segunda-feira, 8 de junho de 2009

Chicken a la Carte

Chicken a la Carte

Obrigada, EM@, pela partilha generosa!
Não vou comentar a curta metragem. Que cada um faça a sua leitura e se deixe tocar pelas imagens poderosas e obscenas.

Chicken a la Carte : Director: Ferdinand Dimadura Genre: Drama Produced In: 2005

Synopsis: This film is about the hunger and poverty brought about by Globalization. There are 10,000 people dying everyday due to hunger and malnutrition. This short film shows a forgotten portion of the society. The people who live on the refuse of men to survive. What is inspiring is the hope and spirituality that never left this people.


29 comentários:

maria eduarda disse...

Já tinha visto. Dramático!

Anabela Magalhães disse...

Esta curta dá uma aula! E dá pano para mangas abordar estes minutinhos de filme poderoso.
Não conhecia, Dudú.
E já agora... adquirimos uma companhia maravilhosa, não te parece? A Em@ ainda há pouco aqui chegou e já espalhou dádivas que assentam como luvas neste blogue. :):):)

maria eduarda disse...

Outra comparsa!
Ainda há gente impecável!

Anabela Magalhães disse...

Há, há gente impecável espalhada por aí. E decente. E séria. E generosa. Este país não é feito só de bandalhos. Muito embora às vezes até pareça!

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

parei aos 2:51. Im sorry...

Anabela Magalhães disse...

:(

Elsa C. disse...

Inacreditável! Hoje um grupo de alunos do 10CT6 introduziu o trabalho subordinado ao tema "A pobreza na contemporaneidade" com esta curta metragem!
Fizeram uma incursão pelo universo da ética prática "convidando" Peter Singer, Pogge, Nozick. Muito interessante!
Há miúdos fantásticos!!!

bugsnaEDucação disse...

Eu acho que conheço a Em@ de algum lado...blogosférico, entenda-se.
Se já não houvesse gente boa não já teríamos um Berlusconi em vez de um JS. Ai o que eu fui dizer! Porca miséria!
A Europa não está melhor que nós: ele é piratas, o Le Pen, a coisa, o Vital, o Durão.
Não é só uma península à deriva, é todo um continente

Anabela Magalhães disse...

Bem que eu disse que esta curta é óptima para abordar numa aula!
Tive um palermita de um aluno que se recusava a fazer Educação Física porque a mãe lhe tinha comprado as sapatilhas no mercado e a criatura não calçava senão sapatilhas de marca! Disse-lhe:"SE fosses meu filho fazias Educação Física descalço e era eu que te obrigava à frente dos teus colegas e professor!"
A minha filha sabe que seria assim. Para bem dela que calça sapatilhas do mercado desde que goste delas. :)
Bolas! Há miúdos neste país estragados até dizer chega!

Anabela Magalhães disse...

Conheces, conheces, do blogue do Ramiro que ela comenta muito por lá.
Quanto ao resto o problema é bem mais grave... é praticamente todo um planeta que deriva de carago!
Viste o vídeo do Brasil?

bugsnaEDucação disse...

Ora aí está o mundo tecnológico e global usado como mais um meio e não um fim.
Miúdos fantásticos, professora fantástica

bugsnaEDucação disse...

Não...

www.angeloochoa.net disse...

AO CORRER DAS TECLAS E NADA A PROPÓSITO DIGA-SE DE PASSAGEM LÁ VAI PARA TI (E ELSA) AMARANTINA(S) UMA OBSCENIDADE D OCHOA ANGELO Q SEI TEVE PELO MENOS MÉRITO LOUVAVEL DE TE FAZER RIR ... A Q SE REGISTE EM MEMÓRIA DE TEU BLOGUE DE ARÁBIAS... KITCHEN KITCHEN KITCHEN !!!
:
Ó meu rico São Gonçalo,
Que governas Amarante,
Baixa a bolinha ao Pinochio,
Acaba-lhe com o desplante!
No Céu há uma janelinha,
São Gonçalo espreita dela,
Vê desconcerto do mundo,
Lê o blogue da Anabela...
Helder é seu devoto,
Rapaz de bom sentimento,
Só não entende porquê
Ele não entende Orçamento.
Manuela foi a Amarante
E acendeu vela ao Santo,
Que lhe disse ao ouvido:
Arruma a Casa do Canto!
Portugal ficou feliz,
Que na pior da miséria,
A Esperança se refaz,
Com Pão Felicidade e Paz.
Augure o Santo Governo
De seriedade e justiça
Para Portugal dos corruptos
Que avacalham o serviço.
Haja amanhã para filhos,
Haja amanhã para netos,
Haja vontade de que um dia
Isto retome os carrêtos!
Queria um Portugal
Que a todos desse Pão,
Um Portugal, Um Amigo,
Um Abrigo, Uma Nação!

ARROZ CIAO CIAO PRA TUTO EL MONDO!

Anabela Magalhães disse...

Não viste? Mas olha que vale a pena ver. É de hoje. Está uns posts mais abaixo.
Kakakakaka... ando hiperactiva!

Anabela Magalhães disse...

Olá Ângelo
Já tinha decidido postar as suas quadras no meu blogue. Amanhã será.
Espero que o post não fique muito obsceno! :)
Ah! Gargalhei outra vez!
Beijinhos

bugsnaEDucação disse...

Ah, sim vi! Pois, é mesmo o mundo...
Bravo poeta Ângelo! Pegou bem no S. Gonçalo.

Anabela Magalhães disse...

Pegou-lhe bem, o Ângelo. O santo é brejeiro e o Ângelo seguiu-lhe as pisadas! :)
Mais logo entro eu em acção. :)

bugsnaEDucação disse...

Té logo.:)

Anabela Magalhães disse...

Té!

Reverendo Bonifácio disse...

Para já, deixem-me dizer que estou cheio de inveja por não ter tido a oportunidade de conhecer o escorpião azul, e não só, na manif.
Depois entre os ratos da Anabela, da Bugs, da Star, e do Antero para não falar na veia poética da Didium perco (melhor seria dizer: encontro) tanto tempo que qualquer dia estou obeso (estou mais para o lado da apatia que da hiperactividade) e não me consigo mexer!
Finalmente, antes de vê-la aqui, mandaram-me essa curta, o que considero dramático não é exactamente o que retrata, o que considero dramático é que ao vê-la eu (e provavelmente muitas se não a maioria das pessoas) nem fique admirado, nem escandalizado... Já não... A nossa força de reacção e consequentemente o nosso poder, está a ser permanentemente "errodido". Ou será que só eu é que sinto isso assim?

www.angeloochoa.net disse...

Ainda eu,
mas agora,tentando, a sério:

Da negra fominha
ao comerzinho nosso de cada dia:

(A propósito do post da Anabela Magalhães, Chicken a la Carte,
traduzindo em bom português:
Ter de Comer do Lixo!):

Companheiro,
come pão
com tua mão.
Teu pão
é pão de irmão.
Come pão,
parte pão,
parte, reparte
com teu irmão.
Que pão
é pão de irmão:
Pão
é pão igual
para ti
e para irmão.

...e um arremedo de um «dicurso par(a)lamentar de Deputado Ochoa que nunca o foi:

A FOME, MEUS SENHORES, A FOME!
A FOME, MEUS SENHORES, A FOME!
A FOME, MEUS SENHORES, A FOME!
...e os «malefícios do tabaco» segundo Anton Tchecov!

Bom (nublado) dia!
Meu rico S. Gonçalo!
«Vê desconcerto do mundo,
Lê blogue da Anabela!...»

www.angeloochoa.net disse...

Do que me dão:
O bom Cristo,
pão sem peixe
embora.

Em@ disse...

Anabela:
Obrigada pela tuas palavras...inté corei. :)

De que serve termos conhecimento das coisas se não as partilharmos?

Olha em relação ao episódio que contaste sobre o teu aluno eu conto-te outro.

Tenho uma amiga do peito que tem sofrido horrores com a filha adolescente por esta ser megalómana e bulímica. O drama é grande e grave. Há tempos estávamos juntas e depois de ouvir e assistir a tanto disparate convidei-a para ela me acompanhar numa visita à oncologia pediátrica do hospital (sou voluntária) assim como a uma das saídas nocturnas de um grupo de apoio a sem-abrigos. Ela foi. Esteve sempre afastada, mas observadora. Não quis falar sobre o que viu e apesar de persistir no seu comportamento autodestrutivo, acabou por aceitar ser internada no VilaRamadas. Esteve lá 8 meses. Vive um dia de cada vez e continua a ter que altos e baixos. Mas está, agora, mais consciente da realidade. Sabe que tem uma longa batalha pela frente, aceita o acompanhamento e até já revela algum interesse em ajudar os outros... mas volta e meia repete o seu slogan preferido: "o que eu queria era ser rica" (ela que sempre foi uma privilegiada a todos os níveis, incluindo o dos €€€) E eu respondo-lhe : E quem não queria???
Eu fica calada e depois responde: "pois é".

Anabela Magalhães disse...

Eu continuo a escandalizar-me, Reverendo!
E foi pena, de facto, não nos termos encontrado na manif. Em Outubro estamos lá. Pode ser...

Anabela Magalhães disse...

Continuamos com as aproximações. Eu prezo e cultivo a partilha e apesar de já me ter trazido uns amarguitos de boca, alguns até publicados mais lá atrás neste blogue, continuo a achar que partilhando nos enriquecemos uns aos outros. O caminho faz-se caminhando.
Não tenho experiência de voluntariado e o mais longe que fui em termos de solidariedade é ser uma orgulhosa dadora de sangue que já cativou para a causa amigas e familiares. E até um ex-aluno que está já na faculdade.
Lá está. O caminho faz-se caminhando.
Quanto à filha dessa tua amiga, caso complicado, espero que ela encontre alguma paz e sossego ao crescer.

Em@ disse...

E achas pouco?
Olha, eu por exemplo, estou impossibilitada de dar sangue... tenho mesmo que ir por outras vias.

Anabela Magalhães disse...

Acho pouco. Sabes que eu sou muito mais crítica comigo do que com os outros e quando olho para mim própria acho sempre que podia fazer mais e melhor.
É defeito meu. :)

Em@ disse...

Todos nós podemos sempre fazer mais e melhor.
Mas o sangue que tu doas pode salvar muitas vidas...e podes ser dadora de medula óssea também.
Se todos nós fizermos um bocadinho, nem que sejas ermos um elemento da rede de apoio dos nossos vizinhos, é 1/2 caminho para o combate à indiferença. Porque esta é a maior inimiga do exercício da cidadania.

Anabela Magalhães disse...

Concordo, Em@.
Tenho a perfeita noção de que posso salvar vidas e isso é um bem precioso. Vi a minha mãe a precisar, a cada passo, de transfusões de sangue durante a sua doença longa e penosa e sei bem o que isso é. Sei-o na pele. Mas já antes era dadora.
Quanto à medula já não posso. Consideram-me fora do prazo de validade. :(

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.