sábado, 1 de junho de 2013

O Professor António Costa e o Teatro


 O Professor António Costa e o Teatro

A peça foi representada na passada quinta-feira, no Colégio de S. Gonçalo, aquele que eu visito amiúde a convite da professora Rosa Maria Fonseca e do professor António Costa.
A convite deste último, assisti à representação da peça "Do que um homem é capaz - Quadros da crise... de valores" e, mais uma vez, pasmei. Porque sou Professora e sei bem avaliar o quanto é difícil organizar seja o que for que vá para além de um horário pré estipulado de uma Escola, seja ela Pública ou Privada, quanto mais a representação de uma peça parida pelo António, encenada pelo António e o mais que ele fez, porque até actor foi! sei bem o suor e lágrimas... e as gargalhadas... que foram derramadas, por certo, até todos chegarem ali. É claro que uma actividade como esta, que envolveu muitos alunos e alguns professores só é passível de levar a bom porto devido um gosto imenso devotado ao Teatro  sentido por todos e ao imenso amor pela Actividade Docente e ao entuasiamo que contagia tudo e todos e vence obstáculos e contagia actores, estrelas maiores por uma noite sem as quais a peça não veria a luz do dia... ou da noite, como foi o caso.
O argumento da peça não podia ser mais actual, pertinente e acutilante: a crise, a crise de valores, a futilidade reinante nas redes sociais reflexo da futilidade das vidas reais, as políticas demolidoras e obscenas, a corrupção, a contestação, as tentativas mais ou menos eficazes de reacção de um povo que tem obrigação dizer não, eu não vou por aí! mas que só poderá tomar essa atitude consciente e responsável se para isso estiver preparado, se reflectir, se criticar, se for capaz de apontar caminhos outros.
Fiquei a pensar... felizes dos alunos que podem contar e privar com Professores do calibre do Professor António Costa!

A surpresa da noite foi reconhecer antigos/as alunos/as... meus... não esperava, não sabia... sim, meus queridos/as, darei novas sobre esta extraordinária noite de teatro no meu blogue!... e... como foi possível não te reconhecer, meu querido Álvaro Brás? Tão crescido, tão adulto, tão maduro, tão compenetrado no teu papel?
Mea culpa... esta Professora continua a parecer jovem, é certo... eheheh... mas...

Deixo os meus sentidos agradecimentos a todos quantos de algum modo contribuíram para uma noite feliz, de contacto íntimo com a magia do teatro, especialmente aos maravilhosos actores por uma noite e ao fabuloso Professor António Costa pela amabilidade do convite que me proporcionou uma noite especial e inesquecível... à Elisabete Costa também, eu sei!

Para o ano lá estarei... espero! Lá estaremos...

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.