Relembro a todos os amarantinos em geral, e a todos os interessados por esta arte da fotografia em particular, que, amanhã pelas 16 horas, na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, temos um encontro marcado a propósito deste "nosso" enormesco fotógrafo chamado Eduardo Teixeira Pinto.
Falaremos de muita coisa, provavelmente também desta fotografia, tirada algures pelos finais dos anos 40, inícios dos anos 50, segundo o senhor Joaquim Coelho Oliveira que se encontra à esquerda de gabardina clara, o único sobrevivente deste trio ainda composto por Maurício Sampaio Machado, ao centro e Manuel Luís Coelho, à direita.
A fotografia é muito fácil de contextualizar, para quem é de Amarante, pois trata-se de uma fotografia tirada provavelmente de Inverno, que regista "Os últimos", nome atribuído pelo senhor Eduardo a este momento único em que os últimos já trocam as últimas palavras no exterior do Café-Bar, onde a minha tia Maria José, qual Gioconda nas palavras de Teixeira de Pascoaes, por certo tratava de ultimar o fecho do dia já com o carro de praça pertença do meu avô Rodrigo e do meu tio-avô Belchior Queiróz em posição adequada ao arranque para o regresso ao recato do lar...ali perto, na Rua da Cadeia... já horinhas... já a meia-noite a despontar.
Apareçam!
Sem comentários:
Enviar um comentário