sexta-feira, 1 de agosto de 2008


Rotinas- Merzouga - Sahara - Marrocos
Fotografia de Artur Matias de Magalhães

Rotinas - Post Inesperado

Este post saiu, mais coisa menos coisa, de um comentário que deixei no Profavaliação a propósito da minha rotina de escrita no blogue. Que eu não consigo manter de todo, excepto uma. Sempre que posso escrevo. E o sempre que posso passa por ter ligação à Internet.
Eu gosto de rotinas no dia a dia e gostaria de manter uma rotina de escrita mas, fruto da minha profissão de professora, e de horários em que posso leccionar predominantemente de manhã ou de tarde, e em que tanto posso entrar às 8:30, como às 10:20, ou mesmo ao meio-dia, em que posso ter de almoçar pela meia hora, ou então quase às duas da tarde, é absolutamente impossível manter uma rotina em termos de horários. Vai daí escrevo quando calha, de manhã, à tarde ou à noite, obrigando-me, no mínimo, a uma postagem diária.
Por norma não faço rascunhos, e não faço escritas manuscritas prévias. Às vezes sento-me sem saber o que vou escrever, outras vezes o post já está previamente alinhavado na minha cabeça. Vou teclando o texto que normalmente me sai fluído e rápido. Não costumo demorar muito tempo a concluir um post. Passo o texto pelo corrector e dou posteriormente uma olhada, às vezes oblíqua, antes de o publicar. Consulto os dicionários que estão sempre à mão. O de verbos inclusive. Por vezes releio os posts mais tarde, à procura de gatitos... que já tenho encontrado! :) Ah! E acrescento as fotografias, sendo que esta é sempre a fase final de cada post. Por vezes já sei a fotografia que vou usar, outras vezes demoro na procura entre os milhares de fotografias digitais do meu arquivo.
Já me tem acontecido tomar notas durante a noite, sobre um assunto qualquer que me ocorreu, inesperadamente, entre dois sonos, e que tenho de escrever sob pena de cair no esquecimento.
Em férias, normalmente com enormes distâncias percorridas de carro, em que me limito a ser conduzida, vou tomando notas e mais notas, e já me têm saído posts inteirinhos a que não preciso mudar uma vírgula.
Normalmente escrevo no meu escritório, sentada na minha cadeira, mas também já me aconteceu fazer posts em cyber cafés portugueses, espanhóis e árabes e em hotéis aqui e ali.
O sítio mais extraordinário onde postei foi num albergue com vistas para a grande duna de Merzouga, no Sahara, em Marrocos e aproveitei a fotografia que o Artur me tirou enquanto eu postava lá no sítio, depois de ligeiramente modificada, :) para ilustrar este post.
O sítio de onde propositadamente nunca postei foi da Barca. A Internet não cabe lá. Porque me distrairia do meu outro trabalho, que é fazer muros e calcetar caminhos no jardim pedregoso do Escorpião Azul.
De qualquer forma, escrever tornou-se, para mim, absolutamente obrigatório.
Porque faz parte do prazer que extraio da minha vida quotidiana.

Nota - A fotografia, depois de ligeiramente modificada, emprestou-me um "ar" super perigoso. O cenário ajuda. Fica assim mesmo. Porque nem tudo o que parece é.

26 comentários:

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

olha Miga, e sem querer acrescentar nada q não saibas, dir-te-ei que o fazes muito muito muito bem! MMMB.
Tó-pas?

Anabela Magalhães disse...

Pera pela fotografia, Migo.

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

Perando Migas...

Anabela Magalhães disse...

E então? Que tal me achas?
Catita, no?

Anabela Magalhães disse...

Olha, também não precisas de exagerar!!
Já pareces o Helder!!...
Por falar em Helder, terá ele metido férias deste bloguito?

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

aahhahaa...o máximo! ahahaa
sabes que se nota o rastilho a sair da carteira?
...ahahah ou será a ponta do OB?

