quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Maquetas - Centro de Recursos da Sala de História

Maquetas - Centro de Recursos da Sala de História
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Maquetas - Centro de Recursos da Sala de História

Os miúdos fazem trabalhos maravilhosos e não é de agora. Comigo fizeram sempre, respondendo a desafios por mim lançados na sala de aula. Com a minha chegada à, na altura, E. B. 2/3 de Amarante, em 2009, finalmente, quase aos 50 anos efectiva num agrupamento!!!, meti pés ao caminho e tratei de organizar o Centro de Recursos da Sala de História, primeiramente apenas com os meus materiais de apoio, que antes iam para a sala de aula nas minhas carteiras, e depois com doações várias de gente conhecida e até mesmo desconhecida! - tenho histórias maravilhosas contadas neste blogue de generosas e carinhosas doações de amigos, de colegas professores amigos que jamais conheci fisicamente e de outros com quem privo amiúde - e com aquisições que continuo a fazer nas minhas andanças pelo país e pelo mundo - frequentemente estas são mesmo as únicas recordações que vou acumulando dos sítios visitados - e, jamais esquecerei, com muitos trabalhos que, ao longo dos anos, os alunos foram construindo em casa e no Clube de História, clube este que também implementei a partir do ano lectivo seguinte ao da minha chegada em consequência da construção do Projecto História em Movimento que, em breve, fará 10 anos.

Estas maquetas, todas maravilhosas, que hoje partilho com os meus leitores, referem-se ao período Paleolítico - mas outras serão feitas para o período seguinte, Neolítico, portanto! e até mesmo para o período da 1.ª Guerra Mundial, que os meus alunos de 9.º ano não querem ficar atrás dos seus colegas mais pequenitos do 7.º ano de escolaridade e vão tentar construir um campo de batalha cheiinho de trincheiras...
Estas maquetas foram feitas integralmente em casa, umas com a ajuda dos pais, outras em grupo organizados por eles, outras em trabalho de pares e outras resultaram ainda de trabalhos individuais e, não tenho qualquer dúvida, contribuíram, de forma indelével, para o bem-estar dos meus alunos na Escola que, por estes dias, também é a deles.
Se eu gostaria de ter tempo para realizar estes trabalhos em contexto de sala de aula? Pois gostaria... mas, infelizmente, temos o inevitável corre corre da matéria que ainda está por abordar e que é imensa... mas lá chegaremos.
Darei novas.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.