terça-feira, 12 de agosto de 2008


Laurita - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Laurita

A avó do Clap, Maria Bernarda, perguntou quem é a Laurita. Vai daí aqui estou eu a cumprir o prometido e a elaborar um post sobre a Laurita.
Conheci a Laura M. na sala de professores da ESA. A catraia é muito mais novita do que eu e não é, por isso, minha contemporânea de liceu ou de discoteca, ou seja lá do que for, e quando lhe pus a vista em cima, na ESA, o acto correspondeu mesmo a uma estreia. A sala de professores da ESA é um local pequeno por onde passam cerca de 170 professores, não ao mesmo tempo, que não caberíamos, mas desfasados ao longo dos dias, que escorrem ora lenta, ora rapidamente. Há colegas que mal conhecemos ao fim de anos de trabalho na mesma instituição, porque não temos horários mais ou menos coincidentes, porque não temos turmas em comum, porque não calha. Não foi o caso da Laura M. Dona de "um sorriso enorme" a catraia cativa qualquer pessoa que dela se aproxime o suficiente. É meiga, leal, conversadora, "olho vivo e faro fino" para utilizar as palavras do Clap, sentido de humor refinado, inteligente, perspicaz, correcta, estruturalmente bem formada, dona de um grande e excelente coração onde se aconchegam os alunos que rodopiam à sua volta como abelhas à volta do mel. Os nossos miúdos do 8º G, no ano lectivo de 2006/07, colocaram-na mesmo no primeiro lugar no ranking de professores da turma, o que nos fez trocar risos e mais risos cúmplices às duas. A Laura M., M de magra como aqui deixou dito a Elsa, mais conhecida entre os amigos por Laurita, é uma menina bonita que adora cerejas, cinema, livros, música, a natureza, os amigos, mas acima de tudo, acima de tudo, adora as suas princezinhas que crescem lindas e saudáveis, numa proximidade cúmplice com a mãe digna de registo. É aquela que todos os dias passa por este blogue e gosta, por vezes farta-se de gargalhar, diz ela, o que me deixa muito feliz sabendo que contribuo um nico para a felicidade da Laurita. Já sabemos que vamos ter uma turma em comum para o próximo ano, o que é óptimo, pois as aproximações e a amizade aprofundam-se assim, com tempo, em volta de conversas sobre as melhores estratégias para atacar as aulas, para superar este ou aquele problema, até em conversas pessoais que agora não são para aqui chamadas.
A Laurita "é uma Amadora (etimologicamente aquele/a que ama) da sua profissão" escreveu aqui a Elsa C., que a declarou Amiga e Colega de Excelência.

A mim só me resta assinar por baixo.


Nota - Alguém tem uma fotografia da Laurita?

46 comentários:

Elsa C. disse...

Lindo o teu post sobre a Laurita, Anabela.

Se por vezes as palavras são redutoras e insuficientes para exprimir as flutuações do sentir; por outras - como neste caso -, são autênticos sinais de comunhão entre diferentes alteridades.
A amizade?
A mesmidade na alteridade ou a alteridade respeitada na sua singularidade...

"A amizade é uma benevolência recíproca entre dois seres igualmente entusiastas uma pela felicidade do outro."
Platão

Na citação de Platão só suprimiria o número "dois". A autêntica amizade resiste à quantificação, à erosão temporal, ao calor, ao frio, às divergências de opinião, à distância, às intrigas de quem vive num estado de menoridade mental e moral. É imponente - como as tuas dunas - e sublime!

É com desmesurada fruição/admiração que conheço realmente a Laurita, a Anabela M.M., o Helder B. e reconheço virtualmente o cunho inigualável da Passiflora M.

Anabela Magalhães disse...

Obrigada pelo contributo, muito enriquecedor, que vais deixando espalhado também neste blogue.
Bjs

Passiflora Maré disse...

Belo post.
Bela Laurita.
Todos aqui tão perto e eu sempre tão longe...
Bem, agora tenho este posto virtual que me permite conviver convosco, conhecer algo de vós, e até "gostar" de vós!
Obrigada Elsa!

