domingo, 28 de maio de 2017

Alunos - Finalistas

Finalistas em S. Gonçalo - Amarante
Fotografia (Desfocada) de Anabela Matias de Magalhães

Alunos - Finalistas

Alunos e professores, professores e alunos. Não existem uns sem os outros, escrevi eu um dia, e as relações entre eles extravasam, frequentemente, a simples relação inodora, incolor e insípida que advém de quem não consegue, ou não quer, entregar-se de alma e de coração à profissão docente. Quem consegue esta superação de equilíbrio instável, e por vezes perigoso, acumula medalhas feitas de abraços fortes e carinhosos e de beijos sentidos... e de palavras doces segredadas aos ouvidos ou espalhadas aos quatro ventos.
Foram largados há três anos e passaram a outra etapa mais exigente saindo do ensino básico e passando para o ensino secundário. Agora, eis que esta etapa está quase concluída e faltam "apenas" uns exames, que, espero, serão vencidos com uma perna às costas.
Maravilhosas recordações guarda esta professora destes alunos que agora, simbolicamente, se lançam num novo e mais arrojado voo que os levará, alguns definitivamente, para longe de nós, suas famílias amarantinas que não conseguem assegurar as condições necessárias para que eles, querendo, se possam fixar aqui na terrinha que é a nossa, ajudando ao seu desenvolvimento, abrindo-lhe outros horizontes.
Maravilhosas recordações guarda esta professora destes alunos... alguns deles ensinaram-me a dançar o Gangnam Style, vários deles frequentaram o Clube de História, outros continuaram a tocar à campainha cá de casa em noites de Hallowen, ver aqui e aqui, muitos deles participaram no Desfile Histórico organizado pelo grupo de História da escolinha, ver aqui, aqui e aqui,  alguns continuaram a ajudar-me na Festa Amarantina, ver aqui, outro continuou a aparecer para se juntar ao Grupo Coral Sem Nome em dias de Feira à Moda Antiga, com um deles fiz uma parceria feliz e ele ilustrou-me um PowerPoint, uma delas sentei-a no meu colinho enquanto lhe explicava que a sabedoria também se alcança com fracassos... basta que aprendamos lições com eles.
Ajudaram-me, durante três anos, a suportar Ser Professora, a suportar estar tutelada por gente que frequentemente não está à altura dos cargos que ocupa e que faz e desfaz para tornar a fazer de seguida num vai vem contraditório até dizer chega... e que nos esgota.
Hoje despeço-me deles, simbolicamente, mais uma vez. E faço votos para que voem, em segurança, para que voem felizes.
Até sempre, finalistas! Até sempre, Alunos Meus!
E não se esqueçam - Não se acomodem. Não morram em vida. Façam-se ouvir. Esperneiem e esbracejem se preciso for.

Nota - A fotografia foi propositadamente desfocada.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.