terça-feira, 19 de novembro de 2019

Amarante - O Outono É Lindo!

Outono - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães 

Amarante - O Outono É Lindo!

Se há coisa que adoro quase desde que nasci, em casa do centro histórico com vistas desafogadas para o Tâmega, é o Outono em Amarante. Ano após ano, a partir de Setembro, a agora cidade, que já foi uma extraordinária vila, enche-se de um colorido quente e policromado que vai desde os mais incríveis tons de amarelos, percorre múltiplos tons de castanhos, toca os rosa, enche-se de vermelhos, mais ou menos sanguíneos, entrando-nos tudo olhos adentro como uma sinfonia de cor que só pára dentro do nosso coração, alimentando-o, anualmente, de energia renovada para aguentarmos o Inverno amarantino, muito rigoroso e gélido, que, inevitavelmente, se aproxima a passos largos.

Hoje limparam-nos os passeios da imundice que é o folhedo, que já foi muito belo, transformado num autêntico lamaçal.
- Haja deuses!!! - disse eu aos trabalhadores, que, acompanhados de camioneta de caixa aberta, varriam e carregavam a imundice logo pela manhã, hoje tivemos direito a limpeza!
E o feito ficou registado, também fotograficamente, porque eu terei sempre tempo para criticar tudo aquilo de que não gosto e que me incomoda nesta cidade que é minha.
Nunca fui avençada, nunca pertenci a qualquer partido político, nem mesmo ganhei o que quer que seja com a realização deste blogue... muito o pudesse ter feito, muito embora já tenha recebido convites de múltiplos quadrantes políticos, sempre das forças que nesse dado momento estão na oposição, muito embora também já tenha sentido os ataques de múltiplos quadrantes políticos, sempre dos que, no momento, se sentavam nas cadeiras inebriantes do poder... e principalmente dos apaniguados, dos ceguinhos, dos acolitados, dos que medram à sombra dos pálios e encontram a sua força nos rebanhos. Confesso que não gosto disto. Nunca gostei de rebanhos. E a verdade é que tudo aquilo que escrevo, e que edito, só de mim depende, só a mim vincula, já que, o facto de ser bloguer, permitiu-me esta coisa maravilhosa chamada liberdade de expressão que, aos 12 anos consegui e soube, ao longo da minha já longa vida, preservar e respeitar.
Não abro mão dela, da Liberdade! E também não abro mão dela, de Amarante! Enquanto por aqui andar.
Tenho dito.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.