013

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Este é o dia em que parece que o presidente da república portuguesa distribui por aí umas comendas/condecorações a alguns portugueses "notáveis".

Os professores zecos, lamentavelmente ou talvez não!, não costumam ser agraciados com estas condecorações mas, por vezes, são agraciados com as medalhas mais fabulosas que poderiam receber em vida, feitas de palavras carinhosas que fazem saltar memórias de dentro do baú das recordações onde nós guardamos turmas inteirinhas... e eu guardo turmas inteirinhas dentro de mim.

Ontem, inesperadamente, numa postagem no facebook que começou por ser de crítica política  aconteceu que eu fui condecorada, à distância, por um aluno, agora na universidade. A "conversa" foi pública e eu senti ainda mais que a minha luta pela Escola Pública faz todo o sentido.
Ontem fui medalhada pelo Eduardo Pinto, aluno que já entrou nesta minha casa por variadíssimas vezes e vai continuar a entrar sempre que o desejar. Enrosquei-me nas suas palavras... que recebi amorosamente como quem recebe beijinhos doces, acompanhados de xis apertadinhos de aluno para professora, retribuídos de professora para aluno, com muito respeito! Eheheh... até pareço o Jorge Palma.
Sim, a nossa profissão é deveras especial e mágica mas, lamentavelmente, há quem nunca chegue a provar a sua magia mesmo estando dentro dela.

Aqui deixo a minha medalha mais preciosa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Porque há quem pense que ser Professor é entrar na sala de aulas, despejar umas matérias, uma tretas e usufruir de muitas férias. E porque este blogue é a Minha Casa, é My Home, e entra aqui o que eu quero e quem eu quero deixar registado para a posteridade, para o bem e para o mal.
Neste caso, para o Bem.
  • Eduardo Pinto Professora, a professora sabe que mais do que história, ensina os seus alunos a serem melhores seres humanos incutindo aos seus alunos os valores que a própria professora possui, por alguma razão, é a única professora que sempre gostei e procurei manter o contacto, e sabe que como eu, há muitos
  • Anabela Magalhaes Agradeço-te as tuas palavras carinhosas para comigo. Deixas-me emocionada por saber que me guardas assim no teu coração. Nesta hora que é de muita luta pela defesa da Qualidade da Escola Pública, Valor Maior para mim, como sabes, tu que conheceste o meu trabalho em sala de aula e que sabes que ele é autêntico e apaixonado, e que podes imaginar facilmente o trabalho duro que está por detrás de cada aula leccionada, ano após ano, fora todo o outro trabalho, tanto!, cada ano mais!, infrutífero e estéril a que nos obrigam... podes imaginar a angústia desta professora ao ver que nos querem tratar como meras coisas sem direitos. Não lhes admito. Quero poder continuar a entrar na sala de aula com dignidade e com o meu melhor sorriso estampado na cara. Não lhes posso permitir que me tirem isso, Eduardito! De resto tu conheces-me, sabes que eu me bato por aquilo em que acredito como uma leoa...
  • Anabela Magalhaes Confesso, Aluno Meu, amei ler... "a minha Professora Anabela Magalhaes"!
  • Eduardo Pinto É exactamente esse tipo de valores que a professora nos dá, eu puxei esse especialmente, mas são muitos outros, há muita gente que se algum dia for alguém, tem que se lembrar que um dia esteve sentado na sua sala, a ver aqueles power points mas acima de tudo, terá que se lembrar das pequenas conversas "extra aula" que tanto nos ensinam. Quanto ao seu trabalho, sabe o quanto a admiro pois não se preocupa apenas em dar a matéria e explicar, procura que os seus alunos GOSTEM do que estão a aprender e tanto isso como os seus métodos são exemplares e os resultados falam por si. Tenho agora uma cadeira "História do Direito Português" e não sabe o numero de vezes que me lembro de si e dos seus power points e o quão melhores seriam os resultados se fosse a professora a lecionar. A professora foi, será sempre, e quem me dera que ainda fosse minha professora, por todos os motivos e mais alguns, mas destacando que é das poucas professoras que "cala" os alunos com argumentos válidos e justificados, não recorrendo ao "poder" que um professor tem na sala de aula. Este talvez seja o principal motivo do meu máximo respeito por si.
  • Anabela Magalhaes Muito, muito obrigada! Deixas-me ainda com mais força para lutar por aquilo em que acredito e que acredito estar certo. E é certo que me esforço bastante por ser respeitadora... também com os meus alunos que são gente em formação acelerada... esforço-me por lhes transmitir este gosto pelo fazer bem, pelo trabalho que pode ser árduo mas também pode ser fonte de muito prazer... e sim, eu adoro uma boa troca de argumentação... eheheh......

  • Nota - Sim, a Lara continua a caminhar...
     

    Sem comentários:

     
    Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.