quinta-feira, 23 de junho de 2011

Os Bombos e os Seus Tocadores


Os Bombos e os Seus Tocadores - Largo de S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Os Bombos e os Seus Tocadores

São uns artistas em múltiplos aspectos. Aguentam as altas temperaturas, debaixo de uma canícula que impressiona, sempre a bombar e sem desfalecer. Começam de pequeninos e aquilo entra-lhes na massa do sangue e por certo chega-lhes ao coração. Muitos precisam daquele bombar como de pão para a boca, ajudando-os a dissipar as energias que assim se esvaem controladamente. Aprendem a ser disciplinados. Aprendem a resistir na adversidade da canícula e do cansaço. São parte de um todo e cada um desempenha o seu papel dentro do grupo, o que é importante para eles. Tocam bombo, caixa, acordeão.
Há quem não suporte o seu tocar, pelo barulho ensurdecedor que sai das peles esticadas dos bombos.
Eu junto-me sempre a eles, bem perto, bem pertinho, especialmente se for o Grupo de Bombos de Sta. Maria de Jazente, como foi o caso de hoje, já que muitos dos seus tocadores ocupam um lugar especial no meu coração feminino e generoso de professora. Muitos, quase todos ex-alunos dos CEF, passaram pelas minhas salas de aulas ao longo destes já muitos anos de exercício profissional aqui pelo burgo. Há até quem ainda permaneça e só se veja livre desta DT lá para meados de Julho.
Gosto sempre de os ver em plena actuação no Largo de S. Gonçalo. Hoje aproveitei assim parte da minha tarde, que eu não sou só formiguinha e tenho a minha faceta de cigarra.
Olá, se tenho!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.