Anabela Magalhães disse...

Não, Passi, a menina não está longe de nós. Até lhe digo que está bem, mas bem perto. Para ser completamente sincera a menina está no nosso meio. Porque é a mais pequenina. Em tamanho, leia-se. :D
Beijoquinhas

Passiflora Maré disse...

Um muito obrigada, emocionado!!!

Anabela Magalhães disse...

A emoção é nossa de acolhermos no nosso seio mais um escorpião. E dum calibre! Oh! Oh!
Sempre ao dispor, Passi.

Avó Pirueta disse...

A Maria Bernarda, Avó do Clap, fica muito feliz por saber que o seu neto está entregue em tão boas mãos, Anabela. Ainda bem que já sabe como é a Laurita para a meter também na sua Caixa de Afectos. Um grande viva para a Laurita, que de diminutivo só tem o nome. Que lhe deve ficar muito bem! Beijinhos para ti e não te percas em Istambul. E que é isso de estares em parte incerta daqui a uma semana? Faça favor de fazer saber onde está, porque uma tal Avó Pirueta é uma chata que há-de querer saber como vão correndo as coisas. Um beijo Anabela, boas férias, dá umas sonoras e sadias gargalhadas, namora bastante (com o teu cara metade, claro) e imagina que quando chegares a Portugal está tudo bem. Sonhar ainda não paga imposto. Maria Bernarda, às vezes

Elsa C. disse...

Passiflora: agora sou eu que subscrevo os comentários da nossa A.M.M.
E não me agradeça...É sempre com prazer que invado e sou invadida pelos aromas da Magnólia!

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

Sem querer acrescentar muito mais, já que os dedos se-me-escorregam direi apenas que muito antes de "a ver", ouvi falar dela! Sem suspeições, um comum Amigo me terá dito que "há na escola uma moça nova,muito simpática,... muito agradável, amante das coisas da mente e do espírito -se me é permitida a expressoa por não saber reproduzir ipsis verbis,tão deliciosa e pitoresca descrição,que me fez ficar salivante e curioso... mas, a cada um na sua justa medida, percebi a massa de que era feita apenas este ano passado, que ,por insuficiente logística,nos vimos confrontados com um incidente: aconteceu alguém ter danificado (naquele jeito português de "desenrasca" ou "salve-se quem puder") o que seria o reverso de um cenário para um peça de teatro que os alunos da dita cuja,laboriosamente confeccionavam...
Oh magnânime paciência a dela!
Terei pedido em nome do incauto, desculpas públicas e sentidas,e quis o feliz acaso, ter ido ainda a tempo de poder vê-la feliz e contente no final da apresentação publica peça! e que grande sucesso ela teve!!!...

Tal como ao David Crockett, Não Te Deixarei Morrer Laurita!

Anabela Magalhães disse...

O Clap está entre um certo mulherio da ESA. Vai daí está em boas mãos. E já agora entre bons pés. Kakakakaka...
Quanto à Laurita é uma pessoa catita que fica bem bem na tua caixinha de afectos. Qualquer dia dona do seu blogue para que a possas conhecer um pouco melhor.
Quanto à minha saída para férias/viagem informo-te que estou de saco feito.
Vou para Norte, carago!
Sem net. Ao azar, sem procurar, se tiver ligação, posto. Sempre fiz assim. Gosto desta incerteza da viagem. Não é por acaso que não tenho absolutamente nada marcado, muito embora saiba que as minhas férias começarão efectivamente em Lascaux.
Beijinhos

Elsa C. disse...

A.M.M.& A.M.M.:

Boa evasão para os dois!!!

Anabela Magalhães disse...

Thanks, Elsa, dos dois A.M.M.

Anabela Magalhães disse...

Obrigada pela tua contribuição, Clapinho.

CLAP!CLAP!CLAP! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anabela Magalhães disse...

Isso tu é que sabes, Clapinho. Esses são os teus domínios. :D

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

AM: Boas Ferias!
...quem regará as camélias?