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

oh pá,que cena maravilhosa....deixa ver mais!
tudo em sintonia:o degradée da vestimenta! a fiaradado computador,a lâmpada, as colunas de sôn,o biombo!!! perfeito!

Anabela Magalhães disse...

Je ne sais pas... não me comprometas... só sei que a carteirita, a bem dizer de griffe!!!, tem escrito "For Young girls" kakakakaka
É pra que saibas. Migo!

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

o H (é assim q se diz,chiquérrimo...)
deve tar na Costa esmeralda!...
ou na Costa do Marfim! ...
ou será na Caparica??!!!

Anabela Magalhães disse...

Já me fartei de rir... kakakakaka... por causa da fotografia...
É filha única. Não tenho mais. Mas o importante está fora daquela sala. O Sahara no seu melhor!

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

tens mesmo jeitinho pra ir lá( a dita original-foto) cu-rato!

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

olha Miga! Dizes bem,pois que eu também já me acontentava cua Sarah,Filha!

Anabela Magalhães disse...

E já agora... que será feito da Elsa C?
E da L M?

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

olha Mocinha, só-sei-memo... da Cintia!

Passiflora Maré disse...

Bem. Divertiram-se a horas de dormir. :):):):).
Está tudo dito. #### (pena).

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

Ola PM
Bomdia!
Envolta em pirras e pirras de papelada?
"DEIXEM-NOS TRABALHARRRRRR!!!"
Ele agora há uns aparelhos que se utilizavam na banca da cozinha,tipo picadora moulinex 1-2-3....é isso que querem dizer esses cardinaizinhos? ####

Raul Martins disse...

Inesperado? Será! Mas foi inspirado.

Anabela Magalhães disse...

Inesperado porque não contava fazê-lo. Mas depois de deixar o comentário no blogue do Ramiro achei por bem dar-lhe uma volta e publicar aqui as minhas rotinas possíveis. Possíveis. :)
Bj

laurita disse...

Hello!
Não tenho o jeito da Anabela para escrever, nem o sentido de humor acutilante do Clap. Mas tenho sempre o desejo de ler. Daí que fique, muitas vezes, no meu cantinho a ler e a rir com os vossos comentários. Continuem assim, pois fazem muitos felizes...
Abraço L.M.

PS Já agora o Clap tem que me explicar, como se eu fosse muito burra e com desenho a acompanhar, o comentário dele sobre Laurita...

Anabela Magalhães disse...

Laurita
Tu bem sabes que o Clap é um despassarado! :D Vai daí achava que tu eras uma Laurita qualquer lá dos lados de Viseu...
Tive de lhe explicar "Não, Clap, é a nossa Laurita!!!" E ele muito espantado "A nossa Laurita?! A Laurita do sorriso simpático e patati patata..."
Sim, claro, essa toda!
Quanto ao teu jeito para a escrita olha bem para mim, que nunca escrevi nada na vida até ser dona deste bloguito!
Não custa nada... e dá montanhas de prazer!!!!!!!!!!! kakakakaka

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

LM: Muito simples!
para mim, a Laurita era "outra laurita"... q não, a destas paragens.
Daí a minha incredibilidade perante tamanha coincidência...Capice?
Mas não dispenso o desenho:
---->>>>---->0<---<-<-<- - - -

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

Ai questa AB tem um jeitinho prá Geografiaaaa.....!
De onde lhe virá tamanhooooo...????

Anabela Magalhães disse...

Ainda aí andas, morcego?
Acabei agorinha o meu post.... e que é isso de eu ter jeito para a Geografia? Isso não é mais secção do O, da A, da T, da M J e do P?

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

Já vi q tb tenho de fazer desenho para bôce!
Cito:
D Vai daí achava que tu eras uma LLLLLLLL qualquer lá dos lados de Viseu..."
45ºLatN46.5 long W?????
00
(Y)

laurita disse...

Apesar de termos contactado pouco, já devias ter verificado que não sou uma LLLL qualquer!... Que ofensa! Perdeste two points...Clap

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

Reparei em ti desde a primeira vez!
:-)
Recuperei os dois pontos?
:_)

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.