domingo, 14 de junho de 2009

Rebelião

Rebelião

Este comentário chegou-me agorinha mesmo ao post "E Agora?"
Como o post está quase a afundar ou já afundou, que eu sou hiperactiva, transcrevo-o para o corpo principal do blogue.
É um testemunho, importante, de uma tomada de posição. Da AL.

Transcrevo tb o q escrevi no m/ blogue, http://o-vento-que-passa.blogspot.com/

Fui ver o post do Paulo. Li atentamente a ‘declaração de uma intenção tomada em consciência e coerência’.
Senti um imenso orgulho, e ternura, pelos signatários. A primeira coisa que pensei foi que também gostaria de ter assinado, apesar de todas as dúvidas que me têm assaltado em relação ao cumprimento, ou não, da ‘lei’.
Depois li os comentários .. muitos deles deram-me força, ajudaram-me a clarificar ideias.
O que eu acho/sinto em relação a isto tudo:
- a opção de não entregar a FAA, ainda que possa não levar ‘a lado nenhum’, é uma forma de não compactuar com esta fantochada.
-tornar pública essa posição é o modo de mostrar – a quem quiser ver – que são mentirosas as conclusões do ME, de que tudo vai bem no reino da palhaçada.
- a coerência, neste caso, é ‘uma bandeira que se transforma em lenço’? – pode ser.
A luta não se ganha com a resistência de uns poucos? – verdade.
Não posso é ir contra a minha consciência.
Quando vierem as penalizações, eu quero estar junto dos que, do seu lado, têm, apenas, a força da razão. Que da coerência fazem uma bandeira, e desfraldada.
Quando confirmo, pelas últimas declarações dos secretários de estado, a arrogância, a prepotência, a cegueira e a estupidez deste (des)governo, acabam-se-me definitivamente as dúvidas:

NÃO ENTREGO.
NADA de NADA.

E gostava de subscrever, publicamente, o corajoso documento dos "13 magníficos"! .. roubando a citação da Fátima: "Quase tudo o que fizermos será insignificante, mas é muito importante que o façamos!" - Gandhi
14 de Junho de 2009 16:58

8 comentários:

Unknown disse...

Assim sim ..... com força, viva, confiante. Gosto de a ler transparente e leal

Um grande beijo afectuoso de um colega

Anabela Magalhães disse...

Eu sou transparente e leal, carago! Só que o que leu não é meu porque eu ainda não me decidi... completamente! :)
Mas lá chegarei, para o bem ou para o mal.
E onde é que estava/está o nevoeiro?
Aqui não há! Só núvens densas como o raio que as parta sobre as nossas cabeças!

AL disse...

obrigada, Anabela!

como deu para perceber, tb andei à toa, sem saber o que fazer..
a questão é, quantos mais decidirmos por esta 'desobediência civil', mais difícil se torna a posição do ME..
espero ter dado um contributo nesse sentido..
bjis
ana lima

maria almeida disse...

Desde o dia onze de Novembro, data em que assinei a primeira moção na minha escola contra este modelo de ADD, que tenho como decisão pessoal e inabalável a não participação em qualquer um dos passos do modelito. Não o faço ingenuamente mas, antes, consciente de todas as implicações que isso me possa trazer.
Mas não posso lutar contra a minha natureza que me leva a estar de alma e coração nas causas em que acredito. Assumindo os riscos se os houver, mas assumindo coerentemente uma luta até ao fim. E, acredita que, no meio deste desgoverno, isto me tem dado uma tranquilidade que muitos teimam em não querer compreender... perdidos nas carreirinhas.
Beijocas

Anabela Magalhães disse...

Deste, Ana. Não tenhas dúvida. A tua coragem não cai em saco roto.
A tua também não, Maria.
Não esperava outra coisa de ti.
Beijocas

Unknown disse...

Anabela,
Enganei-me. Foi uma sensação que tive e errada. Desculpa-me?
Isto está quente, mas gosto desta determinação poderosa. Isto dá-me vida também.

bugsnaEDucação disse...

Malhas que a razão tece, e o coração também.

Anabela Magalhães disse...

Presumo que se esteja a referir ao nevoeiro. Nem precisa de pedir desculpa porque não me ofendeu.
Quanto ao estar quente, garanto-lhe que isto está mais para o efervescente e não tem só a ver com o tempo.
Estou a falar da luta, justíssima, de professores, é claro!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.