Anabela Magalhães disse...

As camélias serão regadas pelo escorpião mais novinho.
E amanhã será manhã de tertúlia no café. Ainda não vou já.

Avó Pirueta disse...

Meninos, não sei por que bulas, cheguei aqui ao Porto e não trazia na carteira o livrete nem o registo do proprietário ou lá como se chama o documento. Devo-o ter deixado em Anobra. E como sou incapaz de andar indocumentada, sabendo-o, vocês ficam livres de mim. Porque, visto que estou autorizada pelo médico a conduzir (o melhor exercício é o do "pedal da máquina de costura"), se assim não fosse, amanhã em Amarante toda a gente havia de ver uma anciã com uma canadiana, a guiar um Polo e a perguntar onde é o local onde o bando da ESA se encontra para a tertúlia matinal. Ai isso é que faria, podem crer.
Minha Princesa do Tâmega, conheces um António Abreu? A sério, agora. Conheces? Boa viagem. Temos muito em comum. Se fores ao meu blogue (retomei hoje) vais descobrir porquê. Carmo

Avó Pirueta disse...

Esqueci-me de dizer que já fui ver o blogue da Laurita, em gestação. Nascerá a seu tempo. Em bora hora seja... Desejos de Avó babosa dos netos que tem, reais e virtuais...

laurita disse...

Olá!
Eu que sou a Laurita só posso dizer que estou amazed, pois nunca pensei ser alvo de interesse para a blogosfera... Ainda por cima fiquei muito lisongeada com a descrição apresentada. Vê-se que foi feita por amigos, dado que se esqueceram dos inúmeros defeitos... Apesar de ser mulher (e quase todas as mulheres são perfeitas, especialmente as do Norte, veja-se os exemplos da Anabela, da Elsa e da Susanita...)tenho que reconhecer que nasci desprovida do sentido de orientação: perco-me até num parque de estacionamento e sou daquelas mulheres que dão má fama às mulheres no volante... oops Mas fora isso, sou uma Super-Mulher!! Ah Ah
Abraço apertado (um verdadeito Xi-coração) a todos os participantes...
Laurita

laurita disse...

PS Clap estás perdoado!
Mas para ficares completamente forgiven exijo um café! E já agora um pastel de nata... Pronto, confesso: sou gulosa.

Anabela Magalhães disse...

Foi um prazer escrever sobre a tua pessoa. Foi um prazer ler os comentários que aqui iam entrando, os contributos de quem te conhece, e de quem apenas te "pressente" pela blogosfera.
Aguardamos a tua entrada na blogosfera não apenas como comentadora deste e doutros blogues. Foi o percurso da Avó Pirueta. Palpita-me que vais ser também o teu.

Anabela Magalhães disse...

Ah! E quanto às mulheres perfeitas... não há claro... mas às vezes a gente faz de conta, não é assim? Kakakakaka
Bjs, Laurita

Anabela Magalhães disse...

Amanhã. Eleven. Para mim um queque!
Porra, eu sou a rapariga dos queques! Kakakakaka

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

Laurita, my Dear:
Uuuuiaaaaaa quisto cheira-me a grandes avanços no domínio da língua ingulesa...
Tks a lot for the remainde appologaizes. The unic problem is that we heve come problems with the real missing quality of the "net-pastel"!...
So, could it be a "plat of sconnes "with the new menu from Passiflora Mare? HUM???

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

oh pra mim caladinho!
Elevem-se ! E levitem...!

Anabela Magalhães disse...

Conheço, Carmo. Daqui e dali. :)

Anabela Magalhães disse...

ah! E isso e que era... tu por Amarante disfarçada de anciã inválida!!!

Anabela Magalhães disse...

Ai sconnes com a receita da Passi!!! Boa, Clapinho.

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

Anabelinha,Anabelinha!!??..
e cházinho de quê? hoje, 13 de Agosto, dia Santo Hipólito! ...gluppppp

Anabela Magalhães disse...

Amanhã, pela manhã, é mesmo um queque com um café bem, mas bem, curto.

