sexta-feira, 10 de abril de 2009

Ait Ben Haddou - Telouet - Porca Miséria


Pista Ait Ben Haddou - Telouet - Alto Atlas - Marrocos
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Ait Ben Haddou - Telouet - Porca Miséria

A pista que liga Ait Ben Haddou a Telouet através do Alto Atlas é uma pista minha velha conhecida de ha muitos e muitos anos.
Recordo que a primeira vez que a fiz, quase completamente sem informaçao a nao ser um "Passa-se em 4x4!" fui a viagem quase toda a dizer ao meu cara metade "Artur vai mais devagar!"... e o Artur a circular a 10 ou 20 Km à hora!
Ontem ataquei-a pela quarta vez, sendo que para a Scènic foi a sua segunda experiência numa pista dura e complicada. E quando digo dura e complicada quero mesmo dizer dura e complicada pois trata-se de um percurso de apenas 40 Km, mais coisa menos coisa, que nos demoraram mais de seis horas a fazer, e onde os obstaculos a enfrentar foram mais do que muitos pois os oueds estão la, ocupando a passagem, os calhaus soltos pelo caminho dificultam a viagem, a pista ingreme e estreita revela-se tão complicada como fantastica.
Para além da Scènic avançam um Jeep Jeep e uma carrinha Volvo Cross Country. A paisagem é imponente, e logo que chegue postarei fotografias fantasticas de povoações primitivas habitadas por berberes que vivem da agricultura praticada nos estreitos oasis que acompanham o leito serpenteante dos oueds la no fundo.
A temperatura é elevada, quase sempre acima dos 30 graus e a pista vence-se muito lentamente, ao ritmo do salta fora dos carros, afasta pedras do caminho... "Por aqui! Mais pela esquerda! Sempre em frente! Mais pela direita!" Ufa! Obstaculo atravessado! Mas logo de seguida voltamos ao mesmo. Ufa! Ufa! Que canseira!
Mas o pior foi mesmo quando a pista estava num estado tal que eu tive de sair da Scénic para orientar o caminho numa pista onde apenas cabe um carro e o A, sem poder parar sob pena de ali ficar para sempre, me deixou apeada, e a ter de caminhar num solo irregular e pedregoso até dizer chega, sempre a subir, sempre a subir durante 2 quilometros que me pareceram uma eternidade debaixo daquele sol inclemente e abrasador!
O Artur foi pois o primeiro a chegar a um ponto da pista mais largo e estratégico, com umas vistas magnificas sobre o vale verde la no fundo, onde pacientemente aguardavam a nossa chegada uns italianos apeados dos seus 4x4 e de seguida cheguei eu, a pé, com a minha garrafa de agua ja esgotada e de lingua de fora e ali ficamos todos à espera do resto da expediçao que subia muito lentamente.
Uma italiana abre a boca de espanto quando a carrinha Volvo, literalmente aos saltos, aparece no horizonte, e nao contém uma exclamaçao de espanto que lhe sai da boca em alta voz " Uma carrinha volvo na pista?! Porca miséria!!!
Realmente! Porca miséria! Saimos daquela pista mais amassados que massa de pao do Pardal!
E dissemos, definitivamente, adeus à pista. As obras ja se iniciaram junto a Ait ben Haddou e, para o proximo ano, a pista estara ja alcatroada pondo fim a percursos de aventuras cheiinhos de adrenalina. Para bem das populaçoes berberes que habitam aquela zona do Alto Atlas até agora tao isoladas.

Nota - E continuo sem acentos. :(

13 comentários:

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

mas que bela imagem nos deste...
eu diria que a senhora palomara, hoje, irá dormir a olhar as estrelas ms já com saudades dos cefs e ptreézes e ps reks e meks...nao?NAO!!!!!!!!!

Anabela Magalhães disse...

Nao. Nao estou com saudades nenhumas do meu pais! Nenhumas!
Porra que as noticias que me chegam de Portugal continuam super deprimentes!
Beijinho... Clapinho!
Presumo que estejas bem, nao?
Nota - Continuo sem acentos... sorry.

Anabela Magalhães disse...

Nao. Nao estou com saudades nenhumas do meu pais! Nenhumas!
Porra que as noticias que me chegam de Portugal continuam super deprimentes!
Beijinho... Clapinho!
Presumo que estejas bem, nao?
Nota - Continuo sem acentos... sorry.

EMD disse...

Tem razão o Clap, mesmo sem fotos a descrição permite ver o caminho acidentado, sentir o cansaço da subida, olhar a paisagem deslumbrante.
Supondo que estejas ainda a despedir-te de "casa", supondo que o tradutor não me enganou, عيد فصح سعيد (?)!
Beijinhos

maria eduarda disse...

É hoje a vinda?
Já tenho saudades dos serões!
Beijocas

maria eduarda disse...

Anabela Maria,
Acho que já chegaste!
Muitas beijocas!

Anabela Magalhães disse...

Cheguei!
Já com saudades dos espaços abertos na paisagem diversa e daquela população de riso fácil!

Anabela Magalhães disse...

Cheguei!
Já com saudades dos espaços abertos na paisagem diversa e daquela população de riso fácil!

maria eduarda disse...

Tens que te contentar connosco. :D
Sê bem-vinda!

Anabela Magalhães disse...

Pois cheguei! Apanhada em flagrante delito! Kakakakaka...

Anabela Magalhães disse...

A minha sorte é que vós também tendes um riso fácil e sois excelente companhia.
Obrigada pelas boas vindas!

maria eduarda disse...

De nada minha querida.
Estava cheia de saudades!

Anabela Magalhães disse...

Retribuo as saudades! Mas confesso-te que preferia ainda estar por lá...
Mas regressei cheia de energia!
Vou fazer um postezito enquanto aguardo pelas fotografias. :)

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.