quarta-feira, 10 de junho de 2009

10 de Junho


Manif - 30 de Maio - Lisboa
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

10 de Junho

Seria bom que os políticos ouvissem as palavras de António Barreto. Seria bom que os nossos governantes se convencessem que devem governar para os portugueses e não contra os portugueses. Seria bom que esta bandeira pudesse voltar a flutuar orgulhosamente ao vento ao invés de ela própria se aninhar e esconder assim, envergonhada, em dia de Manifestação Gigantesca de Professores.
Tenho dito.

Comemorações do 10 de Junho

António Barreto exorta o poder a dar “o exemplo”

Perante o Presidente da República, o primeiro-ministro, membros do Governo e altas patentes militares, António Barreto — que substituiu o falecido João Bénard da Costa na comissão das comemorações — elogiou, por outro lado, a consolidação do regime democrático — ainda que “recheado de defeitos” —, a evolução da situação das mulheres, a pluralidade da sociedade portuguesa e a filosofia do Estado de protecção social. O sociólogo defendeu que os portugueses precisam do "exemplo" dos seus heróis — como o que hoje se comemora, Luís de Camões — "mas também dos seus dirigentes". “Porque o exemplo tem efeitos mais duráveis do que qualquer ensino voluntarista”, justificou. E apelou ao exemplo pela justiça e pela tolerância, pela “honestidade e contra a corrupção”, pela eficácia, pontualidade, atendimento público e civilidade de costumes, contra a decadência moral e cívica, pela recompensa ao mérito e a punição do favoritismo.

Vale a pena ler todo o discurso aqui.

in Público, 10.06.2009 - 14h45 Maria Lopes
via Ramiro Marques e Paulo Guinote

Nota - Com os meus agradecimentos à Bugs, do blogue http://olhaiosliriosdacampos.blogspot.com/

4 comentários:

bugsnaEDucação disse...

De nada. Quantos é que já não levei...
A net é uma porta aberta a toda a gente, mas para ti estendemos uma passadeira vermelha.

Anabela Magalhães disse...

Nem penses... que eu detesto passadeiras ainda por cima vermelhas!!! É que penso logo em políticos fedorentos!
Estende-me antes um caminho de calceta irregular, assim como os da minha Barca, que eu estendo-me ao comprido nele! :)

bugsnaEDucação disse...

Retiro já a passadeira e estendo as pedras.
Olha pareço o no anúncio: manda-se alcatroar!

Anabela Magalhães disse...

Mantenho-me com as pedras... já sabes como é!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.