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

AM: Tava aqui a ver e...acho q tenho uma fotografia da Laurita.Por falar nisso,seria conveniente deletares o post da BÓ em que escarrapachava as letras do BI todinhas. Não?

laurita disse...

Tudo bem. Quando me poderei deliciar com essas iguarias?

PS A modéstia da Anabela não lhe permitiu revelar que ficou em honroso segundo lugar no ranking dos profs da turma 8º G... E sei, por eles, que a decisão foi dificil. Eu é que os consegui comprar...Ah Ah

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

Sabes q gosto da tua presença?
Mas, quando estivermos sentadinhos na mesa, cus´olhinhos postos nos sconnes e na compotinha da PM, mais as q conseguirmos arranjar desde q sejam bio-agradáveis...será que te vais servir com aquela moderação que agora revelas??? .....Não te desgraces!
Ps: e ja q foste a primeira no tal arranquing de profs, podes-te servir duas vezes seguidas sem terdes de levantardes os olhos!!!

Anabela Magalhães disse...

Vou aqui dizer umas verdades. Investiguei o caso do ranking entre sorrisos e gargalhadas. Já tenho saudades deles...
Pois as crianças estavam muito indecisas, não sabiam, entre três profs numa pontuação exequo, quem colocar em 1º. Decidiram mudar mês a mês os seus três profs preferidos. A Laurita foi a primeira. Depois seria eu e... lembras-te quem era mais Laurita?
Houve quem não gostasse da brincadeira e acabou com ela em três tempos. Os miúdos ficaram tristes. Disseram-me que pontuaram os seus professores de forma científica tendo em conta múltiplos parámetros: assiduidade, pontualidade, profissionalismo, empenho e outras coisas que tais!

Anabela Magalhães disse...

ó Clap, e a fotografia?

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

ando à procura!Nao garanto,mas acho q fiz uma em tempos. Achas q Ela se importa?...

Anabela Magalhães disse...

Fazemos-lhe uns cortes! Salvo seja!

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

ok

Fátima André disse...

Anabela, parabéns, mil vezes parabéns!
Isto é uma raridade encontrar alguém que tem a coragem de salientar aspectos positivos nos colegas e, particularmente de o fazer publicamente. Sinceramente, não te conhecendo pessoalmente, diria que subiste 100% na minha consideração.
Lindo, lindo o teu gesto. Só um coração lindo também pode fazê-lo, daí eu ter ficado muito, muito feliz :)
Bjo*****

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Fátima, deixaste-me mesmo sensibilizada com as tuas palavras.
Quanto ao post, acho que está na hora de crescermos como pessoas e de crescermos profissionalmente. E para que isto possa acontecer é preciso aconchego. A todos nos sabe bem. De resto a Laurita está bem para além daquele post.
Beijinhos sentidos

Passiflora Maré disse...

Ai vocês querem sonnes com paparote de amoras silvestres!!!
E não me notificam para o, já passado, encontro, seus malandros!!!
Um dia destes espio-vos e lá me apresento, pequenina e tímida, nada mais esperem.
Bj

Anabela Magalhães disse...

E será sempre bem-vinda, Passiflora. No lugar do costume. Todas as manhãs, enquanto as aulas não começam.
Beijinhos

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

ai,ai...
Quando penso na "realidade" ocorre-me agora a estirada do Woody Allen:

" a realidade é insuportável, mas é o único sítio que conheço onde se pode comer um bife com batatas fritas..."

Anabela Magalhães disse...

E este ano com escolinha pintada de fresco!!!

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

Eu pintaria com fundo preto e riscas amarelas em quadrados laraanjas!!!!
E ao fundo um pinoquio de balao com 40 metros de altura.
E abriria o telejornal cum eles todos!
(mais o Sr.Presidente da junta s.gonçalo e a sua garrafita de fabaios!!!com a margarida morreira já de olho posto na tacinha.
Que bela dupla: A bucha e o estica-te!
ahahahhaa
---------------
agora gargal(h)o sózinho??ahahaha

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.