quinta-feira, 30 de abril de 2009

Ramiro Marques


Auto-Retrato - Fez - Marrocos
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Ramiro Marques

O Ramiro Marques é uma pessoa generosa. Tão generosa que a cada passo abre o seu blogue para elogiar os seus colegas da blogosfera que lutam pela qualidade da Escola Pública e que lutam contra os atropelos cometidos por este governo, por esta equipa que está no ME.
Ontem fui surpreendida com mais um post sobre mim e sobre este blogue, que um e outro são já indissociáveis.
Aproveito para transcrever para aqui as suas generosas palavras e transcrevo igualmente o comentário que lá lhe deixei, no ProfAvaliação que visito religiosamente para tomar o pulso à luta! Muito obrigada, Ramiro Marques.
Não esquecemos que a luta continua.

Ecos aqui http://olhaiosliriosdacampos.blogspot.com/2009/04/hoje-esta-na-berlinda-anabela.html
E aqui http://clapclapcalppp.blogspot.com/2009/04/uma-professora-que-luta.html

Obrigada, Migos!

"Uma bela fotografia da editora do blogue Anabela Magalhães. Se todos os professores fossem como ela, MLR já não estaria lá

A Anabela Magalhães é professora em Amarante. Na Escola Secundária de Amarante.
Lecciona História e edita o blogue homónimo . Um blogue de uma professora que luta. E luta sempre: com a palavra, o gesto e o exemplo. Quando foi preciso vir até cá abaixo, ela veio: seis horas de autocarro para cada lado. Mas veio. Não disse: "eu gostava de ir mas estou cansada". Quando foi preciso fazer um dia de greve, ela fez. Não disse: "para que serve um dia de greve? Ainda se ao menos fosse uma greve de uma semana!" Quando tem conhecimento de atropelos e injustiças na sua escola, ela denuncia. Não diz: "para que é que me estou a chatear? Não é comigo!" Quando foi preciso tomar decisão sobre a ficha dos objectivos individuais, ela não entregou. Não disse: "não sou parva, para quê estar a prejudicar-me?" Quando os sindicatos fizeram a consulta aos professores sobre as formas de luta a realizar no 3º período, ela falou e escreveu. Não ficou em silêncio. Não disse: "para quê continuar a lutar se dois terços entregaram os objectivos individuais?" E quando os sindicatos e os movimentos independentes de professores voltarem a apelar a formas concretas de luta, ela luta. Não vai dizer: "não vou à manifestação porque ninguém me ouviu". E quando chegar o dia de colocar o voto nas urnas, ela vai pôr. Não fica em casa. Vai castigar o partido que mais mal fez aos professores nos últimos 35 anos. Não diz: "são todos iguais, fico em casa". "

Comentário meu:
Sinceramente, Ramiro, por esta não esperava eu! Até me deixa sensibilizada e corada!Muito obrigada suas pelas generosas palavras.
É verdade que procuro actuar sempre de acordo com o que penso e digo. Nem sempre consigo, bem sei, mas o esforço para não ser um simulacro de pessoa está sempre presente na minha vida. E confesso-lhe, de início dei o benefício da dúvida a esta equipa do ME, e este benefício da dúvida já está presente no meu blogue iniciado em 2007. De facto havia que alterar o rame rame em que muitos de nós havíamos caído. O que jamais me passou pela cabeça foi que esta equipa lançasse o caos, a desorientação e o desânimo entre praticamente toda uma classe docente que é digna e assume hoje responsabilidades acrescidas e impensáveis há uns bons anos atrás.
Eu adoro a actividade lectiva, o trabalho com os meus alunos, diversos, complicados, dóceis, problemáticos... mas confesso-lhe que não deixo de olhar com inveja os que se reformam com um sorriso de orelha a orelha e que vão embora aliviados e sem saudades duma escola que devia ser um ninho, que não de víboras, duma escola que devia ser "Home" para cada um de nós e não o é no presente. Ora isto, em tantos anos que já levo de ensino, eu jamais tinha visto nas escolas portuguesas e é esta descrença, este desânimo, esta tristeza, esta decepção que eu sinto e vejo, este ataque constante duma tutela que nos devia proteger e acarinhar e faz exactamente o contrário que eu não perdoo a este governo travestido de socialista.
Continuarei em luta. Sempre. E responderei presente nas próximas acções de luta que se avizinham.
Só me falta esclarecer neste blogue qual é a minha posição, já amplamente esclarecida no meu, face à entrega dos OI.
Eu estou numa escola deveras difícil, ps dos sete costados. Se calhar, antes da ministra se lembrar disto ou daquilo, o disto ou daquilo, na minha escola, já está no terreno. Não esquecer da professora com aula avaliada já durante o ano lectivo anterior e com direito a transmissão na RTP1 e que foi na minha ESA.
Assim nós tivemos que entregar os objectivos para o ano lectivo de 2007/2008 numa fase em que a luta dos professores não passava pela recusa deste acto. Não sei se algum professor os reformulou para este ano lectivo. Penso que a esmagadora maioria não o terá feito até porque muito poucos solicitaram aulas assistidas e vão ser avaliados pelo complex.
De qualquer modo eu não os reformulei. À parte este esclarecimento, espero, sinceramente, que todos nós saibamos unir-nos de novo na hora H. Já o disse e repito - a conjuntura actual é única e irrepetível e devemos aproveitá-la!
Eu não faltarei à próxima chamada.
Beijinho, Ramiro! E mais uma vez muito obrigada.

6 comentários:

Ramiro Marques disse...

Olá,Anabela. Obrigado pelas palavras. Vou procurando limar os meus defeitos e, com a ajuda do exemplo de muitos, tentando melhorar cada dia que passa.

Anabela Magalhães disse...

Olá Ramiro! Obrigada digo eu, soldado raso perante um comandante!
Quanto aos defeitos também os tenho e é exactamente assim que procuro lidar com eles, de lima na mão!
A nova fase da luta aproxima-se a passos largos e é preciso continuar e não faltar à chamada. Pelo caminho é preciso abanar uns quantos que andam distraídos de caramba!
Obrigada mais uma vez pelo apoio.
Bj

Anónimo disse...

Olá Anabela
Obrigada Ramiro Marques por me dar a conhecer a Anabela.
É que sou de Amarante e no 25 de Abril de 74 era lá que estudava no colégio de S. Gonçalo. Foi lá que a minha Professora(com P grande)de Língua Portuguesa, Maria José Gonçalves,me despertou para os valores da Democracia e de Liberdade com a sua postura serena, tinha eu 12 anitos.
Bem hajam os Professores que nos marcam pela positiva para toda a vida.
Paula Sampaio

www.angeloochoa.net disse...

Vale a pena lutar, amiga.
Vejamos, ou não, o resultado.
Não é a docência luta cada dia e tanta vez (só aparentemente) inglória?
Pois vida é subir e optar por subir pela senda mais íngreme!
Não é teu blogue espaço de luta, a horas e a deshoras? Tanta vez vejo hora bem adiantada a que os comentários saem...
Veremos, amiga, e saúdo também teu, nosso, amigo Ramiro Marques, cujo blogue, a partir de agora, passarei a frequentar, veremos dizia-te Anabela, com a experiência que me dá minha já quase adiantada idade, veremos, sim, «o claro sol, amigo dos heróis!»
C/ um bjnh do Ângelo

Anabela Magalhães disse...

Olá Paula!
Curioso... estudamos na mesma casa. Eu estudei no Colégio de S. Gonçalo da Infantil à 4ª Classe. Depois passei para o Ciclo e estava no 6º ano quando se deu o 25de Abril.
Somos portanto mais ou menos da mesma idade... não teremos andado a estudar juntas?
Quanto à Maria José Gonçalves já teve direito a várias referências aqui neste blogue. Reformou-se agorinha mesmo, desiludida com o que se passa neste país e particularmente desiludida com o que se passa na Educação e na Escola Pública que ela também ajudou a construir durante todos estes anos que esteve ao serviço do seu bem mais precioso, na Escola, e que foram sempre os Seus Alunos.
Não tive o privilégio de ser sua aluna, mas tive o privilégio de ser sua colega na ESA.
Fica bem e beijinhos amarantinos :)

Anabela Magalhães disse...

Vale sempre a pena lutar, Ângelo, mesmo que se chegue ao fim e só fiquemos com o respeito por nós próprios.
Faço o que posso e consigo para esta luta que é de tantos, para alertar e para não deixar cair no desânimo quem por aqui passa.
E a minha motivação é acima de tudo egoísta.
Quero olhar-me ao espelho e ver-me tal como sou... não aguentaria ver refletida no espelho a imagem duma minhoca!
Ou duma moina!
Beijinho

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.