domingo, 29 de agosto de 2010

Alunos e Professores, Professores e Alunos


Em Pleno Voo - Gaivotas do Cabo Sardão - Portugal
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Alunos e Professores, Professores e Alunos

A relação é complexa, por vezes até extraordinariamente complexa.
E por vezes é também surpreendente nos gestos espontâneos de carinho que surgem aqui e ali.
Ser perseguida de carro por um ex-aluno que veio na minha peugada, desde Padronelo e por Amarante adiante, atravessando a cidade até pararmos, ambos, à porta de minha casa, é mau?
Não necessariamente.
E não, obrigatoriamente, se esse ex-aluno é o meu Nuno, do meu saudoso 9º F.
Sorriso aberto, o meu, sorriso aberto o dele, beijinhos para cá e para lá e atira-me ele um "Mal pareceria, professora, se eu a visse e não a viesse cumprimentar pessoalmente!"
É certo, a Educação é muito bonita, cabe em todo o lado... e eu gosto muito dela, aluno meu!
Obrigada, Nuno, pelo fim de tarde de tertúlia à volta dos teus projectos de vida... muitos.. que, espero, se concretizem...
Por certo concretizarão.

14 comentários:

Em@ disse...

Fico sempre tão contente quando testemunho de longe ou de perto situações destas. Felizmente continuo a contar com um belo número de manifestações dessas.
E numas férias destas parto de abalada visitar a minha Patrícia e a sua família multicultural. A Bombom está linda e grande!
beijo

Anabela Magalhães disse...

Me too! Sentirmos este carinho vindo de quem já não é "nosso" é muiiiiiito saboroso.Porque completamente livre e descomprometido.
Beijinhos!

Unknown disse...

magnífica fotografia. Como sempre, aliás. Parabéns, um beijinho de bom domingo.

www.angeloochoa.net disse...

Mas, olha, Anabela, as relações professor / aluno tendem a perder a autenticidade por força da carga tecnológica com que carregam agora nossas escolas. Após reformado, uma vez por outra regresso a minha escola e meus colegas... o Artur, a Cecília, o João Nunes, o Reizinho, tantos.
Que vejo? Que as aulas, que deveriam ser de viva filosofia, todos sabemos ter a Filosofia começado nos diálogos vivos e vividos e não em nenhuma scola, as aulas, dizia-te, têm, interposto entre aluno e professor sua excelência o pc. É um salve-se quem puder e quer queiramos quer não muito perdemos da humanidade. Acedo a que pelo interior mais são e puro a degeneração se processe mais lenta.
Saúda por isso por mim esse teu aluno Nuno, exemplo de que aluno lembra professor toda a vida.
Beijinhos, Anabela.
Ângelo

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Lelé! Quanto ao domingo... foi...
Beijocas e excelente semana!

Anabela Magalhães disse...

Lamento discordar, Ângelo, mas a tecnologia não tem absolutamente nada a ver com a perda de autenticidade. Eu uso-a em todas as aulas e continuo sempre igual a mim própria.
A tecnologia não tem culpa se a usamos bem ou mal e cabe a cada um de nós fazer as suas escolhas.
Quanto à degradação da relação alunos-professor e professor-aluno tem a ver com tanta coisa, quantas vezes completamente externas à escola - disfuncionalidades das relações familiares, problemas de saúde graves, alcoolismo, consumo de drogas, vivências em contextos violentos e de degradação física e moral... e tantos mais que depois se reflectem na escola, já que à escola vem ter tudo...
A tecnologia por si só não é má, muito pelo contrário. Agora é como tudo, também tem o seu lado perverso...
Bjs

Raul Martins disse...

Esta gaivota trás um "convite" para um chá no meu "cantinho".
.
São estes gestos que nos dão força na nossa vida de educadores.
.
Abraço.beijo.sorriso.aternuração para ti, Anabela e para a Elsa.

Helder Barros disse...

Blue Scorpion:

"...Sentirmos este carinho vindo de quem já não é "nosso" é muiiiiiito saboroso.Porque completamente livre e descomprometido."

"...consumo de drogas, vivências em contextos violentos e de degradação física e moral... e tantos mais que depois se reflectem na escola, já que à escola vem ter tudo..."

"...A tecnologia por si só não é má, muito pelo contrário. Agora é como tudo, também tem o seu lado perverso..."

Valha-me Deus.. zz zz zz, ainda ficarei o Diácono deste blogue preverso!!!

Anabela Magalhães disse...

É isto que importa, Raul.
No fim fica a estima... pelo meio os ralhetes, que também os sei dar na hora certa, para que se esforcem, para que trabalhem, para que sejam pessoas decentes.
Faremos talvez a diferença, aqui e ali... peut-être...
Beijinho e vou ao chá...

Anabela Magalhães disse...

Tu estás transformado em Diácono Remédios?
Serias tu, no palco em S. Gonçalo, na Noite dos Diabos, com os S. Gonçalos presos às cuecas?!
Ai balha-me deus balha...

maria almeida disse...

No nosso cada vez mais conturbado mundo escolar são os afectos que me movem. São eles que me fazem continuar a acreditar que os alunos merecem tudo o que lhes possamos dar. O teu post é a prova provada que o retorno acontece.
Beijocas grandes e bom regresso at school :)

Anabela Magalhães disse...

Estamos em sintonia, Maria! Sem eles não há aprendizagens relevantes e que perdurem para o futuro.
Excelente começo de ano para ti!
Beijinhos e xi-coração!

Nuno disse...

É sempre um prazer dizer um ola agradeço pelo post esta muito original..
Tudo de bom por esta vida alem.
Pessoas como a professora merecem sempre respeito total pois sempre nos respeitou a nos "alunos" dessa forma sempre a respeitamos a si "professora". Um abraço com saudades do seu aluno Nuno

Anabela Magalhães disse...

Ora viva, Nuno, agora por aqui!
Pois este post tinha-te escapado por completo, não é assim?
E concordo contigo quanto ao respeito, que tem de ser mútuo sob pena da relação descambar por completo. A nossa não descambou... kakakakaka.
Beijinhos com saudades, aluno meu!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.