quarta-feira, 15 de junho de 2011

Partilha


Criança em Andarilho Aprendendo a Andar
Museu de Etnografia - Budapeste
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Partilha

Acérrima defensora e praticante da partilha entre docentes, sempre me fez confusão o trabalho não partilhado, escondido, a inexistência de troca de experiências, troca de experiências tão salutares e desejáveis para o crescimento colectivo e para a melhoria dos procedimentos, a que todos nós devemos aspirar. Daí que sempre partilhei, inspirada no exemplo dos que me rodeiam. Ainda nem se falava de aulas assistidas e já eu escancarava as portas da minha sala de aulas que só não foi visitada porque não calhou, os convites foram feitos, ou porque talvez fosse, à época, um comportamento até estranho e insólito, o meu, nas escolas por onde andei.
Claro que quando falo em partilha falo em partilha responsável, com a consciência plena de que há moinas entre nós. Daí que todo o material que eu tenho publicado nas minhas páginas web esteja codificado e com avisos à navegação. Por aqui não se pratica o plágio, as fontes são sempre referidas e espero, francamente, que esta decência, que procuro manter a cada dia que passa, se espalhe e invada quem não a pratica... ainda. Porque a apropriação do trabalho alheio é coisa de muita feiura.
Nem de propósito, depois da minha primeira postagem de hoje, eis que este dia se revelou particularmente feliz para mim, no que à partilha diz respeito.
Um dia destes enviei o link da minha página pessoal de apresentações em PowerPoint para a Associação de Professores de História. Todo o trabalho publicado nas minhas páginas web é meu, é pessoal, é original e está a ser feito desde o ano lectivo de 2004/2005. Tenho, neste momento, as minhas aulas de História todas preparadas em PowerPoint. Primeiro preparei a matéria por temas, agora estou a reciclar as apresentações e a organizá-las aula a aula porque, depois de as utilizar, achei que este seria o melhor caminho a percorrer e a explorar. Nem todas as apresentações estão já publicadas, é certo, mas para o sétimo ano só me faltam partilhar duas ou três apresentações e estou a trabalhar algumas em falta para o oitavo ano, que publicarei logo que haja uma aberta no meu céu. O  meu tempo rareia, sempre a trabalhar em várias frentes, sempre a trabalhar em várias frentes, que eu amo, diga-se de passagem e nada de confusões.
Hoje foi dia de ver linkada a minha página web de recursos pedagógicos em PowerPoint na página da APH.
Hoje é, por isso mesmo, um dia particularmente feliz para mim. Porque significa que o meu trabalho, tanto trabalho, foi reconhecido pelos meus pares.

Nota Final - Escusam de vir para aqui os moinas mandar bocas que num sei o quê, num sei o que mais. Não me estou a armar em trabalhadora, sou trabalhadora e isso é algo de radicalmente diferente. E continuo a assumi-lo. Desavergonhadamente.

22 comentários:

Anónimo disse...

Power Point não é já considerado um instrumento um tanto ou quanto obsoleto? Cá pelas Beiras é-nos mostrado em frequentes acções de formação, a passividade dos alunos em aulas em que se utiliza o tal power point.

EB1| JI Torreira - Fregim disse...

Não conhecia esta página, depois de linkar pude ver que também há recursos para os mais pequenos. Boa!!!
Bj
Flora

Anabela Magalhães disse...

Não me parece, Anónimo. Não me parece mesmo! É claro que tal como com um livro, ou com outro recurso qualquer, eu posso dar uma aula activa ou passiva, dependendo do uso que lhe dou. Garanto-lhe que não faço como alguns que, perante um PowerPoint, o lêem.
Já vi. :( Que péssimo uso para uma ferramenta com um potencial tão incrível. Faça o favor de ler o que eu escrevi na página e mantenho.

Anabela Magalhães disse...

Sério que não conhecias, Flora? Esta é a mais actual, a reciclada e melhorada... eheheh... que eu tenho a mania de nunca parar... já sabes como é!
Bjs

maria eduarda disse...

PARABÉNS! Este reconhecimento é devido!
Beijocas.

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Dudú! Muito obrigada mesmo!
Beijocas e xi-coração com saudadinhas...

Paula Almeida disse...

Belinha SÓ posso dizer YES.
Parabéns!

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Paula! Para mim foi muito importante este reconhecimento do meu trabalho com a minha página linkada na página da APH. Muito mesmo. :) E elevou a minha responsabilidade. Tenho de me despachar a trabalhar para terminar de arrumar os recursos... eheheh...
Beijocas

CuiShLe disse...

Parabéns!!! Gostava de saber como tens tempo para dormir! :D

Anabela Magalhães disse...

Tu bem sabes que a tia dorme depressinha, sobrinha minha! Obrigada por passares por aqui e deixares rasto... eheheh...
Beijoquinhas!

Anónimo disse...

Há reconhecimentos que fazem muito mal ao ego.

Raul Martins disse...

Anabela... fico feliz por este reconhecimento da APH... eu também digo: YES!!! Maiores responsabilidades (e como se isso te amendrontasse, não é?)... Beijinho.sorriso.abraço.aternuração pleno de alegria por este "prémio".

Anabela Magalhães disse...

A sério anónimo? Tem graça! A mim, este, fez-me muito bem! O meu ego não inchou e, consequentemente, não estourou. Apenas me deixou sinceramente feliz com o reconhecimento de um trabalho que ando a fazer desde o ano lectivo de 2004/2005. Sou muiiiito persistente...
O meu ego ficou feliz e sente, agora, apenas mais responsabilidade para continuar um trabalho que deverá ser melhor amanhã do que aquilo que foi hoje.
É incómodo, não é?

Raul Martins disse...

Há "egos" que não vivem bem com o mérito reconhecido de outros. Infelizmente!

Em@ disse...

fico feliz por ver que te reconhecem o trabalho, a partilha, o mérito.merece-los, logo deixa os moinas falar.
beijo.

Anabela Magalhães disse...

Há "egos" lixados, Raul que vivem a denegrir o trabalho dos outros. Eu conheço-os, tu também...
Deixá-los passar... como eu costumo dizer´"é para o lado que durmo melhor" eheheh...
Beijinhos

Anabela Magalhães disse...

Minha querida Em@! Obrigada pelas tuas palavras de apoio. E deixo-os falar, sim, aos moinas. No fim ficarão a falar contra uma parede? Espero bem que sim.
Quanto ao teu blogue, ou ao meu... sei lá eu... continuo a não conseguir comentar, também não consigo comentar no do Helder Barros... e desapareceram-me as ferramentas das postagens, aquelas que te/me permitem ir às postagens antigas e editar o post... que cena... o blogger endoidou outra vez!
Beijinhos

maria almeida disse...

Faz tempo que não consigo comentar por aqui. Mas a alegria que senti com a notícia intensificou a minha persistência desde ontem! Espero que dê frutos! Eu sei que podia felicitar-te por mail, mas prefiro irritar os moinas! ;)
Parabéns mais do que merecidos pelo reconhecimento de um excelente trabalho que, generosamente, fazes o favor de partilhar com todos. Obrigada!
Um grande beijinho amigo

maria almeida disse...

Parece que a teimosia escorpiónica resultou ;)

Anabela Magalhães disse...

Obrigada por também irritares os moinas, Maria, trabalhadora incansável! Juntos seremos mais. Trabalhando, produzindo, fazendo avançar o país... espero... apesar do enormesmo número de moinas... :(
Quanto ao blogger... acho que endoidou e anda super estranho...
:( Beijoquinhas!

Anabela Magalhães disse...

enormesco! :)

Anabela Magalhães disse...

Ok, Flora, a página de que falas é mesmo a da APH que tem recursos para os mais pequenos... também não estava a ver... eheheh...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.