domingo, 15 de agosto de 2010

Casas do Côro - Um Exemplo Exemplar


Casas do Côro - Marialva - Portugal
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Casas do Côro -Um Exemplo Exemplar

Este é um dos exemplos da actuação que pode fazer a diferença, em terras do interior, desertificadas e envelhecidas, neste caso na excepcional vila, que mais parece aldeia, de Marialva.
No ano 2000, mais concretamente durante o mês de Maio, o projecto chamado "Casas do Côro" viu a luz do dia e abriu portas ao turismo. Desde esse ano, Paulo Romão e Carmen, sua mulher, não ficaram de braços cruzados e ampliaram o projecto inicial que conta agora com oito casas, vinte e dois quartos, uma loja fantástica que promove muitos dos excelentes produtos produzidos localmente, uma piscina de água aquecida para o tempo mais frio, restaurante e outras comodidades que tais que fizeram com que a vila de Marialva tenha ganho um encanto, que por certo se perderia definitivamente, não fora este casal ter agarrado, com unhas e dentes, esta oportunidade de fazer a diferença.
E é que fez mesmo a diferença. As casas, exemplarmente recuperadas, fazem a diferença para quem caminha pelo granítico chão da bela Marialva e são um mimo para quem ama a dignidade dos povoados, como é o meu caso. E constituem, por certo, um exemplo exemplar, a seguir em outras aldeias e vilas portuguesas, agora quase definitivamente abandonadas.
Esta é uma possibilidade de saída para a ruína em que se encontra já o interior deste nosso Portugal. Poderá haver outras.
Resta-me deixar um dos muitos links interessantes que fazem referência a este projecto fabuloso das "Casas do Côro". Explorem aqui. Informem-se.

3 comentários:

Ricardo Pinto disse...

Vejo que já regressou de férias.
E então recuperada ou ainda mais 15 dias?

Ricardo Pinto disse...

Tem de começar a usar o facebook, ainda ontem lhe dediquei uma musiquinha no meu perfil.

Anabela Magalhães disse...

Já regressei. Mal. Para variar tive o fogo à porta na Aboboreira. E deu-me um peripaque e fui parar à urgência.
Nada de muito preocupante e já estou a caminho de ficar em forma.
Quanto ao face... bolas, o meu tempo não chega para tudo!
Obrigada pela musiquinha!
Beijocas!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.