quarta-feira, 23 de julho de 2008



Xaninha

"Tudo o que é comestível no mundo ocidental faz parte da dieta de Alexandra Bento. Moderação é o truque para uma dieta equilibrada."

Assim afirma, e pratica, Alexandra Bento, Presidente da Associação dos Nutricionistas Portugueses.

E ao olhar para esta fotografia da Xaninha ocorreu-me uma constatação. As miúdas que me desculpem, mas nunca terão o interesse duma mulher experiente e madura que se vai construindo dia após dia, ano após ano, fruto duma atitude positiva e optimista perante a vida, fruto de um trabalho intenso e empenhado, fruto de um entusiasmo sempre juvenil perante obstáculos cada vez mais altos e ambiciosos, numa superação constante dos próprios limites.
Ao olhar para esta fotografia da Xana, belíssima, ocorre-me satisfação pelo trabalho cumprido, superação dos limites e gozo à custa desse esforço que se reflecte numa tranquilidade e calmaria absolutamente brancas.
É a minha amiga Xaninha. Amarantina de gema que abandonou o burgo, mas que retorna amiúde para umas conversas, boas e enriquecedoras, à volta da minha mesa ou duma mesa de café.
As miúdas que me desculpem, mas ainda vão ter de esperar.

Et voilá, Xaninha! Apanhei-te na blogosfera!!!!!!!!!!!

14 comentários:

Avó Pirueta disse...

Anabela, as miúdas não podem esperar. Precisamos de ter com elas uma "conversa de mulembeira". A mulembeira é uma árvore muito diferente do embondeiro, mas é usada para "conversas de mulher". As mais velhas conversam com as mais novas e falam-lhes da vida. Dessas conversas nãi saem s+o conselhos antigos: as mais novas propõem soluções. Agora, felizmente, já há muitas conversas de mulembeira à mesa de um café ou num almoço de sábado, que começa tarde e acaba sendo almoço e jantar.
Eu dou os meus cumprimentos à Xaninha, mas dá umas ideias às miúdas...
É claro que podes usar o poste. Embora ver a cara da Xaninha me tenha dado uma ajuda para melhorar... Beijo, Carmo

Anabela Magalhães disse...

Carmo, as miúdas podem e devem esperar. As miúdas estão em estruturação e precisam de tempo para criar os seus alicerces.
As conversas de mulembeira ajudam as mais novas a trilhar e a percorrer caminho, mas nada chega à experiência acumulada do caminho efectivamente percorrido.
É a minha opinião.

E a menina onde foi buscar esse esse sorriso de Mona Lisa? Hipótese de resposta - Ao caminho que ja percorreu, antevendo agora aliciantes percursos novos?
Beijinhos

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

E eu?... também posso aspirar?
(Nao se esqueçam da Carrufa!..ou Carrafufa..!ou lá que é!... SINSS???

Elsa C. disse...

Não é o culto da forma, mas do bem estar físico e psicológico que o nutricionismo almeja. É o equilíbrio entre o corpo e a alma, perfeitamente perceptível na fotografia - belíssima, como disseste, Anabela - da tua Amiga Alexandra.
O problema encontra-se logo na nossa população infanto-juvenil: como combater a obesidade e prevenir os riscos que lhe estão inerentes?
E aqui o trabalho cúmplice entre os pais e os nutricionistas poderão ser profícuos.
Bom, claro que também há colegas a precisarem de uma dietazinha...

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

Dietazinha Elsa????..Dieta ,ou FOME!!!! acho q é mesmo fome o que eles precisam!!!

Anabela Magalhães disse...

Claro, Elsa, equilíbrio entre o físico e psicológico ou, como dizia o outro, "Mente sã em corpo são!"... ou seria o contrário? Também não interessa. Interessa é manter o equilíbrio e as duas componentes são indissociáveis, inseparáveis, indispensáveis.
A Xaninha sabe bem do que fala.
O que se passa com as nossas crianças é epidémico, irresponsável e criminoso. A culpa não é delas, mas dos adultos que as rodeiam.
Já falei várias vezes deste assunto no meu blogue, nomeadamente no meu post "Frugalidade". Continuarei a insistir. Voltarei à carga.

Anabela Magalhães disse...

Sim, uma fomezita, só para saberem o que custa a vida, também era capaz de não ser má ideia!
E manter o equilíbrio não custa nada. É só uma questão de disciplina e de moderação. Eu que o diga, que sigo os conselhos da Xaninha. Um pouco de tudo... uma vez ao ano até dois Mil Feuilles seguidos na Patisserie du Sud de Ouarzazate! Delícia das delícias, já tiveram direito a dois posts no meu blogue. É que me deixam verdadeiramente descomposta e a lamber beiços e dedos pelas ruas de Ouarzazate!! Delícia.

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

esta mistura de conselhos, avisos e dietas, sugerem-me um post adequado...
:-)

Elsa C. disse...

Clap:

Não queria ser tão assertiva, mas tens razão!

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

? já comeste FRU-TAAA HOJE???...

Anabela Magalhães disse...

Um dia destes sairá outro.

Anabela Magalhães disse...

Já. 2 fatias pequeninas de manga, 1rodela de laranja e outra de kiwi, meia rodela de ananás; e ainda 1 colherada de bolo de ovos e côco, uma outra de blolo nem sei do quê!
Ufa! Livra!
Acabou-se.

jonas disse...

Bela foto! Dietas e mais dietas, basta chegar a Maio e tudo gira em volta delas. Televisão, revistas, jornais e outros, reciclam uns artigos já passados, adicionam um "ingrediente" novo, e "outro" que faz milagres ( segundo estudos não sei de onde!!), "viram" do outro lado para ficar diferente, regam com chá verde e cá está.... mais umas dicas para ficar mais elegante neste Verão. Mas.... para quem realmente quer saber o que "faz bem" e o que "faz mal", tudo isto é uma grande confusão e por vezes contraditório.
Assim amiga, vê se a Dra. Xana vai deixando aqui umas dicas, porque eu gostei dessa de "comer de tudo"!!!!

Anabela Magalhães disse...

É assim mesmo como ela diz, Jonas. E ela pratica, pratica que dá gosto ver. E eu sigo-lhe as pisadas. Um pouco de tudo, com moderação e cometendo aqui e ali um excesso.
É simples. É assim.
Um dia posto os meus truques para poder continuar a comer queques e mille feuilles! :D

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.