segunda-feira, 23 de agosto de 2010

"Water - How the Earth Made Us"


História em Movimento - Akakus - Sahara - Líbia
Fotografia de Artur Matias de Magalhães

"Water - How the Earth Made Us"

"O Professor Iain Stewart conta a história épica de como a geologia, a geografia e o clima influenciaram a espécie humana."

Deparei-me com este post, aqui, no blogue do Movimento Cidadania para o Desenvolvimento do Tâmega, acompanhando um documentário, para mim até então desconhecido, com a chancela de qualidade da BBC.

Espreitei-o de imediato e, confesso, vi os primeiros minutos desde logo completamente rendida pela beleza e pela qualidade excepcional das imagens da água. Depois amei a voz e a pronúncia de Iain Stewart explicando, de forma simples, com peso, conta e medida, histórias tão complexas como as que aqui são narradas e depois porque mal vi as imagens do Grande Sahara... emudeci..., porque o silêncio é imprescindível para a fruição do deserto... e toquei com os meus dedos as imagens que corriam velozes à minha frente, tentando retê-las, mais uma vez, uma e outra vez, agora aqui, outrora lá.
Líbia... estas imagens foram captadas na Líbia... pensei eu de imediato olhando a plenitude da paisagem, a configuração das dunas, a sua altura, a sua cor... sentindo o seu cheiro, a sua textura nos meus pés descalços, o seu calor aconchegante e quente... já as vi... lá... e deixam-me sempre incrédula perante esta beleza de deserto, perante este Sahara espampanante como o raio que o parta... como o raio que o parta... "Meu deus, mas como é que eu vou conseguir explicar isto a alguém?" ...
E depois a arte rupestre. Neste caso a gravura, por lá aos molhos, mas também por lá aos molhos a pintura, ambas do Neolítico na sua esmagadora maioria, a temática a deixar transparecer tempos incomparavelmente mais benignos para a instalação e proliferação da vida humana.
Algumas das fotografias captadas aquando da minha visita ao Sahara Líbio, ali Património da Humanidade, podem ser vistas aqui, integradas no meu trabalho de realização de apresentações em Powerpoint, que nunca pára e é enriquecido a cada dia que passa.
Vejam a apresentação F - Arte no Neolítico. Cliquem em Transferir, Abrir, Só de Leitura. E vejam como pode ser bom viajar, também com o trabalho em mente. Com a "História em Movimento" em mente.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.