segunda-feira, 27 de abril de 2009

Debate na ESA


ESA - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de não sei quem

Debate na ESA

"Um grupo de alunos do 12º Ano, turma CT1, dinamizou, no âmbito da disciplina de Área de projecto, um debate subordinado ao tema: “Da mentalidade mítica à mentalidade tecno-científica”.
Os intervenientes convidados foram o Prof. Dr. Daniel Serrão e o Padre José Manuel, Pároco de S.º Gonçalo de Amarante. O Francisco, o Gustavo e a Mónica representaram os alunos do 12º ano.
Quando o moderador, Dr. Adriano Basto, os questionou sobre se “a ciência seria Deusa ou Demónio” a resposta foi unânime: depende da sua aplicação, dos valores que regem essa implementação na prática. O debate animou-se em torno da polémica e sensível questão do aborto e, curiosamente, os oradores convidados salientaram a “Vida como valor fundamental”.
Certo, certo é que o homem é o seu próprio Deus ou Demónio.»
Professora Elsa Cerqueira de Filosofia!

De facto, o que é mais importante nas Escolas são os alunos têm a enorme capacidade de nos interpelarem diariamente. Um grupo notável de Alunos do 12 CT1, das quais só conhecia o Francisco, promoveram um debate brilhante com a colaboração de três grandes oradores: Professor Doutor Daniel Serrão, Padre José Manuel da Paróquia de S.º Gonçalo e o meu Colega e Amigo, Professor Adriano Bastos. Os três alunos do painel preparam muito bem o debate, com a assistência muito interessada e interveniente. Parabéns também para as participações pertinentes da Professora Elsa Cerqueira, para quem estes temas são material de trabalho, para a Professora Lurdes e para a proficiência da Professora Rosa Abreu que tem realizado um óptimo trabalho a conduzir estes Alunos na disciplina de Área de Projecto!
Obrigado Elsa, por partilhares este material com a comunidade; hoje na ESA fez-se EDUCAÇÃO!"

Post roubado ao Helder Barros, do blogue http://informaticahb.blogspot.com/

Foi com imensa pena, e sublinho o imensa, que estive ausente deste debate onde amaria ter estado. Enquanto o debate decorria eu estava na sala ao lado às voltas com os projectores!
Uma tristeza!

11 comentários:

Elsa C. disse...

"Esta iniciativa mostra aos mais incrédulos que o ensino e a educação não se reduzem ao espaço físico da sala de aula!
O tema do debate foi muito bem escolhido. Há que (re)pensar se queremos uma ciência e uma religião libertadoras ou escravizantes.O domínio da racionalidade tecno-científica é avassalador na nossa sociedade. Mas também o peso da religião o é.
Portanto, é bom que os jovens e os adultos reflictam nas relações (de exclusão, interdependência...) entre estes dois tipos de mundividências. Tendo sido professora do 10º e 11º anos de Filosofia do grupo envolvido, apreciei a sua capacidade crítica e a maioridade mental que evidenciaram. Tudo é susceptível de ser questionado porque no domínio do pensamento não pode haver dogmas. É com orgulho que vejo o trabalho desenvolvido por estes alunos, sob a orientação preciosa da Drª Rosa Abreu.
Mas como disse na palestra, creio que quer o cientista, quer o religioso têm fé. Em coisas distintas, é certo. Um em Deus, e outro no paradigma que orienta a sua investigação. Ambos perseguem a verdade. Todavia, como foi e é visível não há uma concepção unívoca de verdade, mas uma pluralidade. Ainda bem. Em prol da diversidade e da divergência.
Os meus Parabéns a todos os envolvidos neste projecto. Estão a trilhar o vosso próprio caminho.
Elsa Cerqueira".
(Comentário feito originalmente no blogue do Helder).


Nota: Gostei de ter mudado de nome: "(...)não sei de quem" agrada-me. Quer dizer que não é pertença de ninguém, alguém.Será?

Anabela Magalhães disse...

Kakakakaka... não sabia que a foto era tua, Elsa! O senhor Helder nunca coloca a autoria! :)
Vou remediar!

Elsa C. disse...

Deixa estar. Agrada-me, sinceramente.

Anabela Magalhães disse...

Ok. Sendo que a menina é a autora, o seu desejo será cumprido.
Já está.

Elsa C. disse...

Amanhã acordarei "não sei quem". Estarei transfigurada. Merci.
A tua questão pertinente não ficou sem resposta...

Anabela Magalhães disse...

Vou ver. :)

Anabela Magalhães disse...

Já deve estar a nanar... não publicou nada!

Elsa C. disse...

Sem dúvida. Vou seguir-lhe o exemplo.Até amanhã.

Anabela Magalhães disse...

Bôa Nôte!

www.angeloochoa.net disse...

Meu comment, inicialmente in informaticahb... com óbvias emendas do óbvio para o post da ilustre arábica kafkiana dos absurdos «esquemas» desta des-governação socrática... que lhe não passam despercebidos (nem a nós -- por via dela, Anabela...)

«Por fora» embora, mas inteirado por post de Anabela que li primeiro e por teu, Helder, que Anabela «roubou...», cumpre-me com um sorriso ( :) ) comentar que Ciência e Religião podem escravizar ou libertar.
A Ciência escraviza quando o «cientista» qual aprendiz de feiticeiro que troca as poções produz monstros -- vide a peça musical, de Ducas, «O aprendiz de feiticeiro...» Ainda há bem pouco ouvi a um «aberrante» «cientista» (passe o termo) que num futuro não muito longínquo haveria procriação generalizadamente «sem cópula...»
A Religião escraviza quando fanatiza a ponto de armar de «kamikase» uma criança pronta a imolar-se contra a vida.
Também a Ciência pode libertar quando por seus estudos consegue e é já um facto uma agriculturação racional a ponto de haver pão para todo o mundo -- realidade já não utópica, que só a ganância do cifrão e a má vontade ou a não boa vontade dos dirigentes das nações em seus egoísmos a falar mais alto impede de concretizar.
Também a Religião melhor as Religiões vividas no amor à paz pode libertar e liberta e mesmo para os homens se abraçarem num planeta único e uma família humana única que é urgente salvar.
Para terminar vejamos o exemplo de nosso novo ( de anteontem ) São Nuno: Seguiu à risca a advertência do Cristo ao jovem rico que todos os mandamentos cumpria: «Vende, dá, deixa tudo e Me segue que terás tesouro no Céu!» Foi o que Nuno fez: e ficou porteiro e só com as mãos cheias de vazias... Cheias do melhor bem.
Mas hoje a crise é outra... O contravalor do dinheiro torna os homens deshumanos e insaciáveis e... tudo conspurca. Assim jamais serão felizes. A Paz... Esse bem acima de todo o bem é com Deus, e Nuno soube isso. Libertar urge!
Parabéns ao Helder, à Anabela, à Elsa e... à ESA...3...
Ângelo Ochôa, todo vosso, porque de Deus todo!

Anabela Magalhães disse...

Concordo com a sua análise, Ângelo.
Na verdade ambas, Ciência e Religião, podem libertar ou escravizar e isso depende tão somente da nossa atitude.
Beijinho